melhores bases para pele melhores bases para pele

Quais as melhores bases para pele e como escolher?

6 minutos para ler

Encontrar as melhores bases para pele aparenta ser um sonho distante. Devido à quantidade de opções no mercado, parece um desafio descobrir a ideal. Com as dicas certas, não tem como errar na hora de escolher esse item tão importante para a maquiagem.

Na hora de preparar a maquiagem, a parte mais importante é a uniformização do rosto, que tem o poder de disfarçar imperfeições e manchas. Com isso, um dos itens fundamentais para essa etapa é a base. Existem diversas variações no mercado, as quais podem ser diferenciadas entre líquida, pó, bastão, spray e mousse, por exemplo.

Conhecer o próprio rosto e entender os benefícios de cada um desses produtos são alguns pontos principais na hora de escolher uma base para maquiagem. Quer saber como encontrar as melhores bases para pele? Confira a seguir!

Tipo de pele e composição

As características de cada pele influenciam diretamente na forma como a base se comportará no seu rosto. Por isso, é tão importante saber o seu tipo a fim de escolher o produto específico para o acabamento perfeito da sua maquiagem.

Os tipos de pele variam entre seca, oleosa, mista e normal:

  • Pele seca — mais rígida e, em algumas situações, tem áreas descamadas, vermelhas e ásperas. Nesse caso, é importante investir em bases líquidas, cremosas e hidratantes;
  • Oleosa — aparência de brilho intenso e sensação gordurosa. Sendo assim, optar por bases matte, oil free e fluidas, é o mais recomendável;
  • Normal — nem oleosa, nem seca. Essa pele combina com os diversos tipos de base;
  • Mista — oleosa na região T (testa, nariz e queixo) e seca ou normal nas demais regiões. Nessa situação, o ideal é investir em bases com efeito matte e optar por passar o pó translúcido na região oleosa.

Tom

É comum testar o tom da base no braço e no dorso da mão. Porém, não é o ideal porque, muitas vezes, a cor do rosto se diferencia das demais regiões do corpo. Dessa forma, a chance de escolher uma tonalidade muito clara ou escura é grande. O tom principal da pele é aquele mais notável que varia entre claro, médio e escuro.

Teste a base no queixo, no pescoço ou nas bochechas. A que desaparecer na sua pele é a ideal! Lembre-se de sempre testá-la direto no rosto. Por mais que a base na embalagem pareça fazer a combinação perfeita com o seu tom, ela pode mudar de cor ao entrar em contato com a pele. Isso acontece porque ela oxida quando é exposta ao ar. Por isso, é importante esperar algum tempo para analisá-la.

Subtom

O subtom é a cor do fundo da pele, por isso não é percebido imediatamente. Saber o seu é importante para entender qual é a base de maquiagem ideal. Ele é divido em três tipos: frio, quente e neutro.

  • Subtom frio: se a sua pele é mais fria, ou seja, puxa para o tom rosado, essa será a pigmentação principal da sua base;
  • Subtom quente: já o quente puxa para uma pele mais amarelada e dourada, logo a pigmentação da base deverá ser mais amarelada.

Teste os dois tons de base, com pigmentação amarelada ou rosada, uma de cada lado e veja qual fica melhor. Dessa forma, ficará mais fácil de identificar o seu subtom.

Outra dica para descobrir o seu subtom, é olhar a coloração das suas veias do antebraço sob a luz natural. Se forem azuis ou roxas, ele provavelmente é frio. Caso aparentem as cores verdes ou amarronzadas, é porque sua pele pode ter o subtom quente. Agora se variar entre verdes e azuis, indica o subtom neutro.

Textura

Um dos principais truques de uso de base facial é a escolha da textura. Assim que você entende seu tipo de pele, fica mais fácil de escolhê-la. Confira:

  • Líquida — ideal para peles secas e normais. Tem fácil aplicação e a duração é maior;
  • Pó — a durabilidade é maior em peles oleosas. Esse tipo de base absorve o brilho e não tem o perigo de escorrer;
  • Creme — indicado apenas para peles normais. Tem cobertura alta e disfarça imperfeições. Não é recomendado para outros tipos de pele, pois pode transferir em peles oleosas ou craquelar em peles secas;
  • Mousse — tem aspecto natural e bem leve no rosto. Pode ser usado em qualquer tipo de pele, porém não é eficaz na cobertura de imperfeições intensas.

Cobertura

Não sabe como escolher entre o bb cream e a base? Saiba que a cobertura é o grande diferencial entre elas. A base com a camada perfeita é aquela que atende aos seus objetivos. Entre elas, existem as coberturas leve, média e alta.

Se você prefere uma maquiagem básica no dia a dia, prefira bases com cobertura leve, como os bb creams. Eles deixam a pele uniforme e com aparência mais natural. No entanto, não é recomendável para esconder acnes ou olheiras e, dependendo do produto, pode ser necessário o retoque no decorrer do dia.

Já a cobertura média é recomendada para uma maquiagem um pouco mais elaborada, mas ainda com um toque natural. Ela é ideal para corrigir acnes, manchas e olheiras de forma leve.

Por último, a base de cobertura alta, que é importante para maquiagens mais profissionais, destinadas a eventos ou festas, por exemplo. Tem alto poder de cobertura e, dependendo do produto e da aplicação, cobre até as manchas mais escuras, além de aparentar uma pele aveludada.

Composição

A composição da base é um fator importante na hora da sua escolha. Assim, você evitará que certo componente piore os problemas de oleosidade ou obstrução de poros. Dessa forma, produtos livres de óleos são importantes para evitar esses tipos de problemas. Além disso, mantêm a pele com brilho controlado e sequinha. Outros fatores que devem ser levados em conta são produtos com componentes naturais e hipoalergênicos.

Acabamento

O acabamento é o toque final para uma pele perfeita. Bases matte dão um aspecto de pele sequinha e com menos brilho; as acetinadas criam um aspecto mais brilhoso nas peles secas; as bb creams são apenas para uniformizar e cobrir imperfeições leves.

O acabamento natural fica invisível sobre a pele, deixando-a tratada e aparentando não ter nenhum produto. Já as bases HD são perfeitas para usar em filmagens de alta definição, como na televisão. Afinal, a sua alta cobertura deixa um acabamento aveludado, natural e cobre imperfeições.

Escolher as melhores bases para pele é uma tarefa bem fácil quando sabemos sobre os pontos principais abordados nesta matéria. Lembre-se de optar por produtos de qualidade e de marcas que se preocupam com você.

Não sabe por onde começar? Conheça os produtos da IAP! Cosméticos! Nossas lojas oferecem marcas para maquiagens, tratamento capilar, coloração, transformação e muito mais para renovar a sua beleza e bem-estar.

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário