Você já ouviu falar que estresse faz cair cabelo? É normal perder de 100 a 150 fios por dia, mas a queda excessiva deve ser investigada para que se encontre a causa do problema. Nesse cenário, uma rotina estressante pode ter uma grande influência na queda capilar.
Neste post, vamos explicar como o estresse pode provocar a queda de cabelo. Também compartilharemos dicas para evitar que ela ocorra. Tem interesse no assunto? Então, continue a leitura!
Qual é a relação entre estresse e queda de cabelo?
O estresse é considerado uma reação natural do nosso organismo diante de determinadas situações. Apesar disso, ele gera alterações fisiológicas, como a elevação dos níveis de cortisol no corpo — hormônio que, em quantidades acima do normal, pode comprometer a absorção de nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos, o que afeta a renovação dos folículos pilosos e crescimento dos fios.
A seguir, veja outras consequências que o estresse traz e que podem levar à queda capilar!
Alteração nos níveis hormonais
Assim como o cortisol, o estresse aumenta a produção de adrenalina e norepinefrina, que são substâncias hormonais nocivas quando estão em excesso no organismo. Desse modo, podem acarretar uma perda de fios acima do esperado diariamente.
Excesso de força ao pentear
É comum a aplicação de uma maior força no momento de desembaraçar os cabelos quando temos uma rotina estressante. Isso provoca, além da queda, a quebra capilar, deixando os fios mais frágeis e menos saudáveis.
Coceira no couro cabeludo
O estresse também deixa o couro cabeludo mais propenso à dermatite seborreica, que causa coceira e descamação. Assim, pode ocorrer o entupimento dos folículos e, consequentemente, a queda dos fios.
Hábito de puxar os fios
A tricotilomania se refere ao distúrbio caracterizado pelo hábito de arrancar os próprios cabelos. Geralmente, esse problema está associado ao estresse e à ansiedade. Devido a uma sobrecarga emocional, a ação de puxar os fios se torna frequente.
Nesses casos, é comum o surgimento de falhas no couro cabeludo, que comprometem ainda mais o psicológico.
Como cuidar bem dos fios e evitar a queda?
Abaixo, confira alguns cuidados essenciais para prevenir a queda capilar:
- pratique atividade física — a prática regular de exercícios físicos ajuda no controle do estresse;
- tenha uma boa alimentação — uma dieta equilibrada fornece nutrientes indispensáveis para a saúde dos fios;
- lave os cabelos diariamente — o excesso de oleosidade favorece a queda dos fios;
- evite agentes agressores — água quente, secador e chapinha com frequência deixam os fios fragilizados e mais propensos a caírem;
- durma bem — o sono tem propriedades reguladoras, importantes para controlar hormônios como o cortisol;
- faça meditação — meditar auxilia no equilíbrio entre mente e corpo.
O estresse faz cabelo cair e traz diversas outras consequências para a saúde, que afetam o bem-estar e a qualidade de vida de modo geral. Por isso, é importante saber gerenciar essa situação e procurar ajuda profissional, caso seja necessário.
E aí, gostou deste post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem como o estresse pode provocar queda capilar. Até a próxima!