dicas de beleza que vão impactar sua saúde emocional dicas de beleza que vão impactar sua saúde emocional

7 dicas de beleza que vão impactar sua saúde emocional

6 minutos para ler

Você sabe como seu autocuidado pode ajudar sua saúde emocional? Vamos entender a relação entre uma rotina de cuidados com a aparência e a saúde mental e como isso pode mudar suas perspectivas!

Confira 7 dicas sobre o que fazer para se sentir melhor com você mesma e ter mais saúde emocional!

Saúde emocional e sua relação com a beleza

Mas, afinal, como a beleza se relaciona com a saúde emocional? Qual a diferença que isso faz para aumentar o bem-estar na sua mente? 

De maneira geral, nossa aparência é um fator determinante para nossa autoconfiança e autoestima. Não se trata de estar dentro dos padrões, mas de conseguir valorizar cada ponto único que temos em nós mesmos. 

Uma das maneiras de se valorizar é justamente o autocuidado, uma jornada de amor-próprio que nos leva a reconhecer nossas necessidades e tomar as rédeas da nossa saúde mental e emocional. 

Ele se manifesta de diversas formas, desde a atenção à nossa alimentação e sono até a prática de atividades físicas e hobbies que nos tragam alegria.

E as práticas de beleza, quando utilizadas de forma consciente e positiva, podem se tornar poderosas aliadas no processo de autocuidado. 

Cuidar da nossa aparência física não se trata apenas de vaidade, mas sim de uma forma de expressar nossa individualidade, fortalecer nossa autoestima e celebrar a beleza única que reside em cada um de nós.

7 dicas de beleza para melhorar sua saúde emocional 

Vamos começar a cuidar melhor de nós mesmas? Com algumas dicas e hábitos super práticos para o dia a dia fica mais fácil conquistar mais amor-próprio e saúde emocional. 

1. Limpeza da pele

A pele do nosso rosto e corpo é uma das coisas que mais se destaca em nossa aparência. Por isso, cuidar bem da pele do rosto, por exemplo, já ajuda a aumentar muito a autoestima e a autoconfiança. 

Por isso, tenha uma rotina de skincare básica, mas funcional: limpeza, hidratação e proteção solar.

Lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete suave, de manhã e à noite. Escolha um sabonete adequado para o seu tipo de pele (normal, seca, oleosa ou mista) e aplique-o sempre após lavar. Durante o dia, finalize com o protetor solar. À noite, retire todas essas impurezas antes de dormir. 

2. Cabelos saudáveis

O cabelo também pode mudar a autoestima de uma pessoa. Por isso, invista em produtos de qualidade para nutrir e fortalecer os fios, como shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes.

Utilize óleos vegetais ou leave-in para hidratar as pontas e evitar o frizz, deixando os cabelos com brilho e maciez. Assim você consegue um cabelo saudável e arrumado todos os dias, não apenas em momentos especiais. 

3. Pele do corpo hidratada

Muita gente cuida da pele do rosto, mas deixa a do corpo de lado. Mas é muito importante manter os cuidados de maneira geral. A hidratação protege a pele contra o ressecamento e agressões externas, como poluição e raios UV.

Utilize cremes hidratantes específicos para o seu tipo de pele, aplicando-os no rosto e corpo após o banho ou sempre que sentir necessidade. A pele hidratada fica macia, com textura uniforme e aspecto saudável, proporcionando uma sensação de bem-estar e conforto.

4. Cabelo arrumado

O cabelo arrumado no dia a dia ajuda a criar uma imagem mais bonita, de alguém que está preparado para viver a vida e cumprir com suas tarefas. Ótimo para o ambiente de trabalho, não acha?

Por isso, vale a pena sempre manter o cabelo arrumado durante a semana, principalmente em dias importantes no trabalho ou que você verá mais pessoas. Para isso, use sempre produtos hidratantes que protegem o cabelo, principalmente se for usar ferramentas de calor, como secador, chapinha ou babyliss. 

5. Maquiagem diária

Assim como o cabelo arrumado, estar um uma maquiagem leve também pode fazer toda a diferença na sua autoconfiança durante o dia, seja no trabalho ou em momentos informais. 

Claro, não é uma regra: se você se sente bem sem maquiagem, não precisa utilizar. Mas, se quer passar uma imagem mais arrumada, vale a pena fazer uma make leve, com corretivo, blush e batom, por exemplo, para estar preparada para o dia!

Opte por tons neutros e produtos de qualidade que valorizem seus pontos fortes. A maquiagem é uma forma divertida de se expressar e de se sentir ainda mais bonita em meio à rotina corrida. 

6. Corte de cabelo

Um corte de cabelo adequado à forma do seu rosto valoriza seus traços e te deixa ainda mais bonita. Se está precisando de uma mudança de ares para sua saúde emocional, um novo corte de cabelo pode ser a melhor ideia para conquistar isso. 

Experimente um novo corte de cabelo para renovar o visual e se sentir ainda mais confiante. Lembre-se que o corte de cabelo é uma forma de expressar sua personalidade e estilo. Escolha um corte que te faça sentir bem consigo mesma e veja o quanto sua autoestima e saúde emocional vão mudar!

7. Descanso

Dormir bem é essencial para a saúde emocional e física, mas muita gente deixa isso de lado com a rotina corrida de trabalho e outros afazeres. Porém, uma boa noite de sono contribui para a recuperação do corpo, para a concentração e para o bom humor.

Além disso, o descanso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo o bem-estar emocional. Dormir bem te deixa com mais energia e vitalidade para aproveitar o dia e ainda melhora suas reações contra as adversidades da rotina. 

Ou seja, o sono é imprescindível para uma saúde emocional de qualidade. E, apesar de ser essencial para a sobrevivência, ainda é considerado um tipo de autocuidado, já que muitas pessoas precisam tornar esse processo consciente na rotina. Não sacrifique seu descanso.

Lembre-se: a beleza verdadeira reside na sua individualidade, na sua autenticidade e no amor que você dedica a si mesma. As práticas de beleza são ferramentas poderosas que te auxiliam a enxergar valor em sua personalidade e aparência, independente de padrões. 

Também vale considerar que a saúde emocional é resultado de um combinado de hábitos. Se sente que sua saúde mental está frágil, vale a pena buscar por uma reconexão, autocuidado e, claro, ajuda especializada com profissionais de psicologia ou psiquiatria. 

Gostou das dicas de beleza para ajudar na sua saúde emocional? Agora, veja como manter a pele hidratada e bem cuidada com dicas simples de skincare!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário