Massagem capilar: como oferecer para os clientes do salão? Massagem capilar: como oferecer para os clientes do salão?

Massagem capilar: como oferecer para os clientes do salão?

6 minutos para ler

A massagem capilar é uma técnica que ajuda na saúde dos cabelos e no bem-estar das pessoas. Dessa forma, é um serviço que o salão de beleza pode proporcionar aos clientes, para melhorar a experiência, agregar valor, fidelizar e atrair clientes.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é esse tipo de massagem, como funciona, quais os benefícios que ela proporciona e como oferecê-la aos seus clientes. Confira e saiba mais!

O que é massagem capilar?

A massagem capilar é uma técnica milenar que não se limita apenas à aplicação de produtos nos cabelos. Ela trabalha com movimentos firmes e delicados, com foco no couro cabeludo, que se estende ao longo dos fios. Dessa forma, promove uma sinergia única entre revitalização e relaxamento.

A técnica utiliza aparelhos ou os dedos para pressionar determinadas regiões do couro cabeludo. O objetivo é estimular as terminações nervosas e a microcirculação sanguínea. Por meio dessa estimulação, a massagem nutre as raízes, estimulando o crescimento saudável dos fios.

Como funciona a massagem capilar

A massagem capilar é realizada em movimentos circulares com a ponta dos dedos (jamais com as unhas), estimulando toda a região da cabeça. Esses movimentos aumentam o fluxo sanguíneo, proporcionando melhor oxigenação e nutrição para a raiz dos cabelos.

Os principais pontos massageados são a região frontal da cabeça, as têmporas e a nuca, quase chegando ao pescoço. Neles ficam localizados os ductos linfáticos focados durante a massagem para ativar a circulação e proporcionar um bem-estar geral.

Quais são os benefícios da massagem capilar?

Originalmente, a técnica de massagem capilar vem sendo utilizada há muito tempo pela medicina holística, como terapia complementar para o tratamento das dores e demais sintomas relacionados ao estresse.

Dessa forma, essa prática está diretamente relacionada à saúde mental e ao bem-estar físico. Isso é possível porque os movimentos no couro cabeludo proporcionam uma sensação de prazer, relaxamento e tranquilidade física e mental, ao estimular a liberação da serotonina, o hormônio da felicidade.

Mas esse bem-estar não se limita ao tempo da massagem. Ele se prolonga pelo resto do dia (e até no dia seguinte), dissipando tensões, estresse, dores de cabeça e cansaço físico e mental. Isso porque a massagem reduz significativamente a quantidade de hormônios associados ao estresse, como a noradrenalina, a adrenalina e o cortisol.

Benefícios para os cabelos

A massagem capilar também é uma aliada poderosa na absorção de nutrientes dos produtos capilares, potencializando os benefícios dos tratamentos oferecidos em salões de beleza. Dessa forma, quando realizada periodicamente, a prática pode aumentar cerca 1 cm no crescimento natural dos cabelos.

Isso porque o estímulo criado por meio de movimentos calculados, facilita o transporte dos nutrientes até o fio, devido à melhora na circulação sanguínea do couro cabeludo. Com isso, o cabelo ganha um aspecto saudável, força e rapidez no crescimento. Os fios ficam mais grossos e ocorre uma significativa redução na queda dos cabelos.

Os benefícios da massagem capilar para a saúde dos cabelos já foram comprovados por diversos estudos. Exemplo disso, é uma pesquisa japonesa, publicada em 2016, que concluiu que a massagem padronizada aumentou a espessura do cabelo.

Como oferecer para os clientes do salão de beleza?

A sessão de massagem capilar pode ser oferecida como uma cortesia do salão, agregando valor aos serviços de lavagem e corte de cabelos e à experiência do cliente. Caso prefira, a massagem também pode ser realizada de maneira isolada, cobrada à parte.

A técnica deve ser aplicada antes da lavagem dos cabelos, por 5 minutos, com movimentos firmes, lentos, circulares e contínuos. A seguir, veja como aplicá-la:

  • preparação da cliente — acomode a pessoa confortavelmente na cadeira e peça para que ela feche os olhos e relaxe;
  • escolha o produto — há diversas opções para usar na massagem capilar, como cremes restauradores, séruns à base de hidratantes que equilibram o couro cabeludo e óleos essenciais, como o de alecrim, que estimula e acelera o crescimento do cabelo;
  • aplicação do produto — aplique o produto na palma das mãos e friccione uma na outra para aquecer o produto e gerar calor nas mãos;
  • movimentos de massagem — inicie na parte superior da cabeça massageando com as pontas dos dedos em movimentos circulares. Sem tirar as mãos, deslize os dedos para as têmporas e depois para atrás das orelhas. Finalize pressionando a nuca suavemente.

Você também pode continuar com a massagem deslizando os dedos em movimentos circulares pelo pescoço e terminando nos ombros. Depois, proceda à lavagem normal dos cabelos.

Quanto à frequência, o mais indicado é realizar o procedimento intercalando-o em duas a três vezes na semana, até completar 1 mês. Para potencializar o tratamento, a massagem pode ser complementada com outras terapias capilares, como aromaterapia, detox capilar, argiloterapia, microagulhamento e alta frequência.

Como divulgar o serviço de massagem capilar do seu salão?

Para divulgar o serviço de massagem capilar do seu salão, você pode utilizar suas redes sociais e seguir as técnicas de marketing digital para um maior alcance de público. O serviço pode ser anunciado como complemento a outros tipos de procedimentos, como os de massagem corporal, spa day ou mesmo como promoção de alguma data oficial.

O importante, é deixar claro aos clientes que essa massagem pode estimular a saúde dos cabelos e, ao mesmo tempo, proporcionar o relaxamento físico e mental. É um verdadeiro carinho que agrega valor à experiência dos clientes.

Não se esqueça também de divulgar os benefícios que essa prática proporciona, como:

  • estimula a microcirculação sanguínea;
  • promove o crescimento capilar;
  • alivia o estresse e o cansaço físico e mental;
  • aumenta a densidade dos fios, deixando o cabelo mais grosso e avolumado;
  • potencializa os tratamentos capilares.

Como você pôde ver, a massagem capilar é uma técnica que proporciona mais saúde e beleza aos cabelos, além de proporcionar um bem-estar físico e mental à pessoa que a recebe. Esperamos que as informações trazidas neste post ajudem a atrair e fidelizar clientes com esse serviço, levando o seu estabelecimento a um novo patamar.

Se gostou deste artigo e quer continuar acompanhando as nossas publicações, curta a nossa página no Facebook!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário