salão especializado em cachos salão especializado em cachos

Veja como ter um salão especializado em cachos!

7 minutos para ler

Atualmente, muitas pessoas estão adotando a transição capilar. Contudo, é preciso ter um cuidado especial com os cabelos cacheados. Por isso, a procura por salão especializado em cachos cresceu bastante, e investir nesse segmento pode ser um bom negócio. No entanto, é fundamental entender as etapas para abrir um estabelecimento de sucesso.

Apesar de ser um mercado em constante crescimento, está escasso de profissionais qualificados. É essencial que os cabeleireiros sejam versáteis e saibam lidar com os diferentes tipos de cachos. Dessa maneira, para se especializar nessa área, é necessário mais do que entender sobre cortes; a qualificação exige dedicação.

Pensando nisso, separamos dicas essenciais para você abrir seu salão especializado em cachos. Confira!

Por que devo abrir um salão especializado em cachos?

A transição capilar está em alta atualmente. No entanto, o mercado especializado em cachos ainda é escasso. Para proporcionar opções de tratamentos para as clientes que preferem manter os cabelos naturais, um salão com esse proposito é fundamental e, com certeza, é um bom investimento.

Entenda as diferenças entre cabelos ondulados, cacheados e crespos

Existem diversos tipos de cachos, e o profissional precisa entender essas diferenças para oferecer o melhor tratamento. Saber as características de cada cabelo fará toda a diferença ao criar um visual que combine com o perfil da pessoa. Além disso, ao entender melhor as características dos seus clientes, será possível oferecer um serviço personalizado de acordo com a necessidade de cada um.

Em suma, os tipos de cabelo são divididos em 4 categorias: liso, ondulado, cacheado e crespo. Cada um deles é classificado em subcategorias (A, B e C) que correspondem ao grau de curvatura dos cachos. A letra “A” é a curva mais aberta, e a “C”, a mais fechada. Sendo assim, saber os cuidados necessários a cada variedade de fio será essencial para o seu sucesso profissional.

Realize cursos para aprender cortes e colorimetria

Um salão especializado em cachos tem que ter um profissional atualizado das tendências e que sempre aprimore suas habilidades e, dessa forma, atender a todos os tipos de cabelo. Assim, ele estará apto para oferecer o melhor serviço a seus clientes. Para isso, ele deve saber que os cortes, os tratamentos e a coloração de cabelos cacheados é diferente daqueles feitos em cabelos lisos.

Procure por técnicas para colorir, descolorir e fazer mechas com menos danos possíveis. Pesquisar quais são os produtos mais indicados para essa mudança no visual e manutenção é igualmente essencial. A colorimetria também vai contribuir para ajudar as suas clientes a encontrar a cor ideal para o cabelo. Isso fará muita diferença no seu serviço.

Portanto, o cabeleireiro deve assistir a vídeos pela internet, ler artigos, matérias ou livros para saber das novidades, além de fazer cursos e workshops para aprender na prática com profissionais de referência na área. Esse conhecimento contribuirá para que o especialista ofereça diversas opções para os seus clientes mudarem o visual e fornecer o melhor tratamento do mercado.

Adquira produtos específicos

É importante adquirir produtos que atendam às necessidades dos cabelos cacheados. Esses tipos de fios têm tendência ao ressecamento e à opacidade, já que a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar ao comprimento e às pontas na maioria das vezes. Tais tratamentos devem dar a devida atenção para a definição dos cachos e o volume.

Confira os produtos essenciais para o seu salão especializado em cachos.

Shampoo

Para os fios cacheados não perderem a hidratação, aposte em shampoos com fórmulas umectantes, que não sejam tão adstringentes, mas que eliminem a oleosidade ruim para os fios. Considerar o colágeno na composição é outra ótima dica. Esse ativo ajuda a uniformizar a cutícula do cabelo, tornando-o mais definido e resistente.

O acúmulo de resíduos pode ocorrer por conta da quantidade de produtos passados no cabelo. Portanto, invista em pré-shampoo para uma limpeza profunda, sem ressecar os fios.

Condicionador

A função do condicionador é fechar as cutículas abertas no processo de lavagem do shampoo. Ele garante que os fios retenham nutrientes e água das composições desses produtos, o que resulta em cachos hidratados, fortalecidos e fáceis de pentear.

Para escolher o ideal para esse tipo de cabelo, opte por produtos com ativos parecidos com o shampoo, de preferência, da mesma linha. Assim, a ação será intensificada e eficaz. É importante encontrar fórmulas com objetivos específicos, como controle de volume, hidratação, fortalecimento da fibra capilar, nutrição etc.

Outra opção para manter a higiene e a hidratação dos cabelos cacheados é o co-wash. Esse produto é um condicionador de limpeza que dispensa o uso de shampoos e, assim, evita o uso de substâncias que podem ressecar ainda mais os fios.

Máscara de tratamento

A hidratação é um processo crucial para os cabelos cacheados. Por isso, investir em um bom produto será fundamental para o seu salão. Dessa maneira, considere os seguintes ativos ao escolher a máscara de tratamento:

  • manteiga de oliva: garante a hidratação profunda e prolongada dos fios;
  • babosa: fortalece, evita a queda capilar, hidrata e regenera os fios, além de ser um antioxidante natural;
  • D-Pantenol: hidrata as mechas a longo prazo, proporciona maciez e brilho;
  • óleo de coco: rico em vitamina E e ácidos graxos, os quais promovem o crescimento capilar.

Óleos nutritivos

A dificuldade de a oleosidade natural do cabelo chegar ao comprimento e às pontas, por conta do formato espiral dos fios, deixa-os quebradiços, ressecados e com pontas duplas.

Sendo assim, é fundamental fazer a nutrição capilar necessária nas suas clientes. Para isso, os óleos vegetais são a melhor opção para devolver vitaminas e nutrientes às mechas. Conheça os principais óleos:

  • rícino;
  • algodão;
  • coco;
  • rosa mosqueta;
  • melaleuca.

Ativador de cachos

A função do ativador de cachos é auxiliar na definição dos fios por meio da sua composição rica em óleos. No mercado, há produtos de diversas marcas e fórmulas específicas, inclusive que atendem aos diferentes tipos de curvatura, dos ondulados aos crespos ou mais finos, por exemplo.

Finalizadores

Os finalizadores fazem parte do dia a dia das cacheadas. Esse tratamento define os cachos, dá brilho, volume, hidrata e protege o cabelo de agentes externos. Dessa forma, você pode adquirir produtos como: protetores térmicos, leave-ins e mousses. Eles deixarão os fios encorpados desde a raiz.

Ensine as suas clientes a tratarem os cabelos

Como especialista, você precisará orientar suas clientes sobre como manter os cabelos saudáveis no dia a dia: como tratar, quais produtos usar, como aplicá-los no cabelo, além de estabelecer um cronograma de tratamentos, principalmente após uma coloração, por exemplo.

O objetivo por trás disso é manter os cuidados feitos no salão visando contribuir para um resultado positivo do serviço feito. Assim, você vai construir um relacionamento duradouro com suas clientes.

Portanto, não deixe de investir em conhecimento ao abrir seu salão especializado em cachos. Quanto mais puder expandir sua lista de serviços, mais clientes você poderá atender, o que será positivo ao seu negócio. Além disso, garanta um ótimo atendimento e que a experiência dessa pessoa seja especial e cativante.

Com essas dicas, você certamente conseguirá tirar do papel o sonho de um salão especializado em cachos. Para não perder matérias como esta, assine nossa newsletter e acompanhe as novidades!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário