técnicas para fazer mechas técnicas para fazer mechas

5 diferentes técnicas para fazer mechas incríveis

6 minutos para ler

A mudança de visual é muito importante para melhorar a autoestima das mulheres. Uma das opções favoritas pelas clientes nos salões é a coloração que podem preferir mudanças mais discretas, como retocar ou fazer luzes, ou experimentar algo mais radical, como uma nova cor e fazer mechas. Por isso, é importante estar preparada para atender a essa demanda.

As técnicas profissionais para fazer mechas são diversas e têm a finalidade de atender às diferentes necessidades, preferências e tipos de cabelo. Além disso, os tipos de luzes, como ombré hair, californiana, entre outros, influenciam na forma como será feito o procedimento.

Lembre-se que para qualquer técnica é importante fazer o teste de mecha para evitar o corte químico. Por essa razão, é fundamental começar o procedimento testando os produtos em uma pequena parte do cabelo.

Então, confira a seguir as diferentes técnicas para fazer mechas que separamos para você se inspirar e deixar suas clientes lindas!

1. Touca

Trata-se de separar algumas mechas que receberão a coloração com auxílio da touca específica para esse procedimento, enquanto o resto do cabelo fica separado, preservando a tonalidade natural. Esse método é ideal para fazer luzes bem fininhas, homogêneas e discretas, dependendo do tom escolhido.

Para fazer as mechas iluminadas com essa técnica, é essencial seguir estas dicas. São detalhes que ajudarão você a obter um resultado mais seguro e eficiente.

  1. Coloque a touca: penteie o cabelo e coloque a touca. Com ajuda de uma agulha de ponta média, comece a puxar os fios para expor a parte em que será aplicado o produto.
  2. Prepare o produto: agora é o momento de preparar o descolorante, misturando o pó e a água oxigenada até adquirir uma textura pastosa.
  3. Aplique o produto: com ajuda de um pincel e com luvas de proteção, aplique a química nos fios expostos e aguarde o tempo determinado para o produto agir. Após esse processo, adicione uma coloração da preferência do cliente para gerar o resultado planejado.
  4. Lave os fios e faça a finalização: retire a touca, faça a lavagem e finalize com uma hidratação.

2. Papel laminado

A técnica para fazer mechas no papel laminado serve para um visual mais marcado em fios médios e longos, como californiana. O visual é tendência em cabelos entre as mulheres e pode ser feito com folha de alumínio, que acelera o processo de descoloração e ajuda a controlar a largura das luzes. Aprenda como fazer a seguir com o passo a passo.

  1. Divida os cabelos em quatro partes iguais e divida as mechas, sempre em tamanhos aproximadamente iguais.
  2. Coloque o papel laminado rente à cabeça e, com ajuda de um pente de cabo fino, aplique a mistura com 1 cm de distância da raiz. Depois, feche o papel e continue o processo nos outros fios.
  3. Abra o papel quando necessário para ver como está o processo de descoloração. Após o tempo estipulado, retire-o e lave os fios.
  4. Aplique a coloração, se necessário.

3. Pente

Para fazer mechas com auxílio de um pente, você pode escolher entre duas opções: a técnica fio a fio, conhecida como ombré hair, ou com uma ferramenta específica para tal finalidade. Esse procedimento permite um efeito natural discreto ou bem-marcado, dependendo da maneira escolhida. Aprenda como fazer os dois métodos.

Técnica fio a fio

Essa técnica serve para deixar os fios discretamente iluminados e com aspecto natural de queimado pelo sol. Para chegar a esse efeito, você deve:

  1. Escolher um pente de corte com cerdas finas e resistentes.
  2. Molhar o pente no descolorante.
  3. Retirar o excesso do produto com ajuda de uma toalha.
  4. Aplicar a química de fio em fio com muito cuidado.
  5. Repetir o procedimento em pontos específicos do cabelo e na quantidade desejada.

Técnica com pente para descoloração

Esse método permite que o efeito seja mais marcante e dá a liberdade de personalizar o tamanho e a largura da mecha descolorida. O papel do pente é dividir os fios para aplicar o produto, como mostraremos a seguir.

  1. Separe o cabelo em 4 partes iguais.
  2. Divida uma mecha.
  3. Pegue o pente e passe sobre a mecha.
  4. Separe as mechas com ajuda do cabo.
  5. Segure os fios divididos com as mãos.
  6. Aplique o produto para descolorir.

4. Free Hands

A técnica para fazer mechas free hands se trata de uma certa liberdade de descoloração apenas passando as mãos pelas mechas, sem quantidade certa de fios. Nesse caso, não é preciso de papel laminado, touca ou pincel, apenas os equipamentos de segurança, como luvas. Por causa disso, o efeito é ainda mais natural, já que não deixa marcação.

Sendo assim, essa técnica não tem um passo a passo específico. Isso porque pode ser feito de diversas formas, que dependem da criatividade do cabeleireiro. Para ajudar nesse procedimento, escolha produtos que proporcionam um efeito natural de iluminação e faça as divisões ao seu critério.

5. Strand lightning

A strand lightning é uma técnica para fazer mechas bem naturais e mais discretas que se misturam à cor base dos fios facilmente, criando um efeito de iluminação bem delicado. O processo de descoloração é feito com papel laminado, a única diferença é que as mechas são bem finas.

Para criar esses reflexos de luz, utilize folhas de alumínio menos largas que o normal e, assim como o método tradicional, crie as mechas e aplique o produto. O resultado será um iluminado sutil e sem marcações, que terão mais durabilidade e vão pedir menos retoques.

Com essas dicas, foi possível entender diferentes técnicas para fazer mechas, que certamente ajudarão a fazer os procedimentos nas suas clientes. Claro que você pode adaptar da melhor forma para personalizar o visual. Lembre-se de que os cuidados com cabelos coloridos antes, durante e após o procedimento são fundamentais. Assim como a qualidade dos produtos vai garantir a eficiência do processo. Oriente o seu público sobre o cronograma capilar para manter a durabilidade do visual e a saúde dos fios.

Quer aprender mais técnicas para mudar o visual das suas clientes? Então, assine nossa newsletter e acompanhe em primeira mão sobre o mundo da beleza!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário