dicas de cabelo dicas de cabelo

6 dicas de cabelo que vão mudar a sua relação com as madeixas

11 minutos para ler

O autocuidado é essencial para o seu bem-estar no dia a dia. Ao cuidar de si, você muda sua percepção sobre si e aumenta sua autoestima. O melhor é que alcançar esse resultado com apenas algumas mudanças é possível. Entre elas, estão as dicas de cabelo.

Com as orientações certas, você deixa suas madeixas muito mais lindas e saudáveis. Além disso, você tem a chance de se sentir muito melhor com a própria imagem — e todo mundo quer ficar de bem com o espelho, não é mesmo?

Para acertar em cheio, veja 6 dicas de cuidados para o cabelo e veja como criar bons hábitos para os seus fios!

1. Conheça o seu cabelo

Antes de seguir as dicas de cabelo, é essencial conhecer bem as suas madeixas. Dessa forma, você entenderá quais são as necessidades específicas dos seus fios, podendo dar a atenção necessária para cada situação.

Nesse caso, vale a pena começar sabendo qual é o seu tipo de cabelo, de acordo com a curvatura dele. Veja só nos tópicos abaixo.

Liso

Os fios lisos são aqueles que têm um aspecto sem ondulação de maneira natural. Normalmente, a oleosidade dos fios consegue descer da raiz até as pontas e a textura pode ser fina (tipo 1A), média (1B) ou grossa (1C).

Ondulado

O cabelo ondulado tem curvas naturais, leves ou moderadas, não formando cachos propriamente ditos. Dependendo da textura, os fios ondulados são classificados como 2A, 2B ou 2C.

Cacheado

O cabelo cacheado é caracterizado por ter fios que formam anéis, conhecidos como cachos. Em relação aos cabelos lisos, é comum haver maior dificuldade da chegada da oleosidade da raiz nas pontas, que podem ficar mais ressecadas. Dependendo da abertura do cacho, o cabelo é classificado como 3A, 3B ou 3C.

Crespo

Os cabelos crespos também são formados por cachos, com a diferença que a curvatura deles é mais fechada. Em geral, isso dá origem a um volume maior e eles podem ter mais ou menos definição. As classificações nesse caso variam entre 4A, 4B e 4C.

Além dessas classificações, vale saber que o seu cabelo pode se encaixar em outras características. Dependendo dos procedimentos que você realiza ou que já realizou, os fios podem ter necessidades específicas. Entre as classificações, estão:

Então um cabelo liso pode estar fraco ou com queda, assim como um cabelo cacheado natural pode ser quimicamente tratado, exigindo cuidados específicos. 

2. Crie uma rotina capilar adequada

Após entender qual é o seu tipo de cabelo, é preciso criar bons hábitos para cuidar dele todos os dias. Ter uma rotina faz toda a diferença, já que os fios precisam de atenção constante — e não apenas quando estão quebradiços ou ressecados.

Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção para criar uma rotina adequada para o seu dia a dia e que você realmente possa colocar em prática. Veja dicas essenciais!

Faça o cronograma capilar

O cronograma capilar é uma técnica baseada em alterar determinados cuidados com o cabelo, garantindo que os fios tenham tudo que precisam ao longo do tempo. Em vez de apenas hidratar os fios, por exemplo, você também foca na nutrição e na reconstrução.

Nesse caso, a dica é alternar, ao longo da semana, os cuidados com hidratação, nutrição e reparação dos fios. Normalmente, ele dura quatro semanas, mas você pode manter essa atenção alternada ao longo do tempo.

Lave corretamente

Outra dica para a rotina capilar é ter cuidado com a lavagem. Em vez de usar a água muito quente, opte por água morna ou fria, quando possível. Dessa forma, você evita agressões extras à fibra capilar, mantendo a saúde das madeixas.

Na hora de lavar, também é preciso focar em massagear o couro cabeludo e não os fios em si. Aplique o shampoo e, com a ponta dos dedos, massageie a cabeça. Deixe a espuma escorrer naturalmente nos fios, pois isso já garantirá que eles fiquem limpos.

Tenha cuidado ao pentear

Pentear os fios incorretamente fará com que eles quebrem ou fiquem fragilizados. Por isso, o ideal é ter bastante cuidado ao pentear as madeixas. Use um pente ou escova segundo o seu tipo de cabelo e faça movimentos suaves, tomando cuidado com os nós.

No caso dos cabelos cacheados e crespos, o ideal é não pentear os fios secos. Use um spray umidificador para facilitar essa etapa e evitar o frizz em excesso.

3. Escolha produtos de qualidade

Para colocar em prática as melhores dicas de cabelo, é essencial contar com bons produtos. Lembre-se de que investir em boas fórmulas e componentes ajudará a deixar as madeixas cada vez mais lindas e saudáveis. Saiba mais sobre os produtos disponíveis!

Shampoo e condicionador

O básico dos produtos capilares é a dupla formada por shampoo e condicionador, não é mesmo? Enquanto o shampoo serve para higienizar o couro cabeludo e os fios, o condicionador fecha as cutículas e ajuda a desembaraçar os fios.

Porém, como cada cabelo tem uma necessidade, vale escolher o shampoo e o condicionador certos para o seu caso. O shampoo e condicionador adequado para cabelos cacheados tem uma ação diferente da versão para fios lisos, então é preciso selecionar a alternativa perfeita.

Máscara

A máscara capilar é uma grande aliada dos cabelos bonitos e saudáveis — e também está disponível para diferentes tipos de cabelos. Ela pode ser usada durante o banho ou em momentos específicos de tratamento, como na umectação noturna.

Entre os tipos, você encontra máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, por exemplo. Assim, é possível montar uma rotina de tratamentos para manter as madeixas sempre saudáveis.

Kit de tratamento

Para os cabelos que precisam de cuidados mais intensivos, os kits de tratamento são ótimas opções. Eles costumam ter dois ou mais passos e atuam em problemas específicos, como a porosidade ou a fraqueza dos fios.

Finalizadores

Já os finalizadores são ideais para arrematar os cuidados com os cabelos e até para tratar os fios. Eles têm diferentes funções, como dar brilho, reparar as pontas, agir como protetor térmico, devolver a umidade dos fios e muito mais. Veja quais são os principais:

  • leave-in;
  • creme para pentear;
  • óleo finalizador, que pode ser reparador, hidratante ou nutritivo;
  • sérum capilar;
  • mousse;
  • fluido de cabelos;
  • ativador de cachos;
  • creme para pentear;
  • gelatina capilar;
  • umidificador para day after.

Itens de coloração

Quem não abre mão de ter fios coloridos precisa investir em bons produtos de coloração, sabia? Além de garantir uma cor mais bonita e duradoura, esse tipo de item ajuda a evitar danos adicionais aos fios, como quebras ou ressecamento excessivo. Entre os produtos estão o descolorante, a tintura ou o tonalizante.

Produtos de transformação

Além das outras opções, você pode contar com os produtos de transformação, normalmente voltados para a mudança de textura dos fios. Muitos deles utilizam o tratamento químico para deixar os fios lisos ou com menos volume, por exemplo. Confira quais são os principais tipos:

  • kit de progressiva;
  • selagem;
  • redutor de volume;
  • alisante;
  • botox capilar;
  • fórmula onduladora;
  • relaxante capilar.

4. Acerte no corte

Outro ponto de atenção com os fios envolve o corte. Primeiramente, você precisa escolher um comprimento e uma técnica que valorizem o que a sua textura tem de melhor. Cabelos cacheados, por exemplo, podem ficar mais volumosos com camadas, enquanto os fios finos podem se dar melhor com opções com movimento.

De modo geral, vale a pena ir a um salão de beleza para conseguir o corte certo. Com ajuda do seu cabeleireiro ou cabeleireira de confiança, é possível ter um corte profissional e que combine com os seus fios, sua textura e seu estilo.

Ainda sobre os cortes, é essencial “aparar as pontinhas” com frequência. Mesmo que você não queira abrir mão do comprimento, fazer pequenos cortes regulares ajuda a eliminar pontas secas e favorece a saúde dos fios.

5. Aprenda e aplique técnicas de styling

Até aqui, você já viu dicas de cabelo relacionadas a tratamentos, rotinas e cortes, certo? Além desses pontos, vale a pena entender como estilizar e finalizar seus fios. Dessa forma, você poderá arrumar seus fios com praticidade e de acordo com o seu estilo, tornando os cuidados muito mais interessantes no dia a dia.

A seguir, veja dicas sobre as técnicas para estilizar os fios!

Teste as formas de finalização

Quando o assunto é finalizar o cabelo, é essencial fazer testes. Afinal, tudo depende da sua textura, das necessidades do seu fio e do que você gosta. Pense no caso dos fios cacheados. Tem gente que gosta de cachos mais leves e naturais, enquanto outras pessoas amam a definição. Nesses casos, cada resultado pede uma finalização diferente.

Por isso, não tenha medo de experimentar para saber de qual resultado você gosta mais. Experimente diferentes produtos e marcas e busque dicas para o seu tipo específico de cabelo. Dessa forma, você conseguirá encontrar a fórmula certa para as suas madeixas.

Vença o frizz

Muitas pessoas têm dificuldades com o styling dos fios por causa do temido frizz. Ele se caracteriza pela aparência de fios arrepiados e que ficam desalinhados — em especial, no topo da cabeça. Além disso, ele acontece tanto em cabelos lisos ou ondulados quanto em fios cacheados e crespos.

Uma das formas de vencer o frizz é prevenindo que ele ocorra. Para isso, vale a pena investir em fronhas de cetim ou usar uma touca desse tecido para dormir. Como o cetim causa menos fricção e estática nos fios, o frizz tende a ser menor.

Além disso, vale investir em produtos específicos para aliviar esse efeito. Uma possibilidade é utilizar óleos e outros finalizadores que tenham esse tipo de atuação.

Aprenda penteados práticos

O styling dos fios também envolve fazer penteados, sabia? O melhor de tudo é que você não precisa ser profissional para conseguir criar visuais no dia a dia. Há diversas alternativas práticas e que podem ser reinventadas com facilidade.

Um exemplo é o rabo de cavalo. Você pode deixá-lo bem alinhado com ajuda da geleia capilar, por exemplo. Também é possível criar uma versão com cachos ou com os fios mais texturizados.

Dependendo do comprimento dos fios, você pode investir em aprender a fazer tranças ou coques bagunçados. Os acessórios, como lenços, presilhas e outros itens também são bem-vindos e ajudam a deixar o visual com a sua cara.

Tenha cuidado com as fontes de calor

Entre as técnicas de styling, é comum recorrer a fontes de calor para deixar os fios mais alinhados ou modelados. O secador de cabelos e a chapinha, por exemplo, deixam os fios lisos. Já o babyliss usa o calor para criar cachos perfeitamente equilibrados.

O problema é que a temperatura em excesso pode prejudicar a fibra capilar e causar danos. Por isso, é essencial ter alguns cuidados, como:

  • usar um protetor térmico antes da exposição ao calor;
  • limitar a temperatura, evitando o uso na opção mais quente;
  • respeitar a distância recomendada entre o secador e os fios;
  • não utilizar fontes de calor todos os dias nos cabelos.

6. Mude os cuidados periodicamente

Todas essas dicas são essenciais, mas você não deve se ater a apenas algumas delas. Por exemplo: pode ser que hoje seus fios estejam finos e quebradiços. Com os cuidados certos, é provável que as madeixas voltem a ficar fortes e saudáveis. Logo, não faz sentido manter os cuidados de antes, não é mesmo?

Por isso, o truque é ter bastante atenção para perceber quais são as necessidades atuais do seu cabelo e como atendê-las. Se você sente que o seu cabelo “‘acostumou” com um produto ou que ele não faz mais efeito, por exemplo, é provável que ele apenas precise de algo diferente agora.

E essas mudanças valem até mesmo para as estações do ano. No verão, por exemplo, é preciso dar atenção extra aos danos que o sol, o mar e a piscina podem causar. No inverno, as temperaturas frias também podem afetar os cabelos. Então é preciso fazer as adaptações conforme o necessário para ter fios lindos e saudáveis o ano inteiro!

Com essas 6 dicas de cabelo, você terá um visual cada vez mais bonito e prático. Esse resultado ainda será essencial para a sua autoestima e bem-estar, garantindo a melhor experiência no dia a dia.

Quer encontrar os melhores produtos para os seus fios? Confira a linha de cabelos na IAP! Cosméticos!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário