Gerenciar um salão de beleza não é algo simples: afinal, são muitos os fatores que fazem parte de um empreendimento como esse e que podem encarecer todos os processos. Por isso, buscar maneiras de fazer uma redução de custos no salão de beleza é um dos pontos essenciais de quem está nesse mercado.
Encontrar os pontos que podem ser repensados não é algo tão simples assim. Afinal, você precisa considerar, além de tudo, a experiência do cliente e a qualidade dos serviços.
Então, como fazer essa redução de custos sem prejudicar os serviços, os colaboradores e os clientes? Veja algumas estratégias a seguir!
8 estratégias para reduzir os custos do salão de beleza
Independentemente de qual seja o negócio, fazer uma boa gestão financeira é imprescindível. E isso também considera a redução de custos.
Para isso, é preciso levar diversos pontos em consideração, desde os produtos que estão sendo utilizados até o sistema de gerenciamento, por exemplo.
Separamos algumas estratégias que podem ajudar você a repensar seus processos para tornar o salão de beleza mais sustentável a longo prazo, sem perder a qualidade.
1. Realizar o controle de estoque de produtos
O controle de estoque não é uma exclusividade das lojas. Os salões de beleza também contam com um estoque de produtos para uso nos procedimentos e é preciso ter um controle sobre isso também.
Isso ajuda em vários pontos, como perceber desperdícios ou compra excessiva de algum item, notar quais produtos são mais utilizados no mês e perceber com que frequência cada coisa é comprada.
Com esse controle, você consegue também planejar as compras, pensar em medidas contra o desperdício e muito mais. Existem sistemas de gerenciamento que podem ajudar nessa tarefa.
2. Negociar com os fornecedores
Sabendo exatamente quais são os produtos e as quantidades necessárias no mês, por exemplo, fica muito mais fácil negociar com os fornecedores para conseguir descontos e parcerias especiais.
Analise as cotações de fornecedores de produtos e materiais, sempre compare os preços e os prazos de entrega e negocie de acordo com as suas necessidades.
Você pode ganhar descontos progressivos, pela quantidade de produtos, e até conseguir parcerias que permitam que você mantenha a qualidade dos seus serviços sempre utilizando os mesmos itens.
3. Treinar a equipe do salão
Você sabia que investir no conhecimento dos colaboradores pode ajudar na redução de custos do salão de beleza a longo prazo?
Ao oferecer os treinamentos, você consegue aprimorar as habilidades de cada um deles, reduzindo os erros, diminuindo o desperdício de produto e até tornando o atendimento mais ágil, sem perder a qualidade.
Isso também ajuda a construir uma reputação mais positiva para o salão, o que pode melhorar o faturamento com o tempo.
Ou seja, fazer um bom treinamento dos colaboradores é, de fato, um investimento, que pode ter retornos em médio e longo prazo.
4. Fazer a manutenção dos equipamentos
Fazer a manutenção de aparelhos, equipamentos, móveis, entre outros itens, é “gasto” visto como investimento.
Acredite, por mais caro que seja fazer a manutenção, ainda é mais barato do que ter que comprar itens novos por falta de cuidado com os antigos.
Vale lembrar que qualquer aparelho que é de linha profissional tem um custo maior e cuidar bem dos itens e fazer suas manutenções quando necessário é essencial para fazer esse dinheiro valer a pena no cálculo final.
5. Conscientizar a equipe
Além do treinamento da equipe, outra estratégia de redução de custos de salão de beleza é conscientizar as equipes sobre o espaço comum e seus trabalhos.
Por exemplo, é preciso que todos que utilizam o mesmo espaço tenham cuidado com os aparelhos, equipamentos, cadeiras, acessórios e produtos.
Com isso, você pode reduzir muito o desperdício de produtos, aumentar a vida útil dos aparelhos utilizados, reduzir perdas de acessórios e até mesmo deixar o ambiente mais positivo para todos ao redor, evitando desentendimentos (essencial para uma boa experiência do cliente).
6. Evitar o desperdício
O desperdício, claro, é um dos fatores que mais influenciam no aumento de custos do salão de beleza. Afinal, é um dinheiro literalmente “jogado fora”, que não terá retorno.
Os produtos são essenciais no salão de beleza e, quando são desperdiçados, influenciam no custo geral do negócio. Afinal, são a base do atendimento e, quanto mais rápido acabam, mais dinheiro é gasto para a reposição.
O desperdício pode ser combatido principalmente com treinamento e capacitação da equipe quando com conscientização dos colaboradores.
Além disso, é algo que precisa ser revisto constantemente, pois na rotina corrida de um salão, o desperdício pode acabar se tornando frequente.
7. Considere parcerias com outros negócios
Procure estabelecer parcerias com outros negócios que complementam os seus serviços, relacionados com o mercado da beleza.
Assim, vocês conseguem “trocar” clientes com um custo menor do que fazer promoções ou descontos, já que a indicação leva as novas pessoas até você. Essa estratégia pode ajudar a atrair mais clientes e reduzir custos com marketing.
Para atrair mais clientes com custos mais baixos (e aumentar o faturamento, também é possível oferecer descontos mútuos para clientes ou criar pacotes promocionais conjuntos.
8. Investir em um sistema de gestão
Com todos esses fatores a serem considerados, deu para perceber que gerenciar um salão de beleza é uma tarefa que exige atenção. Uma maneira de facilitar esses processos é utilizar um sistema de gestão.
Os sistemas criados especificamente para salões de beleza contam com inúmeras funcionalidades que ajudam no controle de estoque, organização das escalas de trabalho, agendamento de atendimento automatizado, além de lembretes específicos para cada ação (comprar produtos, emitir notas, pagamentos etc.).
Por isso, é interessante enxergar o investimento na implementação de um sistema como uma maneira de redução de custos a médio e longo prazo.
Isso porque, ao automatizar e facilitar processos, você tem mais tempo e energia para focar em estratégias de crescimento ou de melhoria, por exemplo.
Gostou de conhecer essas estratégias de redução de custo? Acompanhe a IAP Cosméticos nas redes sociais para saber mais dicas de gerenciamento de salão de beleza!