A maioria das pessoas enfrenta dificuldades para manter um cheiro agradável nas axilas nos dias de calor, ainda que mantenha uma boa higiene pessoal. Para que você se sinta cheiroso, é necessário usar um bom desodorante antitranspirante. Alguns questionam se o desodorante antitranspirante que bloqueia o odor do suor pode ou não oferecer riscos à saúde.
A maior dúvida é se a pele consegue transpirar quando usamos esse tipo de produto. Essas e outras questões referentes ao tema geram discussões polêmicas. Se você também tem dúvidas, saiba que neste post abordaremos vários assuntos relacionados. Quer saber mais sobre os mitos e verdades do desodorante antitranspirante? Continue a leitura e confira!
Para que serve o desodorante antitranspirante e como é composto?
Os desodorantes antitranspirantes são antissépticos e os mais comuns são compostos por substâncias derivadas do alumínio, como:
- cloreto de alumínio;
- cloridrato de alumínio;
Eles servem para inibir a transpiração e são controladores de odores bastante eficientes.
Quais são os mitos e verdades sobre o desodorante antitranspirante?
Muito se fala sobre os benefícios e malefícios do antitranspirante, mas nem todas as pessoas sabem quais são as principais peculiaridades do produto. Por isso, separamos uma lista de verdades e mitos sobre o assunto. Confira!
1. Desodorante antitranspirante causa câncer de mama (mito)
Todos já ouviram falar que o desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama. As circunstâncias indicam que as pessoas acreditam nesse mito devido ao fato de muitos desses produtos terem em sua composição o alumínio.
Além disso, parte dessa crença se deve ao fato de o produto ser aplicado na região próxima das mamas. Mas segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existe relação entre as substâncias usadas para a fabricação dos produtos e os tumores.
2. O desodorante antitranspirante pode irritar a pele (verdade)
Existem pessoas que têm a pele mais sensível e que podem ter alguns sintomas, por exemplo:
- irritação;
- vermelhidão;
- inchaço (edema);
- sensação de ardor;
- prurido (coceira).
Isso ocorre porque, além de serem mais sensíveis, alguns indivíduos podem ter alergia a alguns elementos da composição do produto.
3. Desodorante antitranspirante pode trazer alergia (verdade)
O desodorante antitranspirante pode causar alergia em algumas pessoas. A sensação de aspereza, aparecimento de bolhas e ardor pode fazer parte do dia a dia de pessoas que desenvolvem esse problema. Esses sinais podem aparecer imediatamente após a aplicação do produto ou algumas horas depois.
4. A composição do desodorante antitranspirante é perigosa (mito)
A composição dos desodorantes antitranspirantes não é perigosa. Os sais de alumínio usados em todos os tipos desses produtos não oferecem riscos à saúde. Todas as composições são certificadas pela Anvisa, por órgãos reguladores da Europa, EUA e podem ser utilizadas sem medo.
5. Não é preciso reaplicar o desodorante antitranspirante durante o dia (verdade)
É verdade que o local da pele onde é aplicado esse tipo de produto fica sem produzir suor. Por isso, não existe necessidade de reaplicar o desodorante antitranspirante várias vezes ao dia. Caso a pessoa queira reaplicar, é recomendado lavar e secar as axilas para obter o máximo de benefícios da sua fragrância.
Então, saiba que além do desodorante antitranspirante, também existem muitos outros tipos de desodorantes que são comercializados em forma de cremes, aerossol, roll-on e perfumes. Diante de uma gama extensa é possível escolher um que seja ideal e que mais se encaixe nas suas necessidades. Os melhores produtos podem ser encontrados no e-commerce da IAP.
Gostou do nosso post? Se desejar adquirir itens de qualidade, verifique o site da IAP e descubra quais são os produtos ofertados!