As estrias são um tipo de cicatriz que aparece logo depois que a pele de determinada região do corpo estica ou encolhe rapidamente. Muitas vezes elas decorrem da gestação, perda ou ganho de peso e musculação. A boa notícia é que já existem várias opções de tratamentos feitos com o auxílio da tecnologia, como laser e equipamentos de microagulhamento.
São várias as metodologias eficazes aplicadas na atualidade para tratar estrias. No entanto, o primeiro passo para melhorar a autoestima é a aceitação do corpo e a vontade de diminuir as marcas da pele. Neste conteúdo, vamos falar sobre diversos pontos, como: cuidados preventivos, causas, opções de tratamento e relevância da continuidade nos cuidados.
Gostaria de entender como o autocuidado contribui para prevenir estrias e para aumentar o seu bem-estar? Siga em frente e entenda!
Quais são as principais causas das estrias?
Quando a pele precisa esticar ou encolher repentinamente, o colágeno e a elastina se rompem. As principais funções desses elementos do organismo é permitir que dos tecidos epiteliais se estiquem, fornecer força, estrutura e suporte à pele seca. À medida que as células afetadas cicatrizam, surgem estrias nas áreas onde ocorre o rompimento.
Qualquer pessoa pode ter estrias. Mas geralmente as causas são a gravidez, emagrecimento repentino, ganho de muito peso em pouco tempo ou aumento rápido dos músculos. Desse modo, as cicatrizes podem surgir na adolescência como consequência de um surto de crescimento, fatores genéticos ou histórico familiar, síndrome de Marfan ou de Cushing.
Outra causa comum é a ingestão de prednisona ou de corticosteroides por muito tempo, o estiramento e o estresse na pele. O nível do hormônio cortisol que é produzido pelas glândulas suprarrenais também pode desempenhar um papel fundamental para o aparecimento de estrias, já que ele enfraquece as fibras elásticas dos tecidos do corpo.
Quais são os cuidados preventivos para estrias?
Prevenir as estrias pode ser mais importante do que tratá-las ao evitar o seu surgimento. Mantenha a pele macia e elástica, hidratada, comendo alimentos ricos em zinco e vitaminas C, D e E. Aplique regularmente um creme específico para prevenir essas cicatrizes e para obter a hidratação essencial que prepara a pele para lidar melhor com as mudanças.
A aplicação contínua de creme hidratante que contenha ingredientes poderosos em suas formulações é o primeiro passo para obter uma melhora acentuada na textura e na aparência da pele. Esses produtos para estria têm capacidade de nutrir e reparar a pele, aumentando a sua elasticidade, produzindo colágeno, promovendo a regeneração e diminuindo o risco de rompimento das fibras.
Quais são as opções de tratamento de estrias?
Qualquer pessoa pode ter estrias, independentemente de ser homem ou mulher. A puberdade é um dos momentos mais comuns na vida e nessa fase essas cicatrizes podem aparecer. Contudo, alguns produtos conseguem reduzir a proeminência das estrias no decorrer do tempo. Veja a seguir as principais alternativas para tratar as estrias!
Vitamina A
A vitamina A que está presente nos mais variados produtos para a pele é muitas vezes chamada de retinoide. Esses componentes que promovem uma aparência mais lisa e jovem são inseridos em cosméticos de venda livre e estão disponíveis para compra no mercado. Um retinol conhecido como tretinoína pode auxiliar as estrias a parecerem menos graves e menores.
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é um ingrediente potente para curar e hidratar os tecidos epiteliais. Geralmente é inserido para complementar loções, cremes e tônicos para tratar as alterações invisíveis nas células que tornam as estrias visíveis. O componente cumpre a função de fortalecer e elevar a elasticidade da pele se aplicado diariamente.
Centella asiática
Centella asiática é uma erva bastante popular nos produtos de beleza usados pelas coreanas. Esse ingrediente diminui praticamente todos os tipos de cicatrizes, reparam e acalmam peles mais sensíveis. Ele reduz a inflamação da pele oleosa, promove a produção de colágeno, melhora a aparência e previne estria durante a gravidez.
Esfoliantes
Os esfoliantes são utilizados por milhões de mulheres diariamente para remover suavemente a pele morta com o auxílio dos cristais. Os produtos produzem uma sensação mais suave e podem ser compostos por óleo de coco ou de amêndoa. Eles podem ser aplicados sobre as estrias 3 vezes por semana na hora do banho e precisam ser enxaguados.
Aloe Vera
Aloe vera é a substância proveniente da planta denominada como babosa. Esse elemento natural tem uma longa história de ser usado no tratamento natural dos tecidos. A geleia que fica no interior das folhas dessas plantas têm propriedades reparadoras, pode ser aplicada diretamente na pele para acalmar, hidratar, curar feridas e queimaduras.
Óleo de coco
O óleo de coco virgem traz muitos benefícios para a pele, uma vez que ajuda a manter a barreira protetora. O produto trata as infecções e hidrata os tecidos, fazendo com que os ferimentos cicatrizem mais rapidamente. Basta massageá-lo suavemente todos os dias sobre as estrias para conferir as mudanças, desde que você não seja alérgica.
Terapia a laser
Os dispositivos a lasers fornecem luz focada sobre a pele para fazer tratamentos focados capazes de aumentar a produção de colágeno. Consequentemente, as sessões ajudam a eliminar as estrias que aparecem e contribuem para elas se misturarem com as células epiteliais da região tratada. Os efeitos surgem após várias aplicações e cuidados de profissionais especializados.
Microagulhamento
O microagulhamento é realizado com um dispositivo que efetua pequenas picadas na pele. O tratamento consegue estimular a produção do colágeno e da elastina e pode ajudar a pele flácida a ficar mais firme. Ele é realizado nas clínicas de estética, consultórios médicos e outros estabelecimentos especializados em procedimentos estéticos.
Radiofrequência
Os tratamentos de radiofrequência dependem de aparelhos que emitem ondas de energia para a pele e aumentam consideravelmente a produção de colágeno. O procedimento pode ser combinado com microagulhamento para que as ondas emitidas atinjam mais profundamente as células epiteliais. A agulha penetra e atinge camadas mais profundas de colágeno.
Peeling
Os peelings químicos dependem da aplicação de ácido glicólico na superfície da pele. Os produtos profissionais são excelentes, proporcionam uma esfoliação profunda e ajudam a produzir colágeno. O resultado é a redução do tamanho das estrias. Entretanto, nem todas as opções da estética são adequadas para todas as pessoas e podem exigir a consulta de um dermatologista.
Compreendeu como tratar estrias? Aplique todas as nossas dicas de autocuidado para aumentar a sua confiança e bem-estar. Visite o e-commerce da IAP Cosméticos e conheça a linha de óleos corporais, produtos hidratantes para a pele, cremes de massagem com ácido hialurônico, géis redutores dessa parceira especialista em beleza feminina!
Gostou deste texto? Então, você também vai gostar de conhecer os benefícios do serum para pele!