Unhas decoradas são uma grande tendência e dão um grande destaque para qualquer look. Não é à toa que muitos esmaltes e técnicas são utilizados como acessórios para combinar com a roupa e caprichar no visual.
A boa notícia é que não faltam opções de estilos de unhas decoradas. Conhecer as tendências vai ajudar a escolher aquela que mais combina com a sua personalidade ou com o que você está procurando no momento.
Quer ver suas mãos cada vez mais lindas e com unhas estilosas? Acompanhe este post e confira 7 tipos de técnicas para decoração de unhas!
1. Francesinha
Por que não começar por aquela que nunca sai da moda? A francesinha é atemporal e traz todo um toque romântico para as mãos, deixando uma aparência ainda mais delicada.
Essa é uma técnica que utiliza, na maioria das vezes, cores claras e até mesmo a base para trazer um aspecto mais neutro. Tudo o que você precisa fazer é lixar as unhas para deixá-las alinhadas, utilizar um esmalte de cor clara ou transparente e fazer um fino traço branco nas pontas.
No entanto, é interessante destacar que você também pode optar por outras versões da francesinha, com esmaltes coloridos e a combinação de diferentes tons. A criatividade está a seu favor e é sempre possível inovar nas técnicas.
2. Espanhola
A espanhola segue quase o mesmo estilo que a francesinha e também é uma grande tendência das unhas decoradas. O que muda, aqui, é que o traço nas pontas das unhas é em um formato diagonal.
Você pode usar tanto os esmaltes claros quanto os escuros. Inclusive, fazer uma brincadeira com o contraste, como o preto e branco, e com a textura, com opções foscas ou granuladas, deixa as unhas muito mais estilosas.
Se você não sente tanta segurança em fazer o traço diagonal com o esmalte à mão livre, saiba que existem adesivos que cumprem esse papel. Independentemente da escolha, para fechar a técnica espanhola com chave de ouro, aplique uma base finalizadora.
3. Inglesinha
A inglesinha também tem uma inspiração parecida com a da francesinha. Só que, em vez de seguir a tradição de cores claras e baixo contraste nas unhas, esse estilo opta pelo preto nas pontas.
Essa, inclusive, é uma referência às unhas utilizadas no desfile de moda da marca Yves Saint Laurent, em 2011. Desde então, a ideia se tornou uma tendência e volta para as preferências do público várias vezes.
Da mesma maneira que na espanhola, é possível utilizar um adesivo para facilitar na hora de fazer o traço ou até mesmo para substituí-lo. O importante mesmo é garantir que o resultado final fique do jeito que você estava esperando.
4. Caviar
Esse é um estilo de unha tão refinado quanto o próprio prato de caviar. Inclusive, a técnica ganhou esse nome por conta do desenho nas unhas serem várias bolinhas, em diferentes espessuras, semelhante às ovas de caviar.
O mais interessante dessa opção é que você tem uma série de maneiras de variar e inovar na esmaltação. Seja em textura, em cores ou em estrutura, o caviar é uma maneira de garantir unhas decoradas com sucesso.
Você pode, por exemplo, fazer a filha única no estilo caviar, escolhendo apenas um dedo para diferenciar de cada mão. Com a cor do esmalte do restante das unhas, é possível fazer as bolinhas e o fundo receber uma coloração escura, se o esmalte for claro.
Outra opção é usar um esmalte claro ou a base, se as bolinhas forem escuras. A ideia é criar uma brincadeira de contraste para dar destaque para a técnica. Por fim, é só passar uma base finalizadora para fixar as bolinhas no esmalte.
5. Veludo
Muitas vezes, essa técnica recebe o nome de unhas de pelúcia. Isso porque o resultado final deixa uma textura e uma aparência semelhante ao tecido de veludo. É por trazer esse efeito diferenciado que essa é mais uma tendência.
Para criar esse resultado nas unhas, é preciso usar um esmalte flocado. Se quiser deixar com efeito fosco, é só não aplicar uma base finalizadora, o que traz ainda mais a sensação de veludo. Por outro lado, se o objetivo é garantir unhas brilhantes, a melhor opção é a aplicação de uma base extra brilho.
O mais interessante desse estilo de unhas é que você pode usar os mais diferentes tons. Geralmente, cores mais intensas deixam um aspecto de veludo mais intenso, pois é possível identificar a textura com mais facilidade.
6. Purpurina
Com uma proposta totalmente oposta à do veludo, existe a técnica purpurina. Aqui, são aplicadas pequenas partículas brilhantes, fazendo com que as unhas fiquem com o aspecto purpurinado.
Vale destacar que esse estilo não é necessariamente igual à aplicação de glitter. Na verdade, podem até ser brilhos metálicos, mas o tamanho de cada unidade costuma ser maior para dar um grande destaque.
O ideal é aplicar a técnica de purpurina em cores básicas, para deixar com que o foco fique na purpurina. Opções holográficas, por exemplo, combinam totalmente com essa tendência e dão um ar ainda mais moderno para as unhas.
7. Marmorizada
Essa é uma técnica um pouco mais difícil, mas que deixa um resultado incrível, semelhante à estampa e à textura de mármore. O ideal é que nenhuma unha fique igual à outra, justamente para manter o padrão encontrado em pedras marmorizadas e dar mais identidade para a decoração das unhas.
Para isso, é importante optar por uma cor clara de fundo, como o cinza ou o branco. Para criar o efeito marmorizado, é preciso escolher um esmalte de coloração mais escura e pingar uma gota em um copo de água gelada.
O desenho de mármore vai ser feito na unha, que já com a primeira camada seca, ao mergulhar o dedo no copo de água gelada e esperar que o esmalte mais escuro se anexe à unha. Depois, é só limpar os excessos, esperar secar e passar uma base finalizadora.
Como você viu, não existem muitos segredos para ter unhas decoradas, a não ser deixar a sua criatividade se soltar. Lembre-se de que usar bons materiais e produtos para experimentar essas tendências vai fazer com que você se divirta e esbanje estilo por onde você passar.
Quer saber onde encontrar produtos confiáveis e de qualidade para fazer unhas decoradas? Conheça as linhas de manicure da IAP! Cosméticos!