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Confira 5 estratégias de promoção para salão de beleza

6 minutos para ler

É inegável que as estratégias de promoção para salão de beleza são fundamentais se você busca crescimento na sua empresa. Até porque, é uma das formas mais eficientes para atrair mais clientes e conseguir crescer sua marca no mercado.

No entanto, elas não só precisam estar de acordo com o perfil do seu público, como devem ter uma certa periodicidade. Mas o que fazer? Neste texto, separamos algumas estratégias para aplicar na publicidade de seu salão. Confira!

Por que é importante adotar estratégias de promoção no salão de beleza?

As promoções são importantes, pois conseguem atrair tanto clientes velhos como os novos. São uma forma de fidelizar os consumidores e proporcionar uma relação de proximidade. Além disso, podem ser crucial para impulsionar a clientela em momentos de baixa ou em meses em que há uma redução significativa de consumidores. 

Ela também é fundamental para divulgar novos serviços de forma eficiente. Logo, além de atraí-los, pode ajudar o seu salão a manter as contas durante o ano.

Quais são as estratégias de promoção para adotar no salão de beleza? Veja 5!

É sempre bom lembrar que, para a implementação de qualquer estratégia que envolva o marketing da sua empresa, conhecer seu público-alvo é muito importante. É essencial que você tenha determinado os gostos, costumes e comportamento de seus clientes. Essas informações são importantes para que não erre na hora de oferecer produtos e serviços, além de auxiliarem na linguagem utilizada.

Dito isto, vamos ver algumas estratégias de promoção. Confira!

1. Tratamento gratuito caso o cliente gaste X reais no salão

Essa é uma estratégia bem interessante, pois impulsiona o cliente a gastar um determinado valor. Existem muitas formas de fazer essa oferta, inclusive, ao invés do consumidor ter que pagar um determinado valor, ele pode contratar um serviço específico e levar outro. Seja qual for a escolha, é um tipo de promoção que precisa de alguns cuidados para ser executada. 

Primeiro, defina antecipadamente quais serão os serviços que poderão ser oferecidos gratuitamente. Escolha baseado no tempo para a sua execução, o ideal é que não sejam extensos. Também busque limitar até três serviços, além de determinar o valor mínimo a ser gasto.

2. Brinde ou desconto caso o cliente leve alguém

Essa é uma estratégia que consegue trazer duas vantagens: primeiro, atrai o cliente antigo para o seu salão e também garante um consumidor novo. Porém, como executá-la?

Conhecer o seu consumidor será bem importante, já que é isso que te ajudará a escolher um brinde que tenha realmente relação com o que ele quer. Procure optar por brindes do tipo: um serviço gratuito, ou mesmo, um produto relacionado (esmalte, batom, creme profissional etc.) que não prejudicarão o orçamento do seu salão.

No caso do desconto, não exagere na hora de definir a porcentagem. Ela deve ser equilibrada para não prejudicar o seu lucro e para ser atrativa para o seu cliente e o amigo dele.

3. Sorteio

Os sorteios são uma boa estratégia, pois eles são bem mais baratos do que oferecer um brinde, além de terem quase o mesmo poder de atração. Não é à toa que essa é uma estratégia não apenas de comércios pequenos, como também as lojas grandes costumam de vez em quando fazer sorteios.

Para conseguir realizá-los, é interessante que você use um sistema de cupons e que deve ser entregue para os clientes de acordo com o valor dos serviços contratados. Estabeleça um limite mínimo para que o consumidor tenha o direito de receber um cupom. Não esqueça de providenciar uma urna que pode ser uma caixa de papelão bem lacrada.

No dia do sorteio, promova um evento especial, convidando os consumidores a presenciar o momento. Como prêmio, você pode oferecer tanto os produtos do seu salão como um serviço e até cestas de café da manhã.

4. Brinde em datas comemorativas

Os brindes também podem ser uma boa escolha para atrair clientes em datas comemorativas. Essa é uma boa estratégia, porque a escolha é bem mais direcionada, como na páscoa, chocolates ou uma caixa de bombom, já na época do natal, panetones, assim por diante.

Você pode aproveitar para promover alguns serviços do salão nesse momento. Por exemplo, se o cliente contratar uma escova progressiva na páscoa, ganha uma caixa de bombom.

5. Prêmios por fidelidade

Essa já é uma estratégia mais direcionada a clientes que consomem os seus serviços há um tempo. Ela é uma forma de fazê-los voltarem ao seu salão e pode ser feita de duas formas.

Primeiro, oferecendo um prêmio após o cliente ter atingido um determinado número de compras. Por exemplo, após ele gastar 300 reais em serviços. Inclusive, essa é uma boa forma de motivá-lo para ir no seu salão. Segundo, você pode se basear no número de serviços, um cliente que já fez 10 hidratações tem direito a uma escova progressiva de graça.

Como é possível divulgar as promoções oferecidas?

Além de pensar nas promoções, será muito importante que você defina maneiras de divulgá-las, especialmente aquelas direcionadas a consumidores novos. Nesse caso, você precisará investir em estratégias de publicidade tanto no presencial como no online. Por exemplo, a internet será uma importante aliada.

Use as redes sociais da sua empresa para divulgar banner, flyers sobre promoções. No caso presencial, além de deixar bem explícito em cartazes e folhetos no salão. Também, contrate pessoas para entregar panfletos na rua. Essa é uma boa maneira de atrair novos clientes e não se esqueça de fazer anúncios personalizados que tenham relação com seu público.

As estratégias de promoção para salão de beleza desempenham um papel fundamental para impulsionar o sucesso do seu negócio. Porém, para que deem certo, é essencial entender o público-alvo. Com isso, você terá informações suficientes para desenvolver promoções que estejam de acordo com o que seus clientes querem, além de atrair novos consumidores com facilidade.  

Ao adotar uma abordagem usando as estratégias de promoção para salão de beleza, você pode alcançar um público mais amplo, construir uma reputação em sua região e alcançar o sucesso a longo prazo.

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