A pele acneica é aquela que sofre frequentemente com cravos e espinhas, ou seja, tem a acne presente praticamente o tempo todo. A acne pode aparecer não apenas no rosto, mas também em outras áreas do corpo, como costas e ombros.
A acne é causada por uma combinação de fatores, incluindo excesso de produção de óleo (sebo), obstrução dos poros, proliferação de bactérias e inflamação. Dependendo do nível da acne é preciso fazer tratamentos específicos, às vezes medicamentosos, para combater essas inflamações.
Porém, uma coisa que não pode ser deixada de lado por quem tem a pele acneica é a rotina de skincare com produtos específicos para esse tipo de pele. Vamos ver os principais produtos para isso? Acompanhe!
8 produtos para cuidar da pele acneica
Cuidar diariamente da pele acneica é essencial para controlar as inflamações e evitar o surgimento de novos cravos e espinhas.
A limpeza, hidratação e proteção solar são essenciais para a saúde da pele. Mas existem também outros produtos que ajudam a diminuir as inflamações específicas de quem tem espinhas.
Por ser uma pele mais sensibilizada, é preciso utilizar produtos específicos para esse tipo de pele, além daqueles que auxiliam no combate à acne. Vamos conhecer alguns deles!
1. Sabonete líquido para pele oleosa
Um bom sabonete líquido é essencial para a rotina de skincare de qualquer pessoa, ainda mais para quem tem pele acneica. Um sabonete líquido específico para pele oleosa limpa profundamente os poros e remove o excesso de oleosidade, impurezas e bactérias, evitando o surgimento de espinhas.
Geralmente contém ingredientes suaves, mas eficazes, prevenindo assim o aparecimento de cravos e espinhas. Use o sabonete de manhã e à noite na sua rotina de skincare. À noite, se estiver com maquiagem, demaquile antes.
2. Hidratante em gel facial
Engana-se quem acha que pele com acne e oleosa não precisa ser hidratada. Na verdade, isso é essencial para manter a barreira cutânea saudável e evitar espinhas e cravos. Então, não deixe esse passo de lado e hidrate a pele todos os dias, de manhã e à noite, após a limpeza.
A dica é usar um hidratante em gel, que é uma das melhores opções para quem tem a pele oleosa e gosta da sensação de um produto leve na pele. Por não ser oleosa, garante mais conforto sem deixar a hidratação de lado. Também tem rápida absorção e não se deposita nos poros.
3. Gel secativo
Um dos melhores amigos de quem sofre com espinhas, o gel secativo é um produto com propriedades anti-inflamatórias e de secagem rápida. Ele é aplicado diretamente nas espinhas inflamadas para acelerar o processo de cicatrização e reduzir a vermelhidão.
Normalmente contém ingredientes como peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou enxofre, que ajudam a combater as bactérias e desobstruir os poros. Isso ajuda a espinha a secar mais rápido, sem deixar marcas ou manchas. Aplique à noite, apenas em cima das espinhas.
4. Adesivo secativo para espinhas
Um adesivo secativo para espinhas é um pequeno adesivo transparente que é colocado na espinha para acelerar o processo de desinflamação e cicatrização. Funciona como o gel, mas em formato de adesivo, o que também protege a espinha das impurezas externas.
É uma ótima opção para quem usa maquiagem e quer manter a região limpa. Esses adesivos geralmente contêm ingredientes como ácido salicílico ou hidrocolóides que ajudam a absorver o excesso de óleo e pus, o que acelera o processo de cicatrização.
5. Máscara facial
As máscaras faciais são tratamentos potentes e que ficam pouco tempo em contato com o rosto, mas mesmo assim trazem uma grande diferença na aparência e, no caso da pele acneica, para o combate às espinhas. É indicado fazer uma vez na semana, por exemplo.
Uma máscara facial é um tratamento que pode ter várias finalidades, como hidratação, purificação ou revitalização da pele. Para pele acneica, uma máscara de argila ou uma máscara contendo ingredientes anti-inflamatórios e antibacterianos pode ser uma ótima escolha.
6. Argilas
As argilas são ingredientes naturais muito usados em produtos de skincare devido aos seus benefícios para a pele, principalmente a oleosa e acneica. Isso porque contam com propriedades absorventes, purificantes e esfoliantes.
Ao aplicar uma máscara de argila, ela atua na absorção da oleosidade em excesso, limpando profundamente.
Além disso, as argilas desobstruem os poros, eliminando impurezas, células mortas e resíduos de óleo que podem contribuir para o desenvolvimento de acne. Use uma máscara de argila uma vez por semana para ajudar no controle da oleosidade.
7. Tônico com ácido salicílico
O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) que penetra nos poros e ajuda a remover as células mortas da pele, contribuindo para uma textura mais suave e clara. Ao fazer isso, também combate o aparecimento de cravos e espinhas, além de manter os poros desobstruídos.
A melhor forma de aplicar é usar o tônico com ácido salicílico após a limpeza para ajudar a esfoliar suavemente a pele, desobstruir os poros e prevenir a formação de cravos e espinhas. Por ser um ácido, é indicado ser utilizado à noite.
8. Protetor solar oil-free
Um protetor solar oil-free não contém ingredientes oleosos em sua fórmula, o que garante uma pele sequinha por mais tempo, o desejo de quem tem pele oleosa e com acne.
O protetor solar é um passo indispensável na rotina de cuidados com a pele e deve ser utilizado todos os dias. Além de combater o envelhecimento das células, também bloqueiam os raios solares que acabam manchando a pele no local da espinha. Ou seja, você se protege e evita manchas e cicatrizes.
Como vimos, a acne é multifatorial. Mas mantendo uma rotina de cuidados é possível diminuir muito as inflamações e os cravos, já que a barreira cutânea estará devidamente limpa, hidratada e protegida.
Por isso, comece a ter uma rotina diária de skincare, com produtos específicos para o seu tipo de pele (oleosa e com acne) e comece a ver as diferenças na sua pele e autoestima!
Quer conhecer uma gama de produtos para a pele acneica? Confira nossa gama de opções para quem quer acabar com as espinhas!