finalização de cabelo cacheado finalização de cabelo cacheado

Finalização de cabelo cacheado: aprenda aqui como fazê-la perfeitamente!

6 minutos para ler

Quando o assunto é beleza, novidades sobre esse mundo nunca são demais. Sempre é uma boa escolha testar novas possibilidades. Por isso, conhecer mais sobre finalização de cabelo cacheado é uma ótima forma de melhorar os cuidados com seus fios e mantê-los saudáveis, hidratados e bonitos.

A transição capilar vem ganhando espaço entre homens e mulheres. Sempre é uma boa escolher e testar novas possibilidades. Sendo assim, a finalização tem um papel importante nesse processo. Pois ela ativa os cachos, hidrata e até protege contra danos externos.

Então, que tal aprender a fazer uma finalização perfeita no seus fios? Confira abaixo as principais técnicas e escolha a melhor para você!

Qual é a importância da finalização para cabelos cacheados?

A finalização de cabelo cacheado ou crespo muda significativamente a aparência dele. Não é novidade que usar produtos de qualidade é fundamental, em especial durante o banho. No entanto, é após a lavagem que a estilização dos cachos deve acontecer, dando brilho, definição e movimento às mechas.

Cada tipo de cabelo precisa de um tratamento específico. Por isso, não há uma única forma de realizar esse procedimento de finalização. A tabela de curvatura dos cachos é um guia nesse processo, mostrando os cuidados necessários para cada fio. Ela divide-se em quatro categorias: liso, ondulado, cacheado e crespo. Os dois últimos são subdivididos em grupos que vão dos cachos mais abertos aos mais fechados, representados pelas letras A, B e C.

Como fazer a finalização de cabelo cacheado?

Existem algumas técnicas que podem ajudar na finalização. No entanto, há outros cuidados a mais que contribuem e garantem a eficácia desse tratamento. Confira!

Inicie com o cabelo molhado

O cabelo molhado é mais fácil de manusear. Por isso, antes de começar qualquer tratamento, molhe-os. O ideal é não fazer a lavagem com shampoo e condicionador mais que duas vezes por semana, pois isso pode ressecar os fios. Contudo, nos demais dias, umedeça as mechas antes de finalizá-las. No final, é essencial retirar o excesso de água com auxílio de uma toalha.

Observe a quantidade de produto

Cada cabelo vai reagir diferentemente aos tipos de produto. Alguns precisarão ser aplicados em pequenas quantidades; outros terão a necessidade de tratamentos com mais de um creme para suprir todas as carências de nutrientes e hidratação. Por isso, teste pequenas aplicações e veja como os seus fios se comportam.

Lembre-se de evitar a raiz dos cabelos. Isso pode causar a produção excessiva de oleosidade, além de pesar as mechas. Sendo assim, concentre o creme no comprimento dos fios até as pontas. Passe o produto em pequenas quantidades e use o meio dos dedos como pente para definir os cachos.

Fique atento ao acúmulo de resíduos

Uma finalização com ótimos resultados no início pode não ter a mesma eficácia após um tempo. Isso acontece porque, provavelmente, há acúmulo de resíduos. Quando isso acontece, os fios têm mais dificuldade em absorver os produtos. Portanto, a cada 15 dias, use shampoo antirresíduos para uma limpeza intensiva, de modo a eliminar resíduo dos fios.

Quais técnicas devem ser utilizadas?

Confira, a seguir, as principais técnicas de finalização de cabelo cacheado!

Unicórnio

Após a lavagem e a retirada do excesso de água, prenda todo o cabelo para frente e aplique o creme de sua escolha, do comprimento às pontas. Também passe uma pequena quantidade do produto na parte de trás, próximo à nuca. Deixe-o secar naturalmente ou use o difusor. Quando estiver seco, desamarre e penteie com os dedos ou o pente garfo.

Plopping

Para essa técnica, os cabelos devem estar limpos e úmidos. Divida-os em mechas e aplique o leave-in. Cubra todo o cabelo com uma toalha de algodão ou microfibra e mantenha por duas horas. Por fim, deixe secar naturalmente.

Fitagem

Com os cabelos limpos e úmidos, faça a divisão em mechas e aplique o produto indicado para o seu tipo de cacho. Durante esse processo, passe o dedo entre as mechas, molde-os como fitas e defina os cachos. Use o difusor ou deixe secar de forma natural.

Com gelatina ou geleia capilar

Deixe o cabelo lavado e úmido, misture creme para pentear e gelatina na mesma quantidade em um recipiente. Aplique nas mechas e seque com difusor ou naturalmente. Por fim, use os dedos para abrir os cachos e dar movimento aos fios.

LOC (líquido, óleo e creme)

Com o cabelo limpo e seco, divida-o em mechas e, por meio de um borrifador, aplique água em todas as áreas. Passe um óleo vegetal de sua preferência mecha por mecha. Por fim, faça uma fitagem usando o creme de pentear e espere secar.

Quais produtos podem ajudar?

Agora que você sabe como fazer a finalização e escolheu a técnica ideal para os seus cachos, confira quais são os produtos que podem ajudar nesse processo.

Creme de pentear

O creme de pentear é um produto obrigatório nos cabelos cacheados e crespos. Ele contribui para a hidratação e proteção dos fios. Por isso, escolha produtos específicos para o seu tipo de fio e que tenha óleo em sua fórmula.

Óleos capilares

Para manter os cabelos nutridos e brilhosos, o óleo capilar pode ser um grande auxiliar no tratamento dos seus fios. No caso de cacheadas, esse produto serve para combinar com cremes de pentear.

Leave-in

O leave-in é um produto prático para o dia a dia. Ele limpa, modela e hidrata, além de proteger os cabelos, deixando-os soltos e volumosos. Use-o sobretudo nos dias mais quentes, já que as lavagens aumentam nesse período.

Ativador de cachos

O ativador de cachos é uma ótima opção como finalizador para cabelo, principalmente em processos de transição capilar. Encontrado em forma de gel, spray ou creme, o produto ajuda a diminuir o frizz e a definir os cachos.

Por que contar com a IAP! Cosméticos nesse processo?

A IAP é uma rede de cosméticos que se preocupa e tem comprometimento com o espaço feminino. Uma empresa referência em beleza e bem-estar, que oferece produtos inovadores e de qualidade aos clientes. Também conta com um mix de produtos: tratamentos capilares, colorações, itens de manicure, maquiagens, aparelhos elétricos e muito mais.

Portanto, para uma finalização de cabelo cacheado perfeito, com produtos de qualidade e focados no seu tipo de cacho, saiba que a IAP! Cosméticos tem as melhores opções para você. Por isso, não deixe de conferir nossos produtos.

Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso site e fique por dentro do mundo da beleza!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário