melhorar a autoestima melhorar a autoestima

Como melhorar a autoestima e se sentir poderosa agora!

6 minutos para ler

Você está dedicando a atenção necessária a si? Destinar um momento de autocuidado melhora a autoestima e mostra que você é digna do seu tempo. Contudo, algumas ações do dia a dia, como trabalho, cuidados domésticos e familiares, atrapalham no relacionamento consigo.

A autoestima é a visão que temos de nós, o que muitas vezes pode ser boa ou ruim. Quando ela está baixa, pode gerar comportamentos autodestrutivos. Por isso, ignorar as suas necessidades e desejos, assim como desistir de manter a beleza com medo de não alcançar os “padrões”, prejudica o bem-estar e, consequentemente, a qualidade de vida.

Sobretudo, a mente é a principal responsável quando falamos sobre autoestima. Dessa forma, trabalhar a autoanálise é uma ótima opção para se conhecer e entender sobre seus pontos fortes, fracos e limites. Assim, dá para lidar melhor com o espelho e se sentir poderosa.

Pensando nisso, fizemos esta matéria para ajudar você a melhorar a autoestima, se sentir poderosa e, com isso, viver mais feliz. Confira!

Por que a autoestima e o amor-próprio são importantes?

A autoestima está presente em cada ação do cotidiano. Desde a maneira que nos vemos, a forma com que lidamos com o corpo, como condicionamos nossos objetivos e metas ou a maneira que tratamos as outras pessoas. Praticar o amor-próprio é tornar você mesmo a pessoa mais importante na sua vida e ser responsável pelo que acontece nela.

Dessa maneira, o amor-próprio e a autoestima possibilitam identificar e abrir mão de tudo o que não faz bem a você. É uma forma de aprender a lidar com as emoções e a não aceitar menos do que merece. Praticar o autoconhecimento aumenta a confiança e desenvolve a resistência às críticas não construtivas.

O que fazer para aumentar a autoestima?

A autoestima é muito importante para qualquer pessoa, em especial as mulheres. Isso porque as principais dificuldades de elevar esse amor-próprio estão relacionadas a um “padrão” de beleza inalcançável imposto para esse público. Um autoconceito negativo pode deixar difíceis até as tarefas mais simples do dia a dia.

Pensando nisso, separamos dicas que podem ajudar melhorar a autoestima e a fazer toda a diferença para o seu amor-próprio.

Exerça o autoconhecimento

Primeiramente, é importante buscar o autoconhecimento. Essa não é uma tarefa fácil: demanda tempo e reflexão. Existem diversas formas de alcançar esse objetivo e, claro, varia de pessoa para pessoa. Dessa maneira, entre alguns exemplos, estão:

  • Meditar;
  • Fazer ioga;
  • Viajar sozinha;
  • Ler um livro;
  • Conversar com alguém de confiança;
  • Fazer um curso do seu interesse;
  • Em especial, fazer terapia.

Dessa maneira, você conhecerá a própria personalidade e ficará mais fácil lidar com a vida, além de contribuir para evolução pessoal.

Cuide dos cabelos

Qual mulher nunca passou por uma crise com os cabelos? É comum que isso aconteça, principalmente quando a autoestima está baixa. Isso porque essa insatisfação interfere de forma negativa no psicológico. Essa parte do corpo tem uma ligação com a identidade, estilo, humor e empoderamento.

Dessa forma, cuidar dos fios com uma boa hidratação ou até fazer uma mudança no estilo deles pode ajudar na autoestima. Um cabelo que agrade o seu gosto com certeza vai contribuir com o amor-próprio.

Trate a sua pele

Uma rotina de cuidados com a pele é fundamental para melhorar a autoestima. Essa é uma parte muito aparente do corpo e, por isso, está ligada à maneira como nos vemos e nos relacionamos. Em determinados momentos, uma simples mancha pode atrapalhar tudo naquele dia.

Para essa sensação não ser frequente, mantenha os tratamentos básicos com a pele:

  • Hidratação;
  • Alimentação saudável;
  • Boa noite de sono;
  • Proteção solar;
  • Esfoliação;
  • Limpeza;
  • Uso de produtos de qualidade.

Tenha as unhas bonitas e saudáveis

Manter as unhas bonitas e saudáveis é muito mais que vaidade, tornou-se necessidade. Ignorar essa parte do corpo acaba interferindo na aparência e, consequentemente, na autoestima. Além disso, ela pode indicar sinais sobre a sua saúde.

Dedicar um momento para cuidar das mãos é uma maneira de demonstrar que você é digna do seu tempo. Então, não deixe de visitar a manicure regularmente ou até mesmo fazer as unahs em casa.

Faça algo de que goste

Outra maneira de cuidar do emocional é fazer algo de que realmente gosta. Sendo assim, tirar um tempo para uma atividade do seu interesse, cuidar da saúde ou até ver o tempo passar são formas de melhorar a autoestima. Esse é um ato de autocuidado, trazendo à tona todas aquelas promessas pessoais que foram deixadas para depois. Assim, você terá de volta a alegria de viver.

Pratique alguma atividade física

Para melhorar a qualidade de vida, a prática de exercícios físicos será um grande diferencial. Manter essas atividades frequentemente ajuda na disposição, evita doenças e contribui para um corpo mais saudável. Além disso, essa prática beneficia a mente, melhorando a autoestima e o cuidado pessoal.

Por isso, dedique ao menos 30 minutos do seu dia para praticar alguma atividade física: dance, caminhe, levante peso adequadamente etc.

Conheça melhor o seu corpo

Conhecer o próprio corpo é fundamental para entender os seus limites. Seja para fazer uma atividade física, se relacionar sexualmente, saber o que pode comer ou beber, entre outros.

Por isso, observe os sinais que seu corpo dá e vá ao médico com frequência para fazer check-ups. Assim, você terá a opinião de um profissional sobre como o seu organismo se comporta, além de receber dicas de como cuidar da saúde.

Como o autocuidado aumenta sua confiança e amor-próprio?

Pequenas ações de carinho e rotinas de cuidado farão toda a diferença no seu dia a dia. Quanto mais praticar o autocuidado e o autoconhecimento, mais descobrirá o quanto isso tudo tem significado para você e para sua vida. Consequentemente, essas atitudes terão resultado no seu amor-próprio e confiança.

Portanto, defina ações concretas, seja fazendo terapia, realizando atividades físicas, indo ao salão de beleza, cuidando dos cabelos, pele, unhas em casa e até mesmo lendo um livro etc. Arrisque-se, faça planos e cumpra-os aos poucos, não precisa ser nada grandioso, mas que signifique algo para você. Com o tempo, você conseguirá melhorar a autoestima e se sentir ainda mais poderosa.

Agora que já marcou esse compromisso de autocuidado com você mesma, que tal ajudar outras mulheres a se descobrirem? Compartilhe esta matéria nas suas redes sociais agora mesmo!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário