depilação antes e depois depilação antes e depois

Antes e depois da depilação: como cuidar da sua pele?

6 minutos para ler

Com o objetivo de manter a pele sem pelos, macia, lisa e sem manchas, muitas mulheres optam por fazer depilação. No entanto, independentemente do método, é fundamental manter alguns cuidados para garantir a eficiência do procedimento e não irritar a região.

Sendo assim, algumas mulheres precisam dar atenção maior ao antes e ao depois da depilação, como pessoas com a pele morena ou negra e grávidas, as quais têm maior predisposição à pigmentação. Além disso, pelos que nascem enrolados podem encravar facilmente, podendo causar foliculite.

Dessa maneira, separamos dicas para evitar problemas na pele por conta da depilação e outras informações relevantes. Confira!

Quais são os diferentes tipos de depilação?

Existem diversos tipos de depilação, seja para eliminar de forma superficial os fios, seja para tirá-los totalmente da raiz. Por isso, entender as características da própria pele, como tipo, velocidade de crescimento, rotina e sensibilidade, ajudará a identificar qual o melhor método para retirar os pelos.

Cera

Essa técnica é a mais procurada, e também uma das mais doloridas. Consiste em tirar os fios desde a raiz com auxílio da cera. O produto quente é indicado para áreas mais sensíveis, enquanto o frio é destinado a regiões em que os pelos são mais resistentes. A durabilidade é de 20 a 30 dias em média.

Pinça

Esse tipo de depilação retira os pelos, um de cada vez. É muito indicado para finalização ou acabamento. Por isso, é uma técnica muito usada para definir a sobrancelha. Tem a durabilidade de até 20 dias.

Lâmina

Além de ser uma técnica econômica, é uma maneira rápida de remover os fios. Por isso, é muito utilizada em casos de emergência. A depilação com lâmina é indolor e tem a durabilidade menor, porque remove os pelos superficialmente, que voltam em poucos dias. Pelo atrito com a pele, esse método é um dos maiores causadores do pelo encravado e foliculite.

Creme depilatório

O creme depilatório consiste em “derreter” a haste do pelo, removendo-o superficialmente. É um método prático e indolor, além de oferecer a vantagem de hidratação da região. No entanto, dependendo do produto, pode causar alergias e irritação. A duração é, em média, de 3 a 7 dias.

Linha

A depilação com linha retira os pelos com auxílio de duas linhas entrelaçadas. Por meio do atrito, remove os fios desde a raiz, sendo mais dolorosa. Por conta da necessidade de técnica e da habilidade para realizar esse procedimento, ele só pode ser feito por um profissional. Dura, em média, 20 dias.

Laser

A depilação a laser é a queridinha entre as mulheres atualmente, por ser eficiente e definitiva. O procedimento é doloroso, no entanto, mais suportável que a cera. A energia térmica produzida consegue destruir o centro germinativo da região, o que impede os pelos de crescerem.

Luz pulsada

Essa técnica é muito confundida com a depilação a laser, a qual também utiliza a energia térmica para remover os fios. A diferença é que esse método não foca apenas o alvo e é absorvida por outras regiões próximas da área desejada. Por isso, é preciso mais sessões para resultados duradouros.

Por que é importante cuidar da pele antes e depois da depilação?

Ter cuidados preventivos ajuda na eficácia do procedimento e melhora a experiência, podendo até diminuir a dor nas depilações com cera e a laser, por exemplo. Além disso, dar atenção com antecedência previne irritação e alergias.

É comum que a região fique sensível após a remoção dos pelos. Por isso, deve-se evitar atrito e exposição solar nos cuidados pós-depilação. Isso evita pigmentação e pelos encravados.

Quais são as dicas para preparar e cuidar da pele nesse processo de depilação?

A seguir, veja mais detalhes sobre os cuidados antes e depois da depilação e, dessa forma, garanta uma pele lisinha e saudável.

Hidratação

Antes da depilação, é importante hidratar a pele para acalmá-la. Após a eliminação dos fios, evite o uso de cremes, hidratantes e óleos. Isso porque os produtos podem obstruir os poros abertos na depilação. Nesse caso, o ideal é usar cremes pós-depilatórios e ingerir muita água.

Esfoliação

É recomendado fazer uma esfoliação, pelo menos, 3 dias antes da depilação. Esse processo ajuda a eliminar as células mortas e evita que os fios encravem. Conte com auxílio de uma bucha, fazendo movimentos leves e circulares.

Proteção solar

O ideal é não tomar sol e proteger a pele antes e depois da depilação, principalmente para remoção de pelos a laser ou luz pulsada. Nesses casos, evite a exposição durante 15 dias antes e 7 dias depois. Assim, você vai garantir a eficácia do procedimento, evitar a pigmentação e manter a região saudável.

Escolha de produtos confiáveis

Todos os produtos utilizados nesse processo devem ser de qualidade e de confiança, principalmente quando o procedimento não é feito com um profissional. Cremes hidratantes, protetor solar, esfoliante e até os próprios produtos para remoção dos pelos precisam passar por um teste em uma pequena parte da pele para verificar possíveis reações alérgicas.

Temperatura do banho

Um banho com temperatura um pouco alta ou compressa de toalha quente também pode ajudar a relaxar a área antes de remover os pelos, e até diminuir a dor do procedimento. Após, evite banhos aquecidos na região, pois isso pode causar irritação na pele. O ideal é um banho morno e evitar atrito na área depilada.

Quais são as melhores práticas para manter a pele saudável?

Alguns hábitos podem ajudar a sua saúde e, consequentemente, sua pele. Isso garante uma boa aparência e qualidade de vida. Conheça boas práticas para cuidar da área que será depilada e, em especial, de si:

  • tenha uma alimentação saudável;
  • evite estresse;
  • não tenha vícios;
  • pratique exercícios;
  • durma bem;
  • mantenha a hidratação;
  • faça esfoliação 1 vez por semana;
  • conheça o seu tipo de pele.

Se houver qualquer problema na sua pele por causa da depilação, consulte um médico dermatologista para avaliar as possíveis causas. Assim, você conseguirá identificar o tipo de remoção de pelos ideal para o seu perfil, além de entender os melhores produtos para prevenir efeitos colaterais desse procedimento.

Agora que você sabe quais são os principais cuidados antes e depois da depilação, não se esqueça de escolher produtos de qualidade. Além disso, não hesite em procurar um profissional capacitado para realizar a remoção dos pelos com segurança.

Quer saber mais sobre beleza e cuidados pessoais? Então, assine nossa newsletter e acompanhe novidades e dicas!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário