técnicas de alisamento técnicas de alisamento

Quais são as principais técnicas de alisamento dos fios? Descubra!

6 minutos para ler

As técnicas de alisamento disponíveis no mercado são bem diversas, e cada uma combina com um tipo de cabelo diferente, apresentando mais benefícios para determinados formatos de fios.

Por esse motivo, conhecer essa variedade de procedimentos é interessante para saber orientar os clientes sobre qual deles é o mais indicado para cada finalidade. Assim, é possível garantir resultados excelentes e manter os fios sempre saudáveis.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então, prepare-se para ficar por dentro das principais técnicas de alisamento de cabelo que utilizamos atualmente e veja quais delas estão em alta no ramo da beleza!

Quais são as principais técnicas de alisamento de cabelo?

Progressiva, relaxamento, botox. São várias as opções para quem deseja alisar os fios ou deixá-los com um aspecto mais natural, facilitando a manutenção no dia a dia. É importante que todo cabeleireiro conheça essas técnicas e entenda as suas particularidades.

A seguir, veja quais são as principais alternativas para alisamento dos fios e saiba quando recomendá-las!

Escova hidronutritiva

A escova hidronutritiva é uma ótima sugestão para quem quer, além de alisar, fortalecer os fios, deixando-os macios e hidratados. Essa técnica é um processo de hidratação e é indicada para cabelos que estão danificados, seja por outros procedimentos químicos, seja por descolorações, pois ajuda a restaurar as madeixas.

Relaxamento capilar

Já o relaxamento capilar é feito com um produto à base de amônia. Pessoas com cabelos cacheados, mas que gostariam de dar mais definição aos fios e diminuir o volume, tiram mais proveito desse procedimento. No entanto, dependendo do formato das madeixas, nem sempre essa técnica garante o alisamento completo.

Progressiva

A progressiva é uma das técnicas mais famosas. Nesse caso, é aplicado um produto e, em seguida, é realizado o selamento das cutículas por meio da escova e da prancha. Isso garante um efeito mais liso dos fios por cerca de 3 meses, dependendo do tipo de cabelo.

Ela é indicada para todas as pessoas, exceto para quem tem muita sensibilidade no couro cabeludo e não quer tratar um cabelo oleoso no dia a dia. Afinal, como as madeixas ficam mais lisas, é comum que a oleosidade natural passe mais livremente pelo comprimento dos fios em poucos dias após a lavagem.

Botox

O botox é outro queridinho dos salões de beleza. Esse procedimento também ajuda a deixar os fios mais hidratados e a reduzir o volume, trazendo um efeito mais liso aos fios, por meio de um tratamento com proteínas e vitaminas.

Além disso, ele é um ótimo parceiro para quem deseja se livrar das pontas duplas. Por não se tratar de um procedimento químico, tem uma duração menor, não ultrapassando os 2 meses, principalmente em fios com grande curvatura, como os cabelos crespos e cacheados.

Escova inteligente

A escola inteligente é outra técnica que ajuda na redução do volume dos fios e do frizz. Deixando os fios mais hidratados e saudáveis, ela traz uma aparência mais natural para o alisamento, embora também não garanta que cabelos com mais curvatura fiquem lisos por muito tempo. A sua durabilidade é semelhante à do botox, por não utilizar muitos produtos químicos.

Escova orgânica

Essa técnica se parece bastante com a progressiva, utilizando os mesmos métodos. No entanto, o produto aplicado tem ativos principais diferentes, como outros tipos de ácidos, tornando-se um bom procedimento para alguns públicos com contraindicações.

Afinal, por ter menos agentes químicos na sua fórmula, a escova orgânica é mais compatível com gestantes, crianças e lactantes. Além disso, ela é uma ótima opção para garantir o mesmo efeito da progressiva, sem precisar ter contato com os cheiros fortes do produto utilizado no outro procedimento.

Qual é a diferença entre essas técnicas?

Todas essas técnicas se diferem de várias maneiras. Apesar de trazerem resultados semelhantes, como a diminuição do volume dos fios e o alisamento, cada uma utiliza um método ou tipos de produtos diferentes.

Além disso, como visto, os formatos de fios que mais são favorecidos com essas técnicas variam. Algumas delas, como a escova hidronutritiva e o botox, ajudam mais na recuperação de danos sem o uso de muitos produtos químicos, sendo ótimas para cabelos quebradiços. Já a progressiva e a orgânica garantem um maior alisamento, sendo mais eficientes para alisar as madeixas cacheadas e crespas.

Quais técnicas de alisamento estão mais em alta?

Para entender quais técnicas de alisamento estão mais em alta, é importante analisar também as tendências na área da beleza. Atualmente, as pessoas buscam procedimentos com efeitos mais naturais e que trazem mais praticidade para o dia a dia.

Desse modo, a escova hidronutritiva, escova inteligente, botox e escova orgânica se destacam como técnicas modernas, que garantem bons resultados e que preservam a saúde e a beleza dos fios. Por isso, vale a pena apostar na oferta desses procedimentos no seu salão de beleza.

Como escolher a melhor técnica de alisamento dos fios?

É difícil dizer qual é a melhor técnica de alisamento de cabelos, pois não existe uma regra. Afinal, tudo depende da finalidade do procedimento, da condição dos fios, entre várias outras questões.

Para saber qual é a melhor técnica de alisamento dos fios, é importante considerar os seguintes fatores:

  • efeito desejado pelos clientes;
  • contraindicações;
  • formato dos fios;
  • estado do cabelo — fios mais danificados precisam, primeiro, passar por técnicas mais leves para se recuperarem, antes de dar início àquelas mais potentes, como a progressiva;
  • durabilidade esperada;
  • rotina dos clientes — quem tem um dia a dia mais corrido vai preferir as técnicas que envolvem menos manutenção no cotidiano.

Agora que você conhece melhor diferentes técnicas de alisamento e sabe quais delas estão em alta no momento, já pode começar a investir nesses procedimentos para oferecer serviços aos clientes. Além disso, conte sempre com produtos atuais e de qualidade para garantir resultados ainda mais incríveis.

Gostou deste post? Então, conte com a IAP! Cosméticos no seu dia a dia. Entre em contato conosco e saiba sobre os nossos produtos!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário