Os dias mais frios do ano já estão por aqui, mas você sabe como cuidar da pele no inverno do jeito certo? As baixas temperaturas exigem um cuidado a mais com a barreira cutânea e a hidratação, por isso, vale a pena a atenção com isso.
Durante o inverno é muito comum que problemas como ressecamento excessivo, descamação, pele sensível e avermelhada e até inchaço surjam. Mas é possível evitar tudo isso seguindo alguns cuidados essenciais!
Veja como cuidar da pele no inverno!
7 dicas para cuidar da pele no inverno
Os cuidados com a pele são importantes durante todo o ano, mas merece uma atenção a mais na época mais fria. Veja como cuidar da pele no inverno e adicione alguns passos na sua rotina de cuidados!
1. Evite tomar banhos muito quentes
Os banhos quentes são praticamente rotina durante o inverno, mas sempre que der, evite as altas temperaturas. O ideal é uma temperatura morna, mesmo em dias mais frios.
Isso porque a água quente acaba prejudicando a barreira cutânea e retirando a proteção natural da pele. Como resultado, sua pele perde mais rápido a hidratação, já que não está mais protegida.
Uma dica para driblar isso, hidrate-se assim que sair do banho, com a pele ainda úmida. Isso ajuda a reter melhor a hidratação da água que está presente ali.
2. Redobre a hidratação da pele
A hidratação da pele é importante o ano todo, mas ainda mais no tempo frio e seco. Por isso, é hora de redobrar a hidratação da pele. E nada de deixar algumas partes do corpo de fora.
Hidrate o rosto e corpo todo, inclusive pés, mãos e articulações, que tendem a ficar mais ressecadas por perderem sua hidratação para o ar, que fica muito seco no inverno. Dê atenção maior aos pés, que se ficam muito ressecados, podem causar até dor ao andar, sabia?
Hidratando a pele diariamente você consegue manter a barreira cutânea saudável, evitando descamação, feridas e vermelhidão por sensibilidade na pele. Use o hidratante pelo menos uma vez ao dia.
3. Use hidratantes mais densos
Para segurar a hidratação e umidade nas células da pele por mais tempo, é preciso criar uma boa barreira hidratante. Por isso, o ideal durante o inverno é optar por hidratantes mais densos.
Os produtos cremosos têm a função de hidratar por oclusão, ou seja, criando uma barreira oclusiva que barra a perda da umidade para o ar. É isso que faz com que sua pele fique hidratada por mais tempo mesmo com baixas temperaturas e ar seco.
O ideal é hidratar a pele pelo menos uma vez ao dia. Pode ser logo após o banho, antes de dormir ou ao acordar. No caso do rosto, hidrate de manhã e à noite, depois de uma limpeza mais sutil.
4. Troque os produtos por versão mais suaves
Outra dica é, além do hidratante, trocar também outros produtos de skincare para versões mais suaves, que podem agredir menos. Como a pele já fica ressecada durante o inverno, usar um sabonete antioleosidade, por exemplo, pode deixá-la ainda mais seca.
Muitos produtos com secativos também podem deixar a barreira cutânea ainda mais sensível. Por isso, é indicado optar por produtos para pele suave durante esse período do ano, evitando desencadear problemas com a pele.
Opte por um sabonete facial hidratante e nunca o aplique com o rosto seco. Também use ácidos com a pele devidamente hidratada, além de optar por séruns que também tenham ingredientes de hidratação. E isso vale para o corpo todo, hein?
5. Beba bastante água
O principal tipo de hidratação é a que vem de dentro para fora. Você pode usar hidratantes muito bons, mas, sem dúvidas, o que mais contribui para que as células da pele fiquem sempre hidratadas e protegidas é consumir uma boa quantidade de água todos os dias.
Com a temperatura mais baixa, a vontade de beber água diminui, o que faz com que a quantidade consumida também caia. Para manter a pele sempre bem hidratada, priorize o consumo de água, pelo menos 2 litros por dia.
Além disso, se tem o costume de se exercitar, durante o inverno é ainda mais importante manter a hidratação durante e após o treino, para manter a pele saudável após o contato com o suor também.
6. Aplique filtro solar todos os dias
Não é porque o dia está frio que o protetor solar deve ser deixado de lado. Apesar das baixas temperaturas, a incidência solar continua alta mesmo no inverno. Então, o filtro segue sendo item indispensável na rotina de cuidados com a pele, assim como em todos os períodos do ano.
Uma troca que pode ser feita é optar por produtos mais hidratantes e cremosos em vez dos protetores sequinhos. Isso porque no inverno a pele já tende a ficar mais ressecada e um produto seco pode salientar isso.
Outra dica é usar um hidratante mais denso antes do protetor solar sequinho. Assim você mantém a aparência menos oleosa do protetor, mas a pele estará hidratada. E, claro, reaplique o produto durante o dia.
7. Use umidificadores quando o tempo estiver muito seco
Quando o tempo estiver muito seco e nem mesmo os melhores hidratantes estão dando conta, é hora de usar um umidificador de ar. Com mais moléculas de água no ar, sua pele perde menos umidade para o ambiente, então se mantém hidratada por mais tempo.
Além disso, o umidificador traz mais conforto tanto para o sensitivo da pele quanto para a saúde respiratória no geral. Ter um umidificador pode fazer uma grande diferença não apenas para sua pele, mas também para a saúde.
A dica é colocar o aparelho sempre no ambiente em que estiver e deixá-lo funcionando por várias horas. Durante a noite isso pode ajudar muito a manter a umidade do ar, então é uma boa ideia utilizá-lo para dormir e garantir mais conforto e uma pele mais saudável também.
E se você tem pele oleosa, saiba que também precisa seguir esses cuidados, pois a oleosidade não é a mesma coisa de hidratação! Então, nada de abrir mão de um bom hidratante.
Gostou de saber como cuidar da pele no inverno que são indispensáveis? Siga nosso perfil nas redes sociais para ficar por dentro de outras dicas como essas!