Propriedades antioxidantes, gorduras boas e rico em nutrientes: esse é o óleo de abacate, um grande aliado para a rotina de cuidados com a pele e o cabelo. Os componentes dessa substância ajudam na renovação e na manutenção das células do organismo, oferecendo tudo o que você precisa para se cuidar cada vez mais no dia a dia.
O óleo de abacate é extraído da fruta madura. Atualmente, é encontrado em diversas formas devido às propriedades medicinais. A boa notícia é que o mundo dos cosméticos também se beneficia e consegue aproveitar essas vantagens em produtos de beleza e higiene pessoal.
Quer saber o que o óleo de abacate é capaz de fazer pela sua pele e pelo seu cabelo? Acompanhe este post e confira 8 benefícios!
1. Hidratação profunda
No óleo de abacate é possível encontrar nutrientes, vitaminas e minerais importantes para a manutenção da saúde. Além disso, contém porções significativas de ômega 3, 6 e 9, que são consideradas gorduras boas.
Mas o que isso tem a ver com a saúde da pele e dos cabelos? Tudo! Essas gorduras ajudam na nutrição, revitalização e hidratação, reforçando a camada protetora dérmica e capilar, impedindo a perda de água.
O resultado disso são cabelos e pele mais hidratados, com maciez, brilho, nutrição, beleza e saúde. O óleo de abacate é ainda mais indicado para quem tem tendência a ressecamento dos fios ou da pele.
2. Antienvelhecimento
O óleo de abacate também contém vitamina E e fitonutrientes com propriedades antioxidantes. Com isso, tem recursos para combater o excesso de radicais livres, que são os principais fatores que estimulam o envelhecimento precoce.
Isso significa que produtos com óleo de abacate ajudam na prevenção ao envelhecimento precoce e aos danos às células. Desse modo, é possível desfrutar de uma pele mais jovem, saudável e hidratada.
3. Melhora da elasticidade da pele
A gordura natural do óleo de abacate também é muito útil para melhorar a elasticidade da pele. Com mais proteção e hidratação, as fibras se tornam mais flexíveis, o que é uma vantagem para combater estrias, rugas, linhas finas e celulite.
Além disso, os nutrientes desse composto ajudam no estímulo da produção de colágeno. Ou seja, com ingredientes como o óleo de abacate nos produtos do dia a dia, você tem de tudo para ter uma pele mais saudável e mais firme.
4. Propriedades anti-inflamatórias
Até mesmo quem sofre com acne, coceiras ou irritação na pele pode se beneficiar do óleo de abacate. O composto conta com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar a vermelhidão e a irritação causada por cravos e espinhas.
Além disso, os ácidos graxos do óleo atuam no controle da produção excessiva de oleosidade na pele, assim como ajudam na hidratação. Desse modo, é possível prevenir o surgimento de espinhas e cravos.
5. Nutrição dos fios
O óleo de abacate também apresenta ação umectante, o que é de muita utilidade para manter os fios mais nutridos. Para quem está com o cabelo quebradiço e as madeixas ressecadas, é possível aplicar o composto puro para potencializar os resultados.
Quando chegar o dia da nutrição no cronograma capilar, use o óleo de abacate puro nos cabelos e deixe agir ao longo da noite, dormindo com o produto aplicado. Ao aplicar e após acordar, massageie o couro cabeludo por cerca de 10 minutos para garantir a ação umectante.
Depois disso, na manhã seguinte, enxágue e finalize conforme a sua rotina de cuidados com os cabelos. Logo de início será possível perceber os fios mais macios e brilhantes. Ao aplicar mais vezes, é possível combater a fragilidade e aumentar a resistência das madeixas.
6. Reparo de danos
Acabamos de ver que o abacate é um aliado no reparo de danos nas fibras capilares, oferecendo mais nutrição para os fios. No entanto, não para por aí! O óleo é um grande aliado para melhorar o aspecto da pele, principalmente em áreas muito ressecadas.
Sabe aquela parte do calcanhar que fica sempre áspera? Esfoliar os pés e aplicar um pouco do óleo, massageando bem, pode ajudar a reparar os danos. O mesmo vale para quem sente os cotovelos ásperos e acinzentados.
Quando notar que a pele está mais seca que o normal, como durante o inverno ou após se bronzear demais, também é possível aplicar o óleo de abacate para ajudar no reparo dos danos. O produto é versátil e pode fazer parte de diversos momentos da sua vida.
7. Redução de quebras e pontas duplas
O óleo, como vimos, ajuda a nutrir os fios. Isso, por si só, é de grande ajuda para diminuir a fragilidade capilar e combater as quebras, principalmente em cabelos que acabaram de passar por um procedimento químico ou tintura.
Além disso, as gorduras do óleo de abacate ajudam no combate às pontas duplas. Isso porque ajudam a hidratar os fios e, principalmente, selar as cutículas, auxiliando muito na finalização e na proteção das extremidades do cabelo.
8. Incentivo ao crescimento
Se o óleo de abacate é capaz de ajudar na hidratação e na nutrição dos fios, ele facilmente auxilia o crescimento do cabelo. No entanto, isso não acontece apenas pela função hidratante e nutritiva do composto no cronograma capilar.
A composição do óleo de abacate é bastante rica em vitaminas boas para os cabelos, como A, B1, B2, C e D, que estimulam a renovação celular. Com isso, é possível combater as quedas e as quebras dos fios, favorecendo o crescimento saudável das madeixas.
O composto pode ser usado diretamente nos fios, mas também pode estar presente nas fórmulas de shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento. Se desejar, você pode colocar algumas gotas do óleo nos seus cremes para aproveitar os efeitos do abacate no crescimento capilar.
Em geral, tanto a pele quanto os cabelos se tornam muito mais saudáveis, fortes e brilhantes com a presença do óleo de abacate. Aproveitar ingredientes naturais para potencializar os resultados nos seus cuidados com a beleza e a higiene pessoal e ajudar ainda na prevenção de alergias e irritações. Portanto, vale a pena desfrutar de todas essas vantagens que o fruto promove.
Curtiu o post? Conte com a IAP Cosméticos e encontre os melhores produtos para a sua rotina de cuidados pessoais!