Definição de cachos é uma busca constante de quem tem cabelo cacheado, uma vez que, com as ondas alinhadas, é possível produzir um efeito marcante. Mas, para atingir a definição certa para os fios, o primeiro passo é entender qual a curvatura do seu cacho. Elas são divididas entre numerações e letras, e, no caso dos cabelos cacheados e crespos, os tipos são 3ABC e 4ABC.
Depois disso, é importante saber que a definição só acontecerá com a combinação de uma rotina de cuidados e das técnicas certas. Chamadas de finalização dos cachos, trata-se de técnicas adaptadas para fazer em casa, encaixando-se na sua rotina.
Então, explicaremos mais sobre essas técnicas e como ter efeito de salão feito por você mesma. No artigo, vamos compartilhar dicas para cabelos cacheados ou crespos ou em transição. Vem com a gente?
Importância da finalização
A finalização é feita não só para obter cachos perfeitos, mas também para ajudar no volume e desembaraço. Nesse sentido, a finalização é importante porque o cabelo cacheado tem textura mais seca e espessura mais fina.
Logo, essas características fazem com que ele embarace mais fácil e fique definido por menos tempo. Além disso, o formato dos fios impede que a oleosidade natural do cabelo percorra sua extensão. Ou seja, se a finalização for cuidadosa, além de definir, ajudará a cuidar dos fios.
Existem diferentes técnicas para aumentar a durabilidade da definição dos cachos e deixá-los com o volume desejado. Agora, antes de começar o processo, já avisamos: nada de desembaraçar os fios secos, ok? Dessa maneira, você contribui para a quebra do cabelo ou até para machucar seu couro cabeludo. Então, separe um tempo razoável e tenha paciência no processo.
Além disso, utilize também pentes de dentes largos de madeira ou os dedos para essa etapa. Com tudo a postos, é hora de conferir nossa lista com seis métodos para você escolher o seu preferido!
6 dicas de técnicas para definição de cachos
Para conseguir os formatos desejados, é só optar pelas técnicas de definição que trouxemos a seguir:
1. Fitagem
A fitagem consiste em uma técnica simples e que não requer muitas etapas. Assim, separe o cabelo em mechas de tamanho médio e aplique um creme de pentear de sua preferência. Em seguida, penteie suavemente e, ao terminar, amasse-o com as mãos, no sentido de baixo para cima.
Se optar por cachos mais largos, divida o cabelo com os dedos em vez de usar o pente de desembaraçar. Assim, você cria mechas, chamadas de fitas, com a largura desejada.
2. Gelatina
Bem como há cacheadas que conseguem definição dos cachos com creme, há quem necessite de ajuda extra para a fixação de produtos. Nesse sentido, apostar em gelatinas é uma boa pedida, pois ajuda na ativação dos cachos e na criação de um aspecto mais estruturado. A técnica a ser usada junto com as gelatinas é a de amassar o cabelo, assim como a fitagem.
Antigamente, era costume desidratar no fogão a gelatina incolor, daquelas vendidas para receitas culinárias. Mas agora é possível encontrar diferentes produtos com esse componente como ativo principal, com diversas marcas e preços.
3. Dedoliss
Depois de desembaraçar os fios e aplicar o produto escolhido, é hora de enrolar as mechas, que devem ser finas. Assim, separe cada uma e enrole nos dedos, como se estivesse fazendo o movimento de babyliss.
Após esta etapa, deixe o cabelo secar naturalmente e, quando ele estiver firme de creme, amasse os fios. O aspecto duro desaparece, e as ondas permanecem definidas, porém, essa técnica proporciona um menor volume perante às outras.
Definição de cachos para quem está em transição capilar
A transição capilar é o momento em que o cabelo apresenta mais de uma textura e requer cortes constantes. Assim, a finalização ajuda na texturização dos fios, que estão se adaptando a uma nova fase. Veja as dicas para finalizar nesse período.
4. Umectação para potencializar a definição de cachos
A umectação repõe a oleosidade natural, deixando os fios hidratados, diminuindo o frizz e contribuindo para a definição. Na hora de fazer a umectação, enluve as mechas com o óleo escolhido. Em seguida, cubra os fios com uma touca e deixe agir durante cerca de 30 minutos. Logo após, enxágue com seu shampoo preferido e remova totalmente o produto.
5. Difusor
Apesar de o calor não ser recomendado para a saúde do cabelo, o uso do secador aliado ao difusor ajuda na definição dos cachos. Assim, com a temperatura regulada, aplique o difusor no cabelo, alternando as mechas. O movimento deve ser feito de baixo para cima até secar os fios e, ao final, aplicar um jato de ar frio para mais brilho nos fios.
Apesar do difusor não causar danos no cabelo, lembre-se sempre de aplicar um protetor térmico antes do procedimento.
6. Twists e coquinhos
Essa técnica exige mais passos e tempo disponível. Mais do que isso, o ideal é fazê-la quando o cabelo estiver entre úmido e seco para que a texturização dure mais:
- divida o cabelo todo em mechas com um pente mais fino;
- agora, divida a mesma mecha em duas e torça uma na outra, com um twist;
- feito isso, enrole em um coque pequeno e prenda com um elástico;
- repita esse processo em todo o cabelo e aguarde algumas horas para que o fio memorize a definição dos cachos.
Por exigir mais tempo, a dica é fazer antes de dormir e soltar ao acordar. Se você gostar do resultado visual, é só apostar no penteado Bantu Knots como algumas famosas e personalidades da web.
Por mais que as técnicas listadas ofereçam ótimos resultados, é necessário investir na hidratação periódica. Nesse sentido, ela visa recuperar a perda de nutrientes e reparar danos externos causados pela poluição ou sol. Juntos, eles abrem as cutículas, deixando-as dilatadas. Tais fatores interferem no volume e na definição de cachos, deixando-os desalinhados e sem vida.
Portanto, antes de investir nas técnicas acima, acesse o nosso site e conheça os melhores produtos para te acompanhar nesse processo!