O frizz pode afetar qualquer tipo de cabelo, mas ele atrapalha muito mais as mulheres que têm os fios cacheados. Ele cria uma aparência irregular que não é atrativa e influencia na beleza feminina, não importa se os seus cachos são pouco ou muito definidos. Em algum momento da vida, essas irregularidades aparecem e precisam ser eliminadas.
A maioria das pessoas percebe algum nível de frizz no cabelo cacheado ao olhar no espelho ou ao observar os fios. Existem diversas maneiras ou indicações para solucionar o problema e manter os cachos perfeitos, sem parecerem molhados ou pegajosos. Neste post, vamos explicar a sua causa e dar dicas para controlá-lo eficientemente.
Gostaria de obter dicas de como controlar e diminuir o frizz no cabelo cacheado? Acompanhe a leitura!
Compreenda o que é frizz em cabelos cacheados
Frizz é o cabelo desalinhado, ou seja, os fios que não se alinham com os outros. Ao contrário, eles se levantam ou se enrolam de modo independente e, consequentemente, criam uma textura irregular. As mulheres que preferem cabelos lisos percebem esse aspecto facilmente ao identificar fios salientes ao longo do comprimento dos cabelos.
Nos cabelos cacheados, o frizz não permite que os fios de cabelo fiquem alinhados com os outros e atrapalha a definição das ondas ou cachos. Sendo assim, trata-se de uma característica que não é exclusiva de quem tem cachos, pois surgem em cabelos com textura afro, ondulados, crespos, lisos, secos, mistos ou oleosos.
Entenda o que causa o frizz no cabelo cacheado
A principal causa do frizz é a falta de umidade que ocorre quando o ar está úmido ou quando os fios ficam ásperos. A camada externa do cabelo começa a absorver a água do ambiente, fazendo com que o fio se expanda. Os cabelos precisam estar úmidos e hidratados. Veja a seguir o que pode causar essa aparência irregular!
Uso de produtos químicos
Os cabelos danificados são menos saudáveis do que os demais fios. Alguns produtos químicos usados para fazer penteados ou alterações podem causar lascamento da cutícula, quebra e outros danos que aumentam o frizz. O uso de produtos relaxantes ou químicos agressivos para desfazer os cachos também trazem consequências se você não tomar os cuidados necessários.
Genética
A genética também influencia pessoas que têm cabelos ondulados ou cacheados que não formam um padrão consistente e claramente definido. Normalmente alguns tipos de cabelos não possuem definição natural de cachos, podem parecer crespos e, às vezes, parecem estar danificados. É importante ter cuidado ao pentear ou escovar para retirar os nós e evitar que ele se expanda.
Umidade
Em ambientes úmidos, a umidade é absorvida pelos fios e penetra na haste do cabelo, fazendo com que inchem. Os cabelos são compostos por diferentes tipos de proteínas que conseguem absorver a água do ar e que incham de maneira distinta. Elas torcem e dobram as madeixas que ficam com um padrão irregular.
Saiba como controlar o frizz no cabelo cacheado
Os cachos secos, quebradiços e danificados são mais propensos ao frizz. Por isso, você precisa descobrir por que os seus cabelos estão desalinhados e o que precisa ser feito para consertar isso. Em alguns casos, as madeixas precisam de um corte ou talvez seja necessário substituir um produto. Observe abaixo algumas dicas essenciais para o controle desse aspecto!
Considere as necessidades dos seus fios
Investigue os ingredientes dos produtos que está utilizando, por exemplo, se contiver sulfatos, parabenos, surfactantes e fragrâncias artificiais, talvez tenham que ser trocados por outros. Procure fórmulas que contenham ingredientes que vão hidratar os seus cabelos, como glicerina, água, mel e sorbitol. Aplique uma pequena quantidade de creme nas palmas das mãos e distribua uniformemente.
Lave com água morna ou fria
Não lave os seus cabelos com água quente. Dê preferência para a água fria ou morna e utilize um shampoo hidratante, que não ressecará extremamente os fios. Alguns shampoos são agressivos na hora de limpar e remover sujeira, impurezas e detritos do cabelo. Escolha uma fórmula suave e que ofereça uma hidratação adicional aos seus cachos.
Após entrar no chuveiro, pode levar alguns minutos até que você molhe completamente o cabelo. Coloque um pouco de shampoo nas mãos e aplique-o na raiz. Não é recomendado aplicar esse produto nas pontas dos fios, pois é nessa região que se desenvolve o frizz. Não misture os cabelos no topo da cabeça para evitar emaranhados.
Prefira o pente de madeira
Quanto mais os cachos secos forem escovados ou manipulados, mais frizz eles vão criar. Após lavar o cabelo, por exemplo, procure separar as madeixas com os dedos, sem exagerar. Se preferir, use um pente de madeira com dentes largos antes de aplicar outros produtos para domar o frizz e definir os caracóis.
Uma boa opção para quem precisa pentear os fios sem lavar é umedecer os cabelos com água e aplicar um condicionador sem enxágue ou creme para cachos. Depois disso, é só amassar o cabelo com as mãos e usar um difusor no secador para secar com pouco calor.
Finalize com óleos capilares
As empresas de produtos para os cabelos já formularam soluções para resolver o problema do frizz e disponibilizam uma ampla variedade de produtos. Um dos produtos mais indicados e fáceis de encontrar é o óleo capilar utilizado após o enxágue. Esse componente é obrigatório para quem tem excesso de fios irregulares.
Aposte na hidratação noturna
Aplique um hidratante sem enxágue antes de dormir para ter uma dose extra de hidratação e para fortalecer potencialmente os fios. Enquanto você descansa, os fios vão aproveitar ao máximo o produto que terá tempo de penetrar profundamente na haste do cabelo. Por outro lado, durante a noite, os cabelos não são expostos ao calor, vento e sol.
Com a hidratação noturna, você acordará de manhã com os cabelos coloridos reidratados e mais maleáveis para modelar. Quem tem fios com baixa porosidade, saiba que os condicionadores sem enxágue são leves o suficiente para serem absorvidos e são perfeitos. Quando for deitar com os cachos secos, proteja-os usando fronhas de cetim.
Tome cuidado com secador e chapinha
Usar excessivamente ferramentas de modelagem térmica, como chapinhas ou secadores de cabelo pode enfraquecer os fios, tornando-os suscetíveis a pontas duplas ou quebras. Se for necessário fazer uso desses acessórios, coloque-os na posição mínima e não utilize chapinha com os cabelos molhados. Afinal, o calor pode ferver a água e causar a formação de bolhas no interior da fibra capilar.
Entendeu como diminuir frizz no cabelo cacheado? Tenha cuidado ao secar os cabelos, pois uma toalha felpuda também pode deixar as cutículas capilares ásperas e causar frizz desnecessário. Escolha um tecido de microfibra que vai absorver o excesso de água e aperte suavemente o resto dos cabelos para secar o meio e as pontas.
Quer aprender um pouco mais? Continue a leitura e confira 6 dicas de como pentear cabelo cacheado sem dificuldades!