Ter um cabelo bonito e bem cuidado é algo que melhora a autoestima. Por isso, tem aumentado o uso de finalizadores, já que esse produto deixa os fios alinhados e brilhantes, como se você tivesse acabado de sair do salão. Eles também podem ajudar a complementar a rotina de tratamento capilar.
A inclusão desse item na rotina de cuidados com os cabelos acabou aumentando também a oferta de produtos para finalização, o que pode trazer alguma dúvida no momento de escolher o finalizador ideal para seu tipo de cabelo e descobrir a hora ideal para aplicá-lo.
Pensando nisso, criamos este guia com as principais informações sobre os finalizadores. Além de conferir os benefícios e tipos de produtos, continue a leitura para descobrir como escolher o seu finalizador e conhecer exemplos de produtos disponíveis no mercado.
O que são finalizadores capilares?
O finalizador capilar é todo produto que pode ser utilizado nas etapas finais de cuidados com o cabelo. Outra característica dos finalizadores é que eles não necessitam de enxágue após a aplicação.
O produto pode ser utilizado em cabelos úmidos, logo após o banho, nos cabelos secos e até depois de acordar. Os finalizadores também podem ser reaplicados ao longo do dia para reforçar a hidratação ou para manter a definição do penteado, por exemplo.
Quais são os benefícios dos finalizadores?
Aqui estão as principais vantagens que você encontra no uso dos finalizadores capilares.
Facilidade para desembaraçar os fios
A maioria das fórmulas dos finalizadores apresenta a função hidratante, que permite que o pente e a escova deslizem suavemente por todo o comprimento, auxiliando a desfazer os nós.
Proteção térmica
Os finalizadores também oferecem proteção térmica, evitando que os fios fiquem ásperos, ressecados e desbotados. Além da proteção contra ferramentas de calor (como babyliss, chapinha e secador), esses produtos também podem proteger os cabelos dos raios UV.
Reparação dos fios ao longo do dia
Cabelos danificados precisam de um ritual completo de recuperação. Por isso, esses produtos de finalização podem ser incluídos em seu cronograma capilar para complementar os cuidados de outras etapas do tratamento. Além de hidratar, nutrir ou reconstruir as madeixas, esse produto ainda cria uma camada protetora que evita novos danos aos fios.
Controle de frizz
O finalizador é um grande aliado no controle do frizz. O produto pode contribuir para o alinhamento dos fios e ainda protegê-los contra a umidade, evitando o efeito espigado.
Selagem das pontas
O uso do finalizador é indicado para evitar as pontas duplas e o efeito ressecado pós progressiva. Além de hidratar essa região, o produto atua na prevenção contra a quebra e ressecamento das pontas.
Quais são os principais tipos de finalizadores?
Esse é um produto versátil e surge em diferentes fórmulas para atender as mais diversas necessidades capilares. Selecionamos a seguir os 9 finalizadores mais utilizados.
1. Óleo capilar finalizador
Os óleos têm função de controle do frizz, reparação de pontas duplas, bem como nutrição capilar, recuperando o brilho e a maciez dos fios. O produto pode ser aplicado tanto nas pontas quanto no comprimento, nos cabelos úmidos ou secos.
Para potencializar o efeito de hidratação, você pode acrescentar algumas gotas de óleo finalizador em seu creme de pentear. Além disso, é possível aplicar o produto após usar as ferramentas de calor. Nesse caso, o óleo vai dar um efeito mais alinhado e brilhante aos fios.
2. Reparador de pontas
Esse tipo de finalizador tem o objetivo de recuperar as pontas duplas e reduzir o frizz. Sua composição conta com óleos, silicones e proteínas. Normalmente, o reparador é aplicado nos cabelos secos, sempre longe da raiz.
Para manter as pontas alinhadas no dia seguinte, você pode aplicar um pouco do produto nos fios antes de dormir. Nesse caso, opte por reparadores que tenham um efeito hidratante ou reconstrutor.
3. Leave-in ou creme de pentear
O nome pode variar, mas ambos têm a função de diminuir o atrito entre o pente e o cabelo e ajudam a desembaraçar os fios, reduzindo a quebra dos fios. Por isso, o creme de pentear é recomendado para quem deseja que o cabelo cresça mais rápido.
Durante a transição capilar, ele ajuda a manter os cachos. Dependendo da composição, o creme para pentear também pode oferecer proteção térmica ou filtro solar, o que é ideal para os dias na praia ou na piscina.
Para não pesar, o produto deve ser aplicado apenas no comprimento e nas pontas, preferencialmente após a lavagem. O ideal é espalhar um pouco do leave-in nas palmas das mãos, garantindo uma distribuição uniforme do produto pelo cabelo.
Para um melhor resultado em cabelos volumosos ou mais ressecados pelo uso de tonalizante ou tintura, divida as madeixas e aplique o leave-in em partes. Depois de distribuir o creme pelo cabelo, desembarace os fios com um pente de dentes largos.
4. Defrizante
Esse finalizador é indicado para quem faz algum procedimento com o uso de calor, como a escova modeladora, o babyliss e a chapinha. O produto também sela a cutícula dos fios, deixando o cabelo mais brilhante e macio. Além disso, esses produtos têm proteção térmica, que evita a formação de pontas duplas e garante o efeito prolongado do alisamento.
O defrizante deve ser aplicado nos fios ainda úmidos, também no sentido do comprimento e nas pontas. Aplique uma pequena quantidade do produto, para evitar que ele fique pesado e com aspecto oleoso.
5. Fixador
Em forma de spray, esse produto é indicado para a finalização de penteados. Ele ajuda a manter os fios alinhados por mais tempo e pode ter diferentes níveis de fixação, começando com o baixo e indo ao extraforte. Quanto mais alto for esse nível, maior a sensação de um cabelo mais duro após a aplicação.
Na hora de utilizá-lo, agite bem a embalagem e borrife o spray fixador a uma distância de pelo menos 15 centímetros dos fios. Isso ajuda a garantir a fixação sem danificar o couro cabeludo ou provocar o ressecamento dos fios.
Durante a aplicação, faça movimentos circulares sem manter o spray em uma única área. Isso ajuda a evitar o aspecto endurecido e esbranquiçado provocado pelo excesso de fixador. Se você usa o fixador com frequência, é importante reforçar a hidratação dos fios, com uma máscara ou umectação capilar.
6. Gel
O produto é utilizado para garantir o efeito molhado, reduzir o frizz e fixar penteados. O gel também é indicado para a finalização do cabelo cacheado, ajudando na definição dos cachos e no alinhamento dos fios por horas e até dias.
Esse produto deve ser aplicado nos fios ainda úmidos com o auxílio de um pente ou escova para dar forma aos fios. No caso de cabelos curtos, é possível utilizar as mãos para puxar o cabelo para cima, deixando um efeito mais descontraído.
Para ajudar na finalização do cabelo com cachos, aplique uma pequena quantidade de gel nas pontas e comprimento, com as mãos. Em seguida, solte as mechas. Com os fios mais secos, vá amassando o cabelo em movimentos delicados de baixo para cima.
7. Pomada
Esse é um finalizador versátil que ajuda a mudar o visual de diferentes tipos e comprimentos de cabelo. A pomada permite a criação de falsos moicanos, topetes e penteados mais estruturados. Ela também auxilia na finalização de franjas que precisam de definição. Quem tem cabelo cacheado ou crespo pode utilizar o produto para controlar o baby hair, aqueles fios bem curtos que aparecem no contorno do rosto.
Para obter uma textura nos fios, aplique a pomada nos fios secos. Para efeitos mais suaves, utilize o produto nos fios úmidos. Depois, espere secar naturalmente ou use um secador para modelar.
8. Sérum
O sérum é uma alternativa aos óleos finalizadores para alinhar os fios, nutrir o cabelo e proteger das pontas duplas e do ressecamento. A vantagem em relação aos óleos é que o sérum tem uma textura mais fluida, que deixa o cabelo mais solto.
Ele pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo. São necessárias apenas umas gotas do produto no comprimento do cabelo. No entanto, os fios crespos e cacheados devem incluir outro produto com ação finalizadora, pois o sérum não ajuda a definir os cachos.
9. Ativador de cachos
O ativador ou definidor de cachos é um produto finalizador que ajuda a recuperar a forma original dos cabelos cacheados. Ele é ideal especialmente para quem viveu ou está passando pela transição capilar, mas o ativador pode ser utilizado por cabelos crespos, cacheados ou ondulados que não sofreram processos químicos.
O produto pode ser aplicado depois do creme para pentear. Separe pequenas mechas, aplicando o ativador de cachos em todo o cabelo. Em seguida, faça a fitagem dos fios, segurando o cabelo com a palma da mão e amassando de baixo para cima.
Como escolher o finalizador?
Na hora de escolher o produto de finalização ideal, tenha atenção aos seguintes pontos.
Use um produto para seu tipo de cabelo
Cada tipo de fio apresenta uma necessidade de finalização diferente. Os cabelos ondulados e lisos têm uma tendência maior à oleosidade, por isso, apresentam melhores resultados com finalizadores que ajudam a controlar o excesso de óleo. Cremes de pentear e séruns com textura mais fluída são mais indicados para esses cabelos.
Por outro lado, os cabelos cacheados e crespos costumam ser mais ressecados. Nesse caso, óleos e produtos de consistência mais cremosa podem devolver a forma e a hidratação dos fios.
Atenção à composição do finalizador
Procure um produto que contenha na fórmula agentes que podem atender aos seus objetivos de finalização. Se você precisa reduzir o frizz, mas não necessita de proteção térmica, troque o defrizante pelo sérum ou pelo óleo finalizador, por exemplo.
Observar a composição também é uma maneira de identificar se algum componente na fórmula pode ser prejudicial aos fios.
Aposte em marcas confiáveis
A qualidade do finalizador é o que garante o efeito desejado. Por isso, prefira produtos de marcas já reconhecidas no mercado. Assim, você tem a garantia de que o finalizador vai oferecer os benefícios que você procura.
Quais finalizadores você pode utilizar em sua rotina capilar?
Preparamos uma lista com alguns exemplos de finalizadores que você pode utilizar. Essas marcas oferecem produtos para todos os tipos e necessidades capilares.
L’Oréal Expert
Para os cabelos coloridos, a L’Oréal desenvolveu o Spray Leave-in Vitamino Color. O principal ingrediente dessa fórmula é o Resveratrol, que preserva a cor dos cabelos e protege os fios por 8 semanas. Além disso, o Spray Leave-in Vitamino Color tem proteção térmica, ação anti-quebra e anti-frizz.
A L’Oréal Expert também tem o Absolut Reapair Oil 10 em 1, um finalizador desenvolvido especialmente para os fios mais danificados com 10 benefícios. Sua fórmula penetra em todas as camadas do fio, deixando o cabelo macio e suave, ajudando também no controle do volume.
Alfaparf
O reparador de pontas Alfaparf Semi Di Lino Sublime Cristalli Líquido é indicado para todos os tipos de cabelo. Sua fórmula contém antioxidantes e filtro UV, o que ajuda a iluminar e a proteger a fibra capilar.
Ideal para os cabelos danificados, o Alfaparf Semi Di Lino Reconstructor Reparative Leave-in Conditioner ajuda a devolver a hidratação, a força e a elasticidade dos cabelos.
Wella Invigo
Todos os tratamentos oferecidos pela linha Wella Invigo têm uma opção de leave-in. O Leave-in Wella Professionals Invigo Sun, por exemplo, ajuda a recuperar os danos dos fios à exposição solar. Sua fórmula contém pró vitamina B5, vitamina E e um Sun Blend que ajuda a reparar, hidratar e recuperar o aspecto saudável dos fios. Já o Leve-in Wella Balm Invigo Brilliance é outro finalizador que ajuda a nutrir e hidratar os cabelos secos ou quimicamente tratados.
Inoar
O Leave-in da Coleção Blends foi desenvolvido especialmente para os cabelos ressecados. Rico em vitamina C e óleos de coco, abacate e argan, ele ajuda a manter os fios hidratados e sem frizz.
Já os cabelos quimicamente tratados e lisos podem ser finalizados com o Liso Mágico Inoar. Esse fluído protetor elimina o frizz, protege as pontas e nutre e hidrata intensamente o cabelo.
Os finalizadores são produtos práticos e eficientes para tratar os fios e garantir o acabamento desejado. Depois de conhecer os principais tipos de produtos finalizadores, escolha os seus preferidos para incluir em sua rotina capilar.
Quer receber mais dicas de cuidados com o cabelo? Então assine agora mesmo nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade.