cuidados pós progressiva cuidados pós progressiva

6 principais cuidados pós progressiva que você precisa indicar para seus clientes

6 minutos para ler

Muitas pessoas buscam procedimentos como o alisamento para ter mais praticidade no dia a dia no que diz respeito ao tratamento dos fios. No entanto, é importante orientá-las sobre alguns cuidados pós progressiva fundamentais para manter as madeixas saudáveis.

A progressiva é uma das técnicas mais procuradas para deixar os fios mais lisos, reduzir o volume e diminuir o frizz. Apesar de ela facilitar a rotina, é importante continuar os cuidados cotidianos para manter a saúde capilar, evitando a queda, o enfraquecimento, as pontas duplas e demais problemas dos quais as pessoas provavelmente gostariam de fugir.

Pensando nisso, trouxemos 6 dicas incríveis para quem deseja ter cabelos mais saudáveis e bonitos após a progressiva. Gostou do assunto? Então, acompanhe este post para saber como orientar os clientes a manter o tratamento!

1. Temperatura da água

Sabia que a água pode afetar a aparência e a saúde dos fios? O ideal é lavar as madeixas em temperatura ambiente, próxima dos 23 °C. Isso é importante, pois a água quente favorece o aumento da oleosidade, o surgimento da caspa, o ressecamento e a queda.

As altas temperaturas também devem ser evitadas no dia a dia, caprichando principalmente nos cuidados com o cabelo no verão. Afinal, o contato direto com os raios solares pode afetar a cor, a maciez e a força dos fios.

Ao acertar na temperatura da água para lavar o cabelo, é possível aumentar a durabilidade do efeito da progressiva. Esse cuidado é ainda mais necessário para quem tem o couro cabeludo com tendência à caspa, pois tanto o procedimento quanto a água quente favorecem a descamação.

2. Uso de produtos específicos para fios alisados

Mais uma dica para o cliente levar para o resto da vida: usar sempre produtos específicos para o tipo de cabelo. Assim, é possível garantir o tratamento que ele precisa para se manter saudável, respeitando as particularidades dos fios.

Para quem faz progressiva, os produtos para cabelo alisado são grandes aliados no dia a dia. Quando eles são utilizados adequadamente, é mais fácil manter os fios lisos por mais tempo, evitar o acúmulo de oleosidade no comprimento e preservar a hidratação e a nutrição das madeixas.

Desse modo, indique shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, cremes para pentear e demais produtos voltados para cabelos quimicamente tratados. No entanto, para quem está em transição capilar e deseja deixar os fios no formato natural novamente, é interessante evitar esses itens e apostar nos modeladores de cachos.

3. Evite produtos de limpeza profunda

Produtos de limpeza profunda ajudam a deixar os fios mais limpos. Contudo, o objetivo deles é justamente remover os resquícios de substâncias e outros produtos utilizados no cabelo.

Dessa maneira, o uso frequente de shampoos de limpeza profunda ou antirresíduos, por exemplo, acaba diminuindo o efeito da progressiva a longo prazo, pois os produtos ajudam a remover as substâncias que garantem o alisamento dos fios.

Esses produtos são indicados apenas para os cuidados com o cabelo antes de pintar ou de realizar outros procedimentos químicos, como o retoque da progressiva. No entanto, o ideal é que o profissional indique aos clientes a frequência ideal para utilizá-los ou opte por aplicá-los no salão.

4. Hidrate muito bem e frequentemente os cabelos

A hidratação é indispensável, independentemente do tipo de cabelo. É ela que vai garantir a maciez, o movimento, o brilho e a força dos fios. Desse modo, hidratar os cabelos vai além de questões estéticas e garante a saúde capilar.

É por isso que a hidratação faz parte dos cuidados pós progressiva. Com ela, é possível repor a água dos fios, mantendo-os com os nutrientes e demais substâncias necessárias para que apresentem vida e saúde. Assim, é importante adotar o uso de cremes e máscaras de hidratação no seu dia a dia.

Além disso, você pode ajudar o cliente a reforçar a hidratação dos fios aconselhando-o a beber uma quantidade adequada de água, como 2 litros por dia. Afinal, cuidar da alimentação e da nutrição do corpo ajuda muito a manter os cabelos, unhas e pele saudáveis.

5. Siga um cronograma capilar eficiente

O cronograma capilar nada mais é que um guia para a rotina de cuidados pós progressiva. Com ele, é possível definir os dias em que será necessário hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

Como visto, a hidratação tem a função de repor a água dos fios, agregando vitalidade e maciez. Já a nutrição tem como objetivo selar as cutículas dos cabelos. Isso vai ajudar a protegê-los de agentes externos, como o sol, poluição, suor, resíduos de produtos, entre outros. Por sua vez, a reconstrução visa repor as proteínas necessárias para manter as madeixas saudáveis.

A hidratação deve ser realizada com máscaras de tratamento próprias para essa finalidade. Para garantir um efeito mais potente, é interessante usar produtos com vitaminas incorporadas.

Já a nutrição é feita com itens à base de óleos vegetais, como o de coco, de abacate e o de rícino que são grandes lipídios. Além disso, a reconstrução é garantida com produtos que repõem as proteínas, como a queratina.

Explicando ao cliente as fases do cronograma capilar, é possível ajudá-lo também a observar as necessidades do próprio cabelo para saber a frequência com que deve ser realizada cada etapa. Geralmente, nos cuidados pós progressiva, é possível construir uma rotina quinzenal alternada, como:

  • semana 1 — hidratação, nutrição e reconstrução;
  • semana 2 — nutrição e hidratação.

6. Finalize os fios com secador de cabelo

A finalização dos fios é outro quesito importante para manter os cuidados pós progressiva. Uma maneira de prorrogar os efeitos do tratamento é o uso do secador após a lavagem.

O primeiro passo é utilizar um protetor térmico, para evitar danos nos fios por conta dos jatos quentes. Além disso, é importante evitar secar o cabelo com a temperatura máxima. Depois disso, oriente os clientes a utilizarem uma escova para modelar os fios, posicionando o secador de cima para baixo, mantendo uma distância de cerca de 30 cm do cabelo. Dessa maneira, as madeixas ficam lisas por mais tempo.

Ao falar sobre esses cuidados pós progressiva para ter no dia a dia, será possível ajudar os clientes a manter a saúde dos fios, a força e a beleza com mais facilidade. Afinal, um cabelo bonito é um cabelo saudável. Assim, os seus serviços podem ter uma maior durabilidade e os resultados potencializados.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que os seus clientes também saibam como manter os cuidados pós progressiva!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário