profissão manicure profissão manicure

Profissão manicure: tudo que você precisa saber para iniciar a carreira

6 minutos para ler

O dia 14 de junho é uma data dedicada a homenagear a profissão manicure. Por esse motivo, resolvemos fazer este guia com tudo o que você precisa saber para ter sucesso nessa carreira desde o início.

Ser uma manicure envolve realizar serviços que afetam diretamente a autoestima feminina, sem contar que você ajuda a garantir o bem-estar e a saúde das unhas. Não é à toa que uma profissão como essa tem um grande significado para a rotina de muitas mulheres e, por isso, vale a pena considerar entrar nessa carreira.

Tem interesse em seguir a profissão manicure? Então, acompanhe este post e veja como dar início à carreira!

Qual é a importância da manicure para a saúde e autoestima da mulher?

Fazer as unhas, geralmente, é visto como um ato meramente estético. No entanto, na verdade, esse é um cuidado que vai além da aparência e é capaz de proteger a saúde das mãos e dos pés das pessoas.

Por meio dos cuidados com as unhas, é possível evitar diversos problemas de saúde, como micoses e infecções. Desse modo, o papel da manicure também envolve garantir a prevenção de doenças e a manutenção do bem-estar dos clientes.

Vale considerar que o dia a dia da maioria das pessoas é bastante corrido, principalmente de mulheres que têm jornadas duplas ou até mesmo triplas. Dessa forma, ir à manicure se torna uma maneira de tirar um tempo para dedicar ao autocuidado e à atenção ao próprio corpo.

As consequências disso são muito positivas para a saúde mental e para a manutenção da autoestima. Por essa razão, existe o Dia da Manicure, uma data especial para valorizar essa profissão que traz vários benefícios para a vida das pessoas.

O que é preciso para iniciar a profissão?

Gostou de entender a importância da profissão manicure na sociedade? Para dar início a uma carreira, é fundamental entender o que você precisa para se sair bem na nova jornada profissional. Assim, é possível saber as habilidades que você ainda precisa desenvolver, tal como os investimentos que devem ser feitos.

A carreira de manicure parece interessante para você? Então, a seguir, confira algumas dicas para providenciar o que você precisa para ter sucesso desde os primeiros passos!

Conheça as técnicas

A primeira coisa a fazer para se tornar uma manicure é ir em busca de conhecimento. Saber como são as técnicas para cuidar das unhas adequadamente é fundamental para dar início às atividades.

Desse modo, o indicado é realizar um curso para aprender tudo o que você precisa para se tornar uma manicure. Além disso, é importante conhecer as tendências da área para estar sempre oferecendo serviços de qualidade e agradando aos clientes.

Ofereça diferentes serviços

Esmaltação, cuticulagem, limpeza, blindagem, alongamento: são diversos os serviços que uma manicure pode oferecer ao público, e é importante ter domínio de uma grande variedade de técnicas.

Ao optar por oferecer serviços diversificados, você acaba também aumentando as chances de mais pessoas procurarem o seu trabalho. Por isso, é fundamental continuar se atualizando, participar de eventos na área e estar sempre por dentro das notícias e tendências.

Tenha materiais de qualidade

É imprescindível ter produtos para manicure de qualidade e manter os equipamentos sempre esterilizados. Isso não garante apenas bons resultados dos serviços, como também é indispensável para a higiene e segurança dos clientes e da própria manicure.

É fundamental investir em itens para o dia a dia profissional. Uma cirandinha, um carrinho para colocar os produtos que serão utilizados, além de uma mesa, prateleira ou estante para deixar à mostra os esmaltes disponíveis são apenas alguns exemplos de materiais necessários para a profissão manicure.

Tenha um bom relacionamento interpessoal

Além disso, uma palavra-chave que toda manicure precisa ter em mente é a empatia. Essa habilidade é fundamental para garantir um bom atendimento ao cliente e se preocupar sempre em oferecer soluções para atender às suas necessidades e expectativas.

Por que se tornar uma manicure?

Além de ser uma profissão necessária para muitas pessoas e de contribuir para o bem-estar feminino, existem vários motivos para se tornar uma manicure. Quer ver alguns exemplos?

Podemos começar com a possibilidade de trabalhar por conta própria. Isso permite fazer os próprios horários e gerenciar a rotina da forma que desejar. Além disso, essa oportunidade não anula as chances de integrar a equipe de um salão de beleza e ter um emprego fixo.

É possível também ser manicure nas horas vagas, como forma de aumentar a renda mensal e realizar objetivos pessoais. Afinal, após conseguir uma determinada quantidade de clientes, é possível ter uma boa rentabilidade.

Vale ressaltar também os benefícios de trabalhar diretamente com pessoas. Quem gosta de conversar e adora conhecer histórias diferentes vai amar a experiência de seguir na profissão manicure, tendo uma rotina profissional bem satisfatória.

Como é o mercado de trabalho para manicures?

Para saber se você tem mesmo interesse em seguir essa profissão, é importante ponderar também sobre os desafios. Não dá para negar que o mercado de trabalho para manicures é concorrido, pois existem diversos profissionais capacitados na área.

Por essa razão, apresentar um diferencial é indispensável. Características que colocam uma manicure em destaque são dominar técnicas mais modernas, ser uma pessoa criativa e ter uma visão empreendedora para utilizar estratégias de atração e fidelização dos clientes.

Desse modo, é preciso se empenhar para ganhar a preferência do público. Nesse contexto, ter parceria com salões de beleza, mesmo atendendo por conta própria, caprichar na escolha de produtos para unhas e oferecer serviços de qualidade são alguns fatores que podem proporcionar uma carreira de sucesso.

Agora que você entende a importância da profissão manicure, sabe como dar os primeiros passos e conhece um pouco mais sobre o mercado de trabalho para essa área, que tal começar a investir na sua carreira? Comece pesquisando sobre o assunto e conhecendo marcas em que você pode confiar para trilhar esse caminho profissional.

As dicas inspiraram você a dar início à carreira de manicure? Aproveite esta matéria para conhecer mais sobre os produtos da IAP! Cosméticos!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário