protetor solar com cor ou sem protetor solar com cor ou sem

Protetor solar com cor ou sem: saiba qual o melhor e como escolher!

6 minutos para ler

O protetor solar com cor ou sem é o produto mais importante de uma rotina de skincare. Mesmo assim, muita gente ainda não criou o hábito de aplicá-lo diariamente. 

Além de ser o melhor combatente contra o envelhecimento da pele, é ele também que a protege contra os raios UVA e UVB, que fazem mal à saúde das células e podem causar câncer de pele. 

Ou seja, é imprescindível adicionar o protetor solar com cor ou sem em sua rotina de cuidados com a pele. Mas, afinal, qual a diferença entre essas duas opções? A eficácia muda de acordo com isso? Entenda a seguir!

A importância de utilizar o protetor solar diariamente

O protetor solar é um item essencial para a proteção da pele contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas (UV) do sol. É considerado tanto um produto de skincare para estética quanto para a saúde da pele. 

Isso porque a radiação UVA e UVB causa danos às células da pele, podendo levar ao surgimento de manchas, envelhecimento e contribuir para o desenvolvimento do câncer de pele. 

Os principais efeitos nocivos da radiação para a saúde da pele são:

  • surgimento de manchas na pele;
  • intensificação de doenças de pele como rosácea;
  • identificação de manchas como melasma; 
  • queimadura e cicatrizes;
  • ressecamento excessivo da pele;
  • envelhecimento precoce das células;
  • surgimento de rugas e linhas finas mais rápido; 
  • câncer de pele. 

Ou seja, aplicar o protetor solar com cor ou sem é essencial tanto para manter a barreira cutânea saudável e bonita quanto para evitar ao máximo o surgimento de doenças de pele, incluindo o câncer. 

Protetor solar com cor ou sem: qual a diferença

Como o protetor solar é um produto de aplicação diária, é preciso que ele seja fácil e prático, mas também confortável para quem irá utilizá-lo. Por isso, existe uma gama de opções no mercado, para todo mundo encontrar o que mais gosta. 

Com essas opções, é possível escolher entre o protetor solar com cor ou sem. Mas será que eles são diferentes? A resposta é sim e não! Tanto o protetor solar sem cor quanto o com pigmento cumprem a mesma função: o de proteger a pele contra os raios UVA e UVB durante o dia. Logo, qualquer um dos dois pode ser utilizado para essa função. 

Entretanto, o protetor solar com cor contém pigmento em sua fórmula, o que faz com que o produto crie uma barreira física ainda maior entre a pele e a radiação. Para quem sofre com manchas e vermelhidão, por exemplo, isso pode melhorar bastante a aparência. 

Além disso, outros tipos de radiação, como a de luz azul (de aparelhos eletrônicos) também são bloqueados apenas com barreiras físicas. Por isso, quem deseja se proteger dessas luzes também pode optar pelo protetor com cor.

Assim sendo, é possível dizer que ambas as opções cumprem sua função de proteção, mas para quem quer intensificar isso, a versão com cor é a mais indicada.

Como escolher a melhor opção para o seu caso

Mesmo que o protetor solar com cor crie a barreira de pigmento, não quer dizer que ele seja a melhor opção para todos. Afinal, o sem cor também garante uma proteção tão boa quanto o outro.

Por isso, na hora de escolher entre o protetor solar com cor ou sem, vale a pena levar alguns pontos em consideração, como veremos a seguir!

Praticidade

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher seu protetor solar é a praticidade. Se o produto é difícil de passar, demora para secar, sai fácil, entre outros pontos, as chances de você deixá-lo de passar é muito grande. 

No caso do protetor solar com cor, a maioria precisa ser aplicada com pincéis de maquiagem, por exemplo. Porém, os sem cor, somem na pele ao secar. Ou seja, se você não tem paciência para se maquiar todos os dias, o mais indicado é optar pelo sem cor. 

Por outro lado, quem gosta de se maquiar diariamente consegue ter mais praticidade, já que o próprio protetor solar com cor passa a ser utilizado como a base. Então, avalie qual das duas realidades é a sua!

Cobertura

Nem todo mundo gosta de usar maquiagem diariamente, mas mesmo quem gosta também tem suas exigências quanto à cobertura, claro. Dependendo da textura do produto a cobertura pode ficar mais intensa ou mais natural, assim como a aparência na pele. 

O protetor solar fluido geralmente deixa a aparência mais natural, enquanto os em bastão cria uma cobertura maior no rosto, pela concentração de pigmentos. É preciso considerar como você prefere o acabamento na hora de escolher. 

Além disso, vale dizer também que o protetor solar com cor permite que você use a base que já está acostumada por cima. Por isso, quem prefere um produto específico pode usar a proteção comum e se maquiar normalmente depois. 

Conforto

Um tópico muito importante sobre a proteção solar. Afinal, se o produto não for confortável de ser utilizado, as chances de você deixá-lo de usar é muito grande. 

E o que considerar no conforto? Textura da pele, textura ao toque (seco ou cremoso), movimentação do produto no rosto, ressecamento ou descascamento na pele e ardência dos olhos. 

Por isso a importância de sempre pesquisar bem sobre os protetores solares antes de comprar e, quando for possível, pedir por amostras grátis. Lembre-se de prezar pelo conforto para conseguir manter o produto na sua rotina de skincare. 

Tonalidades

Uma questão muito grande sobre protetores solares com cor atualmente é a gama de tonalidades dos produtos. Nem todas as marcas oferecem opções suficientes nas tonalidades de peles existentes no Brasil.

Mesmo nas marcas que oferecem, vale a pena pesquisar bem e testar antes verificar se o fundo não fica muito esbranquiçado na pele (alguns ingredientes do protetor podem causar isso). 

Caso não encontre sua tonalidade, a saída é utilizar o protetor solar comum e fazer sua make com a base por cima. Caso prefira o sem cor, verifique sempre se o produto fica esbranquiçado ou não.  

De maneira geral, a escolha entre protetor solar com ou sem cor depende muito das preferências pessoais e das necessidades de cada pessoa. Ambos são eficazes na proteção da pele contra os raios UV, portanto, basta ver qual mais se adequa com sua rotina! 

Ficou interessada em conhecer novas opções de protetor solar com cor ou sem? Confira opções de qualidade para investir na sua beleza e saúde!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário