O escurecimento da pele ocorre quando há uma hiperpigmentação, ou seja, um excesso na produção de melanina, que é uma proteína presente na pele, responsável pela cor desse tecido.
As causas são diversas, podendo ser provocadas a partir de uma simples exposição ao sol sem proteção, até problemas hormonais, como a resistência à insulina, que pode levar ao escurecimento da pele em diferentes partes do corpo como axilas, virilha e pescoço.
A seguir, entenda melhor as causas do escurecimento da pele, como prevenir e tratar esse problema. Confira!
Quais as causas do escurecimento da pele?
O escurecimento da pele pode ocorrer em toda a extensão da pele, ou em apenas uma parte dela. A hiperpigmentação disseminada pode ser causada por medicamentos e alterações hormonais que aumentam a produção de melanina.
Já o escurecimento localizado pode surgir em decorrência de queimaduras, cortes ou inflamação causada por lúpus e acne. Ele também é uma característica do Melasma, sardas e lentiginas (manchas senis ou hepáticas).
As manchas escuras podem surgir em tons acinzentados, esverdeados, azulados, marrons ou pretos. Normalmente, são causadas por exposição solar, doenças dermatológicas ou em decorrência de alergias.
A seguir, conheça as diferentes causas do escurecimento da pele.
Medicamentos
Alguns medicamentos, como antibióticos, antimaláricos e antidepressivos tricíclicos podem provocar o surgimento de manchas na pele.
Em geral, basta suspender o uso do medicamento, com a devida autorização médica, para que as manchas desapareçam aos poucos.
Exposição excessiva ao sol
Embora seja essencial para a sintetização da vitamina D em nosso organismo, a exposição excessiva e sem proteção pode causar acne, envelhecimento precoce da pele, manchas escuras e outros problemas mais graves como o câncer de pele.
Isso acontece porque os raios-ultravioleta UVA e UVB, quando em excesso, danificam a saúde das células levando a alterações. Dessa forma, as manchas escuras, muitas vezes podem estar relacionadas ao acúmulo de melanina. Elas podem aparecer no colo, nas mãos, virilha e nas costas.
Melasma
O melasma é caracterizado por manchas de tom amarronzado que aparecem nas áreas mais expostas ao sol. Também pode ser causado por terapia hormonal, fatores genéticos, disfunções na tireóide, gravidez e cosméticos.
As pessoas com tendência ao Melasma, devem tomar sol somente com bloqueador solar.
Métodos de depilação
O método de depilação que você utiliza também pode provocar o escurecimento da pele nas axilas e virilha. O uso prolongado de lâminas, assim como de cera quente, pode causar pequenos cortes ou abrasões, permitindo a entrada e reação de substâncias químicas na pele, como as encontradas em desodorantes.
Além disso, as lâminas também podem irritar a pele, levando ao escurecimento da região devido a pequenas lesões, muitas vezes, imperceptíveis. Isso acontece porque toda vez que o tecido cutâneo é agredido, ele reage com um processo inflamatório que provoca o escurecimento da pele.
Roupas muito apertadas
As roupas muito apertadas podem causar um atrito do tecido com a pele, levando a inflamações que favorecem o escurecimento da pele, principalmente nas axilas e virilha.
Como prevenir o escurecimento da pele?
A prevenção do escurecimento da pele envolve atenção com o skincare, desde a higienização até a hidratação e uso de protetor solar.
Veja, a seguir, como prevenir esse problema e manter uma pele saudável, sem manchas.
Use filtro solar
A melhor maneira de prevenir a hiperpigmentação é o uso contínuo de filtro solar, já que isso evita as agressões na pele que causam o seu escurecimento. Além disso, é preciso observar que a exposição solar deve ser realizada nos horários em que o sol não está muito forte, ou seja, antes das 10h e após as 16h.
Mas se você já estiver com manchas escuras, o uso do filtro solar é ainda mais importante para proteger essas áreas da exposição direta ao sol e não agravar a condição.
O filtro solar é essencial a qualquer momento do dia para proteger áreas expostas ao sol. Na piscina ou na praia, então, é fundamental usar o produto, reaplicando a cada duas horas.
Hidrate a pele
Sim, acredite! Hidratar a pele pode ajudar (e muito) a prevenir o escurecimento da pele. Um hidratante com vitamina C, por exemplo, ajuda a clarear manchas na pele e evita a formação de novas.
Isso é possível porque o produto inibe a síntese de melanina e protege a pele dos efeitos nocivos dos raios solares.
Dê preferência para depilação a laser
Substitua a cera e a lâmina pelo procedimento que utiliza laser. Assim, você vai conseguir um resultado com maior durabilidade e menor agressão.
Mas lembre-se de consultar um dermatologista antes de adotar qualquer tipo de procedimento na sua pele.
Evite o uso de roupas muito justas
Conforme já comentamos, as roupas apertadas podem causar lesões pelo atrito dos tecidos com a pele. Dessa forma, dê preferência para vestimentas mais soltas e leves.
Como tratar as manchas escuras da pele?
Em geral, o tipo de tratamento da hiperpigmentação depende da causa. Dessa forma, podem ser utilizados desde procedimentos estéticos até tratamentos caseiros complementares, com produtos que apresentam ativos que diminuem a formação de melanina, como o Mequinol e a Hidroquinona.
A seguir, veja as diversas opções que você pode adotar para tratar as manchas escuras da sua pele.
Filtros solares
Conforme comentamos, os filtros solares não servem apenas para prevenir, também tratam as manchas impedindo o acúmulo de melanina.
Há diversas opções no mercado que permitem selecionar o que mais se adequa ao seu tipo de pele. Além disso, você pode substituir a base facial por um bloqueador solar com cor.
Peelings
Os diversos tipos de peeling visam promover descamações de leves a profundas, para renovação da pele. A seguir, conheça quais são.
Peeling químico
O peeling químico é um processo que utiliza agentes esfoliantes que destroem parte da epiderme ou derme, dependendo do método utilizado. Ele pode ser muito superficial, superficial, médio ou profundo.
Entre as substâncias ácidas utilizadas para a esfoliação da pele, podemos destacar:
- ácido glicólico — composto presente na cana-de-açúcar e outros alimentos naturais, que apresenta uma boa absorção e inibe a formação de melanina por diferentes mecanismos. Sua concentração nos cosméticos varia entre 5% a 10%;
- ácido tricloroacético — pode ser utilizado em diversas concentrações. Quanto maior a concentração, mais profundo será o peeling. As concentrações de 10% a 15% seguem tratar rugas finas e alterações de cor da pele;
- ácido retinóico (vitamina A) — provoca o aumento da renovação epidérmica e a esfoliação elevada da epiderme, reduzindo a produção de melanina;
- hidroquinona — é um agente clareador, capaz de inibir a tirosinase, competindo com a tirosina. Dessa forma, inibe a formação de melanina, sendo muito utilizada no processo de peeling e na preparação da pele para demais tratamentos estéticos;
- solução de Jessener — é composta por três agentes: ácido salicílico (14g); resorcina (14g) e ácido lático (14g) adicionados ao álcool a 95%. O objetivo é reduzir a concentração e a toxicidade de cada um dos componentes e aumentar a sua eficácia.
A renovação da pele obtida pelo processo de peeling químico promove um clareamento das manchas, como no Melasma. O resultado é gradativo.
Peeling de porcelana
Como o próprio sugere, o objetivo é uma pele mais uniforme, lisa e brilhante, como o de uma porcelana. Para isso, são utilizados ácidos e máscaras faciais.
Dentre os produtos utilizados se encontra uma alta concentração de vitamina D e ácido hialurônico. Trata-se de compostos perfeitos para clarear a pele, além de promover elasticidade e suavizar linhas de expressão.
Um dos seus principais benefícios é o de não provocar a descamação da pele. Isso é possível porque ele adota ácidos menos agressivos. O resultado é uma aparência iluminada e revigorada.
Peeling de diamante
Esse tipo de peeling trabalha com a microesfoliação, procedimento que retira as células mortas da pele com ponteiras de diamante. Complementando as etapas de hidratação, nutrição e tonificação, o peeling de diamante promove um estímulo à circulação sanguínea, proporcionando uma aparência mais fresca e jovial.
O procedimento pode ocasionar descamação e uma leve vermelhidão. Entre os diversos benefícios que o peeling de diamante proporciona, a remoção de manchas é um dos principais.
Esse tratamento também é indicado para as pessoas com pele oleosa, acne, rugas, sardas e estrias.
Microagulhamento com Smart Derma Pen
O microagulhamento com Smart Derma Pen é considerado um dos tratamentos mais eficazes para o clareamento da pele. Ele reduz rugas faciais, além de rejuvenescer a aparência. Também pode ser aplicado para combater estrias e cicatrizes.
A sua aplicação é realizada com uma caneta elétrica conectada ao cartucho que efetua o agulhamento. O procedimento exige cuidados antes e depois.
A aplicação de clareadores e antioxidantes deve ser iniciada com 1 mês de antecedência. Após o microagulhamento, a pessoa recebe a indicação de cicatrizantes e medicações para reduzir os efeitos de vermelhidão e inchaço, normais neste tipo de tratamento.
Tratamento a laser
O laser é um tipo de aparelho que gera energia eletromagnética direcionada. O objetivo é atingir uma determinada região da pele e modificar a sua estrutura física, biológica ou química, conforme o tratamento adotado.
Esse método pode ser utilizado para o tratamento de diversos tipos de manchas, como:
- acantose nigricans;
- manchas de acne;
- manchas de limão;
- manchas senis;
- melanomas;
- melasma;
- olheiras;
- queratose actínica;
- rosácea
Em tratamentos dermatológicos, o feixe de luz atinge o alvo, que pode ser um pigmento do próprio organismo, como a melanina que provoca as manchas solares. Também pode alvejar moléculas de água ou tinta de uma tatuagem, a fim de estimular a produção de uma nova camada de pele e novo colágeno.
O laser destrói os pigmentos e o próprio organismo se encarrega de eliminar os resíduos pelo sistema linfático. Em geral, o tratamento a laser é ambulatorial, dispensando a necessidade de pernoite ou de internação hospitalar.
Para pequenas áreas é adotada a anestesia local, mas quando o rosto inteiro precisa ser tratado, é necessário utilizar a anestesia geral.
Todo o procedimento dura cerca de 40 minutos para uma pequena área. Para um tratamento de maior extensão, como o facial completo, pode demorar até 2 horas.
Tipos de laser
Há diferentes tipos de laser que podem ser utilizados em tratamentos dermatológicos para eliminar manchas. Dentre os mais comuns podemos citar:
- Q switch — cria feixes de luz intermitentes que agem em bilionésimos de segundos. O seu resultado é uma luz concentrada em rajadas (pulsos) com grande poder e alta eficiência, conseguindo atingir pontos bem pequenos, como as moléculas de água ou os pigmentos que provocam as manchas;
- Spectra — contém uma ponteira que emite pulsos de luz precisos, rápidos e de alta intensidade. Ela promove um ataque seletivo, agindo em determinados pontos, conforme o objetivo do tratamento;
- Fracionado — esse laser utiliza o dióxido de carbono (CO2) como combustível. Amplifica os feixes de luz, emitindo radiações que visam alterar a fisiologia da pele. É considerado como segunda geração de lasers, sendo mais eficaz por conseguir um melhor direcionamento, com menos efeitos colaterais.
Produtos clareadores
Alguns dermocosméticos clareadores podem ajudar a clarear regiões escurecidas da pele.
São produtos à base de antibióticos e anti-inflamatórios, com ação clareadora e ricos em Phe-Resorcinol; ácido Kójico, glicólico, vitamina C; tranexâmico, entre outros compostos.
Sérum
O sérum para pele é um dermocosmético com textura diferenciada, leve e fluída, que facilita a ação dos ativos nas camadas mais profundas da pele.
Eles podem ser encontrados com diferentes formulações para atender aos diversos tipos de pele e objetivos. Assim, é possível encontrar séruns com a função de hidratar, clarear, entre outras.
O sérum clareador conta com ativos que combatem as manchas Ele aumenta o brilho da pele, uniformiza o tom e contribui para reduzir as manchas escuras.
Isso é possível porque os ativos presentes em sua composição inibem a produção de melanina. São eles: a niacinamida, o ácido kójico, o óleo de rosa mosqueta e os hidroxiácidos. Além disso, alguns deles contêm partículas refletoras que promovem um efeito luminoso e instantâneo.
O escurecimento da pele é um problema que pode afetar a autoestima, sendo muito importante saber como prevenir e tratar as manchas escuras na pele. Para isso, é fundamental utilizar produtos específicos de alta qualidade, como os que a IAP! Cosméticos oferece.
Gostou dessas informações e quer conhecer os melhores produtos clareadores? Acesse o nosso site!