A diversidade de belezas e formas de corpo, rostos e madeixas deve ser cada vez mais valorizada. Para isso, saber como cuidar de você, considerando as suas características físicas, faz toda a diferença. Quando o assunto é saúde capilar, conhecer os diferentes tipos de fios de cabelo e identificar o seu vai ajudar muito na missão.
A verdade é que cada tipo de fio de cabelo apresenta suas particularidades e cuidados essenciais. Conhecendo melhor cada um deles, você consegue adaptar a rotina de haircare e oferecer as melhores condições para mantê-los saudáveis.
Neste artigo, saiba quais são os diferentes tipos de fios de cabelo e saiba como identificar o seu!
Liso
É comum ver uma classificação de 1 a 4, a depender da curvatura do cabelo. Os fios lisos são de tipo 1, pois não apresentam nenhuma curvatura, com as madeixas completamente retas e alinhadas.
Pessoas com cabelo liso podem percebê-lo bem maleável, porém, têm mais chances de sofrer com oleosidade, uma vez que os óleos naturais do couro cabeludo escorrem facilmente e rapidamente pelos fios.
Além da classificação de 1 a 4, os fios também são diferenciados de A a C, conforme a curvatura. Confira os subtipos de cabelo liso!
Liso 1A
Conhecido como “liso escorrido”, o cabelo 1A não costuma ter volume e ter fios bastante finos e leves. Por essa razão, têm mais facilidade para formar nós e ficar embaraçados rapidamente. Além disso, é comum que seja mais oleoso, sendo necessário lavar com mais frequência e usar produtos mais leves.
Liso 1B
O liso 1B tem a mistura de fios mais finos e médios. Por isso, é um pouco mais grosso e volumoso que a classificação anterior. Uma diferença desse tipo de cabelo é que, nesse caso, é mais fácil modelar com baby liss ou escova modeladora, com o penteado permanecendo por mais tempo.
Liso 1C
O liso de tipo 1C é aquele fio com textura grossa e bem mais pesado. Geralmente, é aquele tipo de cabelo volumoso e difícil de modelar. Além disso, costuma ser bastante resistente e com muito brilho.
Ondulado
Quando os fios começam a assumir um formato de onda, entramos na classificação de tipo B. Os cabelos ondulados precisam de um pouco mais de hidratação e uso de shampoos sem sulfato para evitar o ressecamento. No entanto, também têm tendência à oleosidade, assim como o liso.
A diferença entre os cabelos ondulados e cacheados é que, com uma escova com secador ou chapinha, os fios ficam lisos facilmente. Ao mesmo tempo, com uma finalização correta, é possível modelar os fios para formar cachos soltos, valorizando o formato natural de onda.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de cabelo ondulado!
Ondulado 2A
No formato 2A, os fios são quase lisos e apresentam textura fina e caimento leve. Em algumas mechas, é possível ver a formação de pequenas ondas com forma de “S” nas pontas. Esse tende a ser o cabelo ondulado mais oleoso e menos volumoso.
Ondulado 2B
Já o ondulado 2B tem mais volume e curvatura fechada. Esse é o clássico cabelo de praia, como o da modelo famosa Gisele Bundchen. O formato em “S” é mais acentuado no comprimento e pode ter mais facilidade de apresentar frizz.
Ondulado 2C
O ondulado 2C conta com fios mais grossos e volumosos. A curvatura é bem fechada, o que faz parecer um cabelo cacheado. A diferença é que os cachos não se formam próximos à raiz.
Por conta desse formato, o cabelo ondulado 2C tende a ser oleoso no couro cabeludo e seco nas pontas. Por isso, os cuidados com a lavagem e a nutrição devem ser reforçados para não perder a hidratação.
Cacheado
Em vez do formato em “S”, o cabelo cacheado assume a forma de espiral, semelhante a uma mola. Por esse motivo, quem tem esse tipo de fio pode ter mais problemas com ressecamento dos fios, uma vez que a oleosidade natural não chega às pontas rapidamente.
Cabelos cacheados também são mais volumosos e podem sofrer com frizz. Por isso, o uso da touca de cetim para dormir e uma boa finalização são aliados para manter os cachos intactos, inclusive no day after.
Além disso, tendem a ser mais opacos, o que pode necessitar de recursos extras para garantir o brilho. O uso de um produto pré-shampoo e a aplicação de óleos capilares nas pontas pode ajudar muito nesse processo.
Confira as particularidades do cabelo cacheado!
Cacheado 3A
Esse é um tipo de cabelo mais volumoso e com fios espessos, mas com cachos mais soltos. O cacheado 3A se parece com o 2C, com a diferença que a curvatura se inicia na raiz.
Cacheado 3B
O cacheado 3B costuma ser bem definido e contar com cachos mais fechados e volumosos. Por conta disso, também tem maior tendência ao ressecamento e exige cuidados redobrados com a hidratação.
Cacheado 3C
Por outro lado, o cacheado 3C tem os cachos bem fechados e próximos. Por isso, precisam de um toque extra na finalização para que todas as mechas se mantenham definidas. Esse tipo de cabelo também tem um maior fator encolhimento e se aproxima do tipo 4.
Crespo
O crespo, por sua vez, é um tipo de fio com curvatura bem fechada. Desse modo, são os tipos de fios de cabelo mais secos e com tendência à fragilidade e quebra, por ausência de oleosidade natural nas pontas.
Os cuidados diários com cabelo crespo envolvem evitar atrito com pentes de dentes estreitos, uso de manteigas nutritivas e umectação. Além disso, o uso de tecidos de algodão para secar os fios faz toda a diferença para prevenir a quebra.
Conheça os subtipos dos cabelos crespos!
Crespo 4A
Esse é um cabelo com curvatura mais acentuada que o 3C, fugindo do formato de espiral e assumindo uma forma de “Z”. O fator encolhimento desses fios é ainda mais acentuado. Ao se secarem, perdem boa parte do comprimento e ficam bastante curtos, o que dá a impressão de que as madeixas não crescem nunca.
Crespo 4B
Os cabelos do tipo 4B tendem a ser mais finos, o que aumenta a fragilidade desses fios. São formados por cachos bem pequenos e bastante volumosos. Além disso, não costumam apresentar muita definição, a não ser que tenham uma finalização caprichada e hidratação em dia.
Crespo 4C
O cabelo 4C tem a forma de zigue-zague ainda mais visível, com cachos bem fechados. Geralmente, não têm definição, mas contam com grande volume. Além disso, apresentam alta tendência ao ressecamento, o que reforça a necessidade de óleos na rotina de cuidados diários.
Ainda existem os cabelos de tipo 5, que têm cachos ainda mais fechados, no formato de pequenas molas. Esses fios não costumam apresentar comprimento médio, pois se enrolam e contam com um grande fator encolhimento.
Viu só como conhecer os diferentes tipos de fios de cabelo faz diferença? Cada subtipo apresenta um conjunto de cuidados específicos, o que ajuda a encontrar a melhor rotina de haircare, cortes e personalização.
Gostou deste artigo? Então, não deixe de conferir também 6 tipos de corte para quem tem muito cabelo!