rotina skincare rotina skincare

Rotina skincare: saiba como cuidar de cada tipo de pele

6 minutos para ler

Para que a rotina skincare traga resultados visíveis, é preciso identificar o tipo de pele e encontrar os produtos corretos. De fato, caso você se concentre em dicas prontas e extremamente genéricas, pode se frustrar pela falta de efeito dos ativos ou, até mesmo, sofrer com algumas reações indesejadas, como o excesso de oleosidade.

O mais importante é entender que tudo depende das necessidades de cada pessoa. Aquela marca famosa que funciona perfeitamente em uma amiga, talvez não cumpra nenhuma promessa em sua pele. Dessa forma, o primeiro passo é se autoconhecer e ir muito além das tendências atuais com uma rotina estratégica.

Quer saber mais? Vamos mostrar como montar uma rotina skincare ideal e os cuidados para cada tipo de pele. Acompanhe!

Conheça o tipo de pele antes de começar a rotina skincare

Pode até parecer uma tarefa simples em um primeiro momento, mas identificar quais são as características de cada pele exige atenção aos sinais diários. Afinal de contas, não é porque alguém tem espinhas durante o período menstrual que suas características são de pele acneica.

Essas mudanças acontecem porque a epiderme, camada mais superficial da pele, passa por um processo de renovação constante a cada 28 dias. Então, o que prevalece são as características apresentadas na maior parte do tempo ao longo desse período. Sem contar que, em algumas situações, um produto inadequado pode causar oleosidade em uma pele seca e assim por diante.

Teste para saber qual o tipo de pele

Uma boa dica caseira e simples para chegar ao diagnóstico sobre os tipos de pele é fazer a identificação por meio das características hidrolipídicas. Funciona assim: a pessoa passa um lenço de papel limpo no rosto ao acordar e observa a pele e o que saiu no lenço em local com boa iluminação.

Na maioria dos casos, após o contato com uma pele normal, o lenço fica limpo; em pele oleosa tende a transmitir a sujeira ao papel; já em pele seca é comum notar uma certa rigidez na hora de pressionar o lenço, junto a algum tipo de descamação no papel. Além dos três tipos, existem ainda a pele mista: oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), ressecamento no restante do rosto e sensibilidade.

Monte uma rotina skincare de acordo com o tipo de pele

Após entender quais são as características predominantes da pele, chega o momento de montar uma rotina que se encaixe com essas necessidades. Veja, a seguir, o recomendado para cada tipo!

Oleosa

Muitas pessoas pensam erradamente, por exemplo, que a pele oleosa não precisa ser hidratada, causando uma espécie de efeito rebote. Isso acontece porque a falta de hidratação prejudica a reposição de água e desequilibra a produção de óleo.

O segredo, além da hidratação, está em apostar em limpadores faciais com ácido salicílico ou glicólico, que renovam as células e agem contra a formação de espinhas. Inclua na sua rotina:

  • limpar ao acordar e antes de dormir com um gel de limpeza ou sabonete próprio para conter a oleosidade sem ressecar;
  • usar tônico facial que atua contra a produção exagerada de sebo e regula o pH da pele;
  • utilizar hidratante com efeito matte ou à base de água;
  • passar o protetor solar diariamente.

Vale lembrar que na rotina noturna além do uso de hidratante pode ser incluído um produto de tratamento, como vitamina C, anti-idade ou ativos contra acne, entre outros. O detox de pele uma vez por semana também é muito indicado para remover impurezas, reduzir a oleosidade e os temidos cravinhos.

Seca

Quem tem pele seca vê seus sinais se potencializarem quando toma um medicamento, fica muito tempo no ar condicionado ou acontece uma mudança brusca de clima. Diante disso, os cuidados diários são importantes aliados na hora de deixá-la com uma aparência saudável e hidratada sem descamações. Por isso, é importante sempre:

  • lavar o rosto com sabonete de limpeza facial. Dê preferência aos suaves e que não fazem uma esfoliação completa, para manter o pH da pele equilibrado;
  • passar água micelar ou tônico hidratante;
  • usar hidratante concentrado (os indicados são os que têm vitamina B5);
  • e jamais esquecer do protetor solar.

Uma dica bônus é utilizar argila para pele semanalmente. A branca costuma ser a mais recomendada para as epidermes sensíveis e com necessidade de hidratação.

Normal

Com poros mais fechados e tendência a sinais e acne, a pele normal também precisa de uma rotina de cuidados eficiente. A necessidade gira em torno de retirar os resíduos que se acumulam durante o dia, excessos de produtos ou maquiagem. A rotina está basicamente em:

  • realizar limpeza com um gel ou sabonete suave, próprio para pele normal;
  • hidratação com produtos focados em nutrir a pele e evitar os primeiros sinais de envelhecimento;
  • finalize com o protetor solar diário.

Cuidados extras

Lembre-se de que, além dos cuidados com a rotina skincare, é indispensável adotar hábitos positivos que potencializem os resultados. O principal deles é beber água. Sim! Ela faz total diferença na nossa pele.

O indicado é beber, no mínimo, 1,5 litro por dia para estimular a maciez e a flexibilidade da epiderme. A alimentação também precisa ser mais regrada. Por exemplo, quem tem tendência à acne tende a sentir piora após abusar de frituras, doces, industrializados e bebidas alcoólicas.

Por isso, é importante priorizar no cardápio carnes magras, que funcionam como matéria-prima para produção de colágeno no organismo, e frutas cítricas ricas em vitamina C e ação oxidante. Dormir oito horas ou mais por noite é outro ponto a ser considerado, pois é durante o período noturno que a pele faz sua recuperação celular.

Pronto! Agora você já sabe como fazer uma rotina skincare perfeita para cada tipo de pele. Ao investir em produtos que atendem a essas necessidades, os resultados positivos vão surgir em pouco tempo. Mas vale ressaltar que a disciplina nos cuidados e os bons hábitos no dia a dia formam um conjunto essencial na hora de preservar a saúde da epiderme e elevar a autoestima.

Gostou das informações dessa matéria? Então, compartilhe o texto em suas redes para que suas amigas também aprendam a cuidar da pele.

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário