unha amarelada unha amarelada

Conheça as principais causas da unha amarelada

6 minutos para ler

Para muitas pessoas, as unhas são uma parte essencial para demonstrar o seu estilo, elas podem ter diferentes tamanhos e até serem pintadas. No entanto, essa parte do nosso corpo também é um importante revelador da nossa saúde, especialmente, se estiver com uma cor diferente.

A unha amarelada é um fenômeno mais comum do que parece e pode ter vários motivos. Para te ajudar a entender melhor sobre essa condição, neste texto, separamos as principais informações sobre as causas. Confira!

O que é a unha amarelada?

Como a unha amarelada pode ter diferentes causas, é um pouco difícil definir de uma maneira precisa. De fato, a principal característica é a cor amarelada, mas, além disso, é possível ter outras características como partes quebradiças, rachadas e até mudanças na espessura.

Qual é a importância de mantê-la saudável?

Unhas amareladas são comumente um sinal de que há algum tipo de desequilíbrio no organismo. Existem diferentes doenças que alteram a coloração das unhas, como diabetes, problemas no fígado ou nos rins e até respiratórios.

Por isso, unhas saudáveis não são só um indicativo de uma aparência bonita, elas também significam que o seu organismo está bem, sem nenhuma doença.

O que causa a unha amarelada?

Não existe apenas uma causa para a unha amarelada, de fato, pode ser tanto uma simples micose, como a deficiência de vitaminas. Aqui, separamos os principais motivos que fazem as unhas mudarem de cor. Vamos lá?

Deficiência de vitaminas e minerais

Nosso organismo precisa de certos nutrientes e minerais para o seu funcionamento correto. Essas deficiências ao longo prazo podem causar anemia, infecções, sarampo e até câncer. Um dos sintomas comuns que indicam que algo falta é tanto as unhas enfraquecerem quanto o amarelamento. Isso ocorre, especialmente, pela falta de antioxidantes como vitaminas A e C, assim como, ter pouco B12 e zinco.

Micose

Outro fator bem comum para a mudança de aparência são os problemas dermatológicos. A micose é uma doença bastante corriqueira e pode ser percebida pelo amarelamento da unha. 

Esse tipo de enfermidade é, na verdade, uma infecção causada por fungos que não só alteram a cor, mas também a textura (mais grossa) e o formato da unha. A transmissão ocorre tanto pelo uso de materiais contaminados (ferramentas de manicure), quanto ao usar banheiros públicos ou piscinas frequentadas por pessoas com a doença.

Envelhecimento

Esse é um motivo pouco associado, mas o amarelamento pode ter um viés biológico. É muito comum encontrarmos algumas pessoas mais velhas que possuem essa cor. O envelhecimento é um dos motivos pelo qual a unha perde a sua cor e fica amarelada.

Especialmente, pois, conforme ficamos velhos, ocorrem modificações na estrutura química das unhas, além disso, perdemos a hidratação natural que, inclusive, deixam elas mais quebradiças.

Uso de esmaltes

Os esmaltes são uma parte importante do estilo de muitas pessoas, especialmente, mulheres gostam de usar diferentes cores e algumas pigmentações bem fortes. É comum que, após retirar o esmalte, a unha fique com uma coloração diferente e até um pouco ressecada.

O que acontece é que alguns esmaltes, principalmente de coloração vermelha, tem em sua composição o óxido de ferro que causa o amarelamento.

Tabagismo

Quem fuma por muito tempo, já deve ter notado uma diferenciação na cor de suas unhas. De fato, quem usa cigarros tem a tendência a ter as unhas amareladas. Isso acontece por causa da nicotina e do alcatrão que alteram a coloração. Além das unhas, o uso prolongado de cigarro também afeta os dentes e o cabelo.

Como cuidar da unha amarelada?

Se você passou por alguma das situações mostradas anteriormente e quer melhorar o aspecto de suas unhas, saiba que na maioria dos casos é possível retirar o amarelado. Neste tópico, separamos algumas dicas do que fazer.

Micose

Caso você frequente piscina pública ou, até mesmo, entre em contato com algum material contaminado, saiba que é possível eliminar a sua micose nas unhas. Existem alguns tratamentos que auxiliam a tratá-la, como esmaltes antifúngicos ou o uso de remédios via oral.

Em ambos os casos, salientamos que para encontrar o melhor tratamento é necessário fazer uma consulta ao seu dermatologista, pois ele poderá identificar o grau da sua micose e indicar o produto adequado.

Deficiência de vitaminas

Como mostramos nos tópicos anteriores, uma das principais causas do amarelamento da unha é devido à falta de vitaminas. Isso pode acontecer por ter uma dieta pouco nutritiva, o que pode causar esse desequilíbrio.

Para recuperar os seus nutrientes, aconselhamos a procurar ajuda médica para descobrir quais vitaminas e minerais estão faltando e que tipo de suplemento, assim como, o tempo ideal de tratamento.

Envelhecimento

De fato, não é possível parar o envelhecimento, claro, podemos realizar alguns procedimentos estéticos e até ter uma rotina de cuidados que ajudem a retardá-lo. Sendo assim, quando se trata de unhas, existem alguns truques que ajudam a retirar um pouco desse amarelado. Um deles, usar água oxigenada pode deixar as unhas mais claras, também, o uso de esmaltes fortificantes auxilia no enfraquecimento.

Esmalte

Claro que, nesse caso, a forma mais eficaz seria parar de utilizar esmalte com pigmentação alta. Porém, sabemos que há cores impossíveis de deixar de usar, como é o caso do vermelho.

Diante disso, o nosso conselho é o uso de uma base antes de aplicar o esmalte, pois além de ajudar a fortalecer, ela evita que o material entre em contato direto.

Tabagismo

No caso de pessoas fumantes, o cuidado ideal seria parar de fumar, até porque, isso auxilia não só na saúde das unhas, mas a do nosso organismo. Porém, se essa é uma questão muito difícil, então, o melhor é sempre lavar as mãos depois do fumo e hidratá-las constantemente.

Deu para perceber que a unha amarelada não é uma questão apenas associada a micose, por exemplo. Existem diferentes fatores responsáveis por causar esse tipo de alteração na cor, inclusive, que podem alterar a espessura da unha. Por isso, é fundamental, assim que perceber que há algo estranho no aspecto delas, consultar um dermatologista, pois esse profissional poderá te auxiliar a descobrir o motivo.

Este texto foi útil? Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados com a unha? Então, não esqueça de comentar!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário