A área da beleza pode ser bem promissora. Para alcançar o sucesso com seu salão, porém, é preciso ter estratégias que ajudarão a atrair o público-alvo e conquistá-lo. No nosso post de hoje, vamos mostrar como fidelizar cliente!
Garantir que as pessoas voltem a solicitar seus serviços faz toda a diferença. Além de trazer mais estabilidade, isso contribui para a imagem e a reputação do negócio, demonstrando competência e qualidade. A seguir, confira 8 sugestões para tornar o público fiel!
1. Conheça a sua clientela
Conhecer o perfil dos clientes é importante para se comunicar da melhor forma, criar um ambiente adequado e encantar com seus serviços! É dessa forma que um negócio se destaca, mostrando atenção e alinhamento com o público.
Entenda quem frequenta o seu salão. Descubra as faixas etárias recorrentes, os gostos e interesses, o que as pessoas mais buscam, quanto costumam investir e quanto tempo têm disponível, por exemplo.
Esses detalhes são valiosos, inclusive para o seu planejamento e organização. Com eles, a gestão financeira fica mais fácil e você sabe onde investir, criando o melhor espaço possível. Para coletar esses dados, observe o dia a dia e o histórico do estabelecimento, além de fazer pesquisas.
2. Trabalhe com agendamentos
Ao fornecer a opção de agendamentos, o cliente pode marcar um horário com meses de antecedência. Assim, se houver um evento importante, como uma festa ou formatura, a vaga para se arrumar já estará garantida.
Essa é uma ideia interessante para criar relações mais duradouras, além de demonstrar atenção para com o seu público. Mantenha uma agenda para controlar os horários e incentive a clientela. Alerte-a sobre as datas movimentadas do ano, como o Natal e o Ano Novo.
3. Escute as necessidades dos clientes
Esse é mais um modo de demonstrar atenção. Tenha uma boa interação com os clientes, crie espaços para escutá-los e colher opiniões. Uma forma de fazer isso é pelas redes sociais: você pode criar pesquisas, lançar perguntas e realizar enquetes, com os temas mais diversos.
Aborde desde as tendências do momento até os produtos favoritos, além de opiniões sobre o salão. Escute também cada pessoa e suas necessidades. Durante o atendimento, deixe cada cliente confortável para falar, trazer demandas e tirar dúvidas.
4. Tenha um atendimento de qualidade
A qualidade do atendimento vai muito além das questões básicas, como manter o estabelecimento dentro das normas técnicas e sanitárias. É preciso contar com produtos e serviços qualificados, além de tratar os clientes da forma certa.
Atualize-se sobre técnicas, estilos e tendências, investindo naquilo que combina com o seu público. A busca por informação e novidades do meio deve ser constante, sendo importante investir também na capacitação da equipe.
Além disso, tenha atenção às posturas e comportamentos da equipe no salão. Algumas atitudes devem ser evitadas, como:
- falar mal do trabalho de outros profissionais ou estabelecimentos;
- criticar a aparência ou o estado atual do cliente, mesmo que “de brincadeira”. Isso acontece, por exemplo, ao comentar que as unhas não estão bem cuidadas ou o cabelo está sem corte;
- criticar a escolha do cliente por outro salão ou outro profissional, mesmo que com um tom amistoso;
- fofocar sobre outros clientes ou qualquer outra pessoa.
Eliminando essas posturas, o local se torna mais leve e agradável. Assim, os clientes se sentem mais satisfeitos com o serviço.
5. Mostre compromisso com o cliente
Outro ponto fundamental é manter o cliente informado. Avise-o sobre mudanças ou possíveis atrasos, mostrando dedicação e comprometimento.
Se a pessoa marcou com um profissional específico, mas ele não poderá atendê-la, ligue ou envie uma mensagem. Pergunte se outra pessoa pode realizar o serviço ou se ela prefere reagendar. Se ocorreu um problema e haverá algum atraso, avise da mesma forma. Mesmo que o cliente já esteja no salão, uma justificativa é importante.
Surpresas negativas e a falta de explicação geram a impressão de descaso. E, quando necessário, vale a pena compensar o cliente, com um desconto no serviço, por exemplo.
6. Implante um programa de fidelidade
Um programa de fidelidade representa um ótimo diferencial. Ele destaca o salão e incentiva o retorno do cliente, oferecendo vantagens e bonificações. Você pode fornecer cartões ou adesivos, que liberam benefícios quando são acumulados. Os prêmios podem ser descontos ou combos especiais, por exemplo.
Além disso, é possível fornecer brindes ou lembrancinhas em datas comemorativas. Pense no que mais agradaria à clientela, considerando as características que você já conhece. Assim, ela vai se sentir ainda mais valorizada!
7. Ofereça experiências diferenciadas
Ao pensar na experiência do cliente no salão, vá além da qualidade do atendimento. Proporcione um momento confortável, prazeroso e relaxante!
Construa um espaço agradável, com móveis bem posicionados para boa circulação. Invista em uma decoração que seja a cara da clientela, com uma boa música ambiente. No local de espera, tenha assentos confortáveis e revistas de qualidade. Que tal oferecer um café para o cliente enquanto ele aguarda? Esse seria mais um gesto de cuidado.
Por fim, em suas redes sociais, tenha uma boa interação. Leve conteúdos interessantes e mostre o dia a dia do negócio, criando uma maior proximidade com o público.
8. Cuide bem do seu estoque
Sim, o estoque faz toda a diferença na hora de fidelizar. Contar com bons produtos traz ainda mais valor para os serviços, além de apresentar novas marcas aos clientes. Você pode sugerir cosméticos que facilitarão sua rotina ou o cronograma capilar, por exemplo.
Além disso, tome cuidado e não deixe nada faltar. Vale a pena fazer pesquisas para descobrir quais são as marcas que mais agradam o seu público, além dos produtos que atendem aos vários tipos de fios. Com uma boa gestão de estoque, os recursos necessários estarão sempre à mão, otimizando o dia a dia.
Com essas dicas, o seu salão terá muito mais sucesso para fidelizar os seus clientes. Você pode contar com a IAP! Cosméticos nessa jornada, encontrando produtos diferenciados e com ótimas condições em nosso site.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Agora, não deixe de conferir todas as nossas opções de produtos para o seu salão de beleza!