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Passo a passo de como fazer o spa dos pés

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Os pés sustentam o corpo e têm a função de locomoção. Mesmo não fazendo tanto esforço nessa região, eles precisam de cuidados especiais. Imagine para as pessoas que praticam esportes, atividades físicas ou trabalham em pé? Esse tratamento deve ser digno de um spa para relaxar essa estrutura física tão importante para o dia a dia.

Além dos cuidados em clínicas especializadas ou com um profissional para cuidar dessa parte do corpo, é possível fazer o spa dos pés em casa! É suficiente seguir um passo a passo simples para mantê-los relaxados, higienizados e saudáveis.

Pensando nisso, separamos dicas sobre como fazer o spa dos pés. Confira!

O que é o spa dos pés?

O spa dos pés consiste em vários procedimentos para promover o alívio e o bem-estar dessa região. O tratamento reúne esfoliar, massagear, hidratar e deixá-los de molho na água morna. Depois de um dia cheio, com uma rotina pesada, chegar em casa e cuidar dos pés, com certeza, trará um alívio e proporcionará o autocuidado.

No spa dos pés, você pode preparar um ambiente relaxante, com óleos essenciais, sais de banho e água morna. Escolha alguma essência que agrade mais. Por exemplo, coco, lavanda, camomila, hortelã, laranja, baunilha, entre outros. Além de sensação de relaxamento dos pés, dará bem-estar físico e mental.

Quais são os benefícios do spa dos pés?

Afinal, qual o efeito causado pelo spa dos pés? São diversos os benefícios que esse tratamento traz para o corpo e mente. O autocuidado é uma maneira de trabalhar a autoestima também. Veja, a seguir, as principais vantagens do procedimento:

  • promove o relaxamento: água morna, hidratação e massagem. Em conjunto, aliviam o estresse dos pés e corpo;
  • proporciona a circulação sanguínea: o procedimento melhora a circulação por meio da dilatação dos vasos;
  • alivia dores e desconfortos: o relaxamento diz respeito, principalmente, às dores na articulação dos pés e nos calcanhares, até tensões por passar muito tempo sentado;
  • dá maciez: a esfoliação e a hidratação adequadas promovem uma textura suave na pele;
  • melhora calosidade: sapatos apertados podem machucar os pés e dar calos. Isso causa dor e desconforto, que são amenizados com o procedimento;
  • previne descascamento: para quem sofre com ressecamento e descamação nos pés, a hidratação e a esfoliação do spa melhoram esse problema.

 Como fazer o spa dos pés?

Os pés são muito importantes para o corpo, ajudam na locomoção e preservam a postura. Por isso, é muito normal que cansem, inchem e fiquem com calos, dependendo da intensidade da sua rotina. Por essa razão, dê a devida atenção que essa parte do corpo merece e não sofra tanto com o esforço do dia a dia.

Como observamos, o spa dos pés reúne diversos tratamentos que promovem o relaxamento e a melhora no aspecto dos pés. Lembre-se de usar produtos de qualidade para hidratar e esfoliar. Confira, a seguir, o passo a passo para manter os cuidados.

1. Tome um banho relaxante

É importante para relaxar o corpo todo e higienizar os pés devidamente. Sendo assim, esfregue bem e faça uma limpeza profunda na região. Além disso, esse momento é importante para renovar as energias; por isso, eleve um pouco a temperatura para a água ficar quentinha.

Lembre-se de que, apesar de ser uma etapa de relaxamento, o objetivo principal é a higienização. Sendo assim, não demore tanto no banho e economize água. A natureza agradece!

2. Deixe os pés de molho

Na sala, ou em frente a uma TV para se distrair, prepare o ambiente com um tapete e, em cima, coloque uma bacia com água morna, adicione sais de banho, chá de camomila da planta natural e óleos essenciais de sua preferência.

Opte por bacias próprias para esse procedimento, pois elas vêm com bolinhas para fazer massagens nos pés, ou inclua bolinhas de gude para esse fim. Quanto mais tempo mantendo-os de molho, melhor.

3. Esfolie

Após higienizar e deixar os pés de molho, a esfoliação é o próximo passo. Ela ajuda a remover as células mortas e fazer um detox da pele. Escolha um produto próprio para os pés e, com certeza, o resultado será mais eficaz.

Em seguida, faça movimentos circulares suaves para não irritar a pele e para promover a circulação sanguínea. Mantenha esse processo por um tempo e, por último, lave a região para retirar resquícios da solução da pele.

4. Hidrate

Sempre que fizer o processo de esfoliação, hidrate a região. Isso vai contribuir para evitar o ressecamento da área. Procure cremes com poderosas substâncias que promovam a maciez dos pés.

Não economize na quantidade do produto nesse momento. Para melhorar ainda mais a eficácia, enrole papel-filme e aguarde por pelo menos 1 hora. Certamente, você vai sentir a potencialização do efeito que esse tratamento vai trazer para essa região do corpo.

5. Massageie

Aproveite o hidratante para massagear a região do corpo. Comece o processo desde a ponta do pé até o calcanhar e foque bastante as regiões mais doloridas. Movimente as mãos com firmeza e repita o processo pelo menos 3 vezes em cada pé.

6. Cuide das unhas

Um hábito saudável para os pés é fazer as unhas. A maioria dos desconfortos são relacionados a elas. Por isso, cuidá-las vai evitar encravamento, manchas, desnivelamento durante o crescimento etc. Caso você não saiba como manter essa prática em casa, opte por ir à pedicure, podólogo, ou siga os seguintes passos:

  1. amoleça a cutícula com produtos específicos, cremes ou colocando os pés de molho;
  2. empurre a cutícula no sentido contrário ao crescimento;
  3. remova o excesso de pele com cuidado e com auxílio de um alicate, mas não completamente para não causar infecções;
  4. corte as unhas frequentemente em formato quadrado para evitar o encravamento;
  5. aplique uma base fortalecedora;
  6. passe um creme hidratante para finalizar.

Neste post, pudemos perceber o quanto é fácil realizar um spa dos pés em casa. Basta seguir esse passo a passo, mas não exagere na frequência desse tratamento. O ideal é que seja feito pelo menos 1 vez por semana. A hidratação deve ser realizada todos os dias antes de dormir. Lembre-se de deixar os pés livres para respirar e não use por longos períodos sapatos apertados ou salto alto. Certamente, essa experiência vai melhorar a sua autoestima e autocuidado.

Gostou do passo a passo que criamos para você? É tão fácil que qualquer pessoa pode fazer. Compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude suas amigas no cuidado com os pés!

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