Fulani Braids Fulani Braids

Fulani Braids: conheça essa tendência poderosa e ancestral

7 minutos para ler

As tranças Fulani também que são conhecidas como tranças tribais estão se tornando cada vez mais populares no Brasil. Com o aumento da busca por estilos de cabelo com raízes africanas, esta modalidade tribal está recebendo toda a atenção de empreendedores do ramo da beleza. Os cabeleireiros podem usá-la para fazer penteados diferentes e criativos em seu salão.

Você pode criar opções distintas das Fulani Braids tradicionais para agregar valor e elegância aos seus próprios estilos. Ao oferecer esse serviço, o profissional pode se surpreender ao receber muitas perguntas sobre os penteados e os cuidados que ele exige no decorrer dos dias. Basta aprender a fazer as tranças simples, clássicas ou complexas para atrair clientes.

Deseja descobrir mais detalhes sobre a tendência das Fulani Braids? Continue lendo este conteúdo e fique por dentro! 

Entenda a origem e significado das Fulani Braids

A origem do estilo Fulani Braids está associada a um grupo étnico da África Ocidental conhecido como Fulani. As tribos vivem também em algumas áreas orientais do continente africano e fazem tranças estilizadas com padrões exclusivos variando entre madeixas finas a médias firmemente trançadas. Os grupos vivem na Nigéria, Sahel, Senegal, Níger e Mali.

Sendo assim, as tranças Fulani são originárias do povo africano, uma tribo nômade e pastoril. Inicialmente, as madeixas eram trançadas para formar no mínimo cinco tranças que ficavam penduradas ou enroladas nas laterais antes de darem origem a um coque no centro da cabeça. Hoje, a estética desse penteado difere por região.

As Fulani Braids foram usadas durante séculos para identificar grupos tribais, simbolizar origem étnica, estado civil e status social dessas pessoas. As mulheres decoravam as tranças com enfeites, incluindo búzios, miçangas e outros detalhes de metal. Os estilos desempenharam papéis essenciais em várias cerimônias e rituais, inclusive em práticas de maioridade e casamentos. 

Confira os cuidados específicos para quem usa essas tranças

Os penteados com tranças Fulani fazem parte de um estilo protetor dos fios capilares. Ao trabalhar com essa categoria no seu salão de beleza, perceberá que ela beneficia os cabelos quando os trançados forem feitos corretamente. Para obter os melhores resultados, você precisa fornecer dicas para suas clientes, incluindo cuidados que antecedem o procedimento.

Máscara capilar

Os cabelos devem ser lavados normalmente alguns dias antes de fazer o penteado com shampoo e condicionador para os fios crespos ou cacheados. Um dia antes de fazer o penteado, as clientes podem usar uma máscara capilar para tratamento, se desejarem. Explique que isso ajuda a reter a umidade e evitar coceira no couro cabeludo após a conclusão do look.

Fronha de cetim

No dia de fazer a Fulani Braids, certifique-se de que o cabelo está limpo, seco e hidratado antes de trançar. Após terminar as tranças, indique para as suas clientes o uso de fronhas de cetim ou lenços de seda para enrolar e proteger os fios durante a noite. Com esse cuidado, elas vão evitar frizz, danos e perda da umidade.

Hidratação

Indique a aplicação de um condicionador sem enxágue para hidratar as tranças, evitar o ressecamento e a quebra. Quem adota esse estilo pode passar semanas sem lavar os cabelos. No entanto, entre as lavagens, é fundamental manter os fios limpos e hidratados. Se a cliente faz exercícios físicos, precisa usar toucas protetoras e sprays anti-coceira.

Reações alérgicas

As tranças mais apertadas podem causar dores em áreas sensíveis da cabeça, como testa e topo. A dor normalmente desaparecerá após o terceiro dia. Mas se a cliente sentir queimação ou coceira intensa, pode estar sentindo uma reação alérgica aos produtos escolhidos ou às extensões de cabelo. Nesse caso, é indicado remover o penteado. 

Produtos relaxantes

Os tratamentos relaxantes expõem os fios ao estresse. E se você fizer as tranças logo após a sua aplicação, pode causar mais danos aos cabelos. Faça as Fulani Braids somente depois de algumas semanas quando perceber o crescimento das madeixas. Esse cuidado garantirá que a raiz seja grossa o suficiente para sustentar o peso dos trançados sem quebrar. 

Descubra como adotar esse estilo de forma autêntica

Certifique-se de ter em seu salão de beleza todos os suprimentos necessários, por exemplo, clipes, produtos para modelar cabelos cacheados de sua escolha, acessórios e detalhes ornamentais. Os profissionais vão precisar de prática e dedos ágeis para economizar tempo em curto, médio e longo prazo. Veja a seguir algumas dicas para utilizar esse estilo no seu empreendimento!

Estilos diferenciados

Fulani Braids são penteados que geralmente apresentam trancinhas na frente e atrás da cabeça com ou sem detalhes ornamentais. Escolha padrões exclusivos que contenham tranças finas ou médias bem trançadas. Um exemplo de estilo inclui uma pequena trança colocada no centro da cabeça e as demais voltadas para as laterais da cabeça.

Tranças com cachos

Para criar tranças Fulani com cachos, você conseguirá criar visuais perfeitos para as suas clientes. Divida os cabelos com grampos antes de começar o penteado para facilitar a manipulação das madeixas cacheadas. Permita que as clientes escolham os acessórios favoritos.

Tranças traseiras

Tecnicamente, é possível fazer as tranças sem nós na parte de trás da cabeça ou pequenas em trancinhas na região frontal. Comece pelas costas prendendo o cabelo em 4 mechas, use técnicas de controle de bordas e crie linhas nítidas. Separe cada mecha em três partes e comece a trançar. Para complementar, adicione as miçangas.

Tranças na frente

Outra possibilidade é adicionar tranças para a frente após terminar a primeira seção principal com trancinhas frontais ou traseiras. Embora alguns profissionais acreditem que essa alternativa seja fundamental dos penteados Fulani Braids, porém, elas são opcionais e feitas somente se a cliente achar interessante.

Junte uma mecha de cabelo acima e atrás das orelhas para começar a transar aplicando um método de separação de pontos. Avance em direção ao rosto em vez de mover o penteado em direção à parte de trás da cabeça. Complete a trança e perceberá que ela ficará pendurada na frente da orelha, criando um visual elegante e lindo.

Tranças superiores e laterais

Faça as tranças superiores e laterais se quiser trabalhar com o estilo clássico. Inicie dividindo os cabelos do modo que quiser usando clipes e crie as trancinhas na lateral ou no topo da cabeça. Trabalhe uma mecha de cada vez criando Fulani Braids retas e repartidas ao meio para dar um toque tradicional e exercitar a sua criatividade.

Agora você já conhece a tendência Fulani Braids que é poderosa e ancestral! Elas são mais do que uma simples moda por fazerem parte da criação de identidades e de expressões culturais. Aproveite esse estilo protetor para manter os fios das suas clientes protegidos, bonitos e saudáveis, indicando os cuidados essenciais para que não sejam danificados.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe estas informações nas suas redes sociais para atrair mais clientes!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário