cuidados com o cabelo no verão cuidados com o cabelo no verão

Quais devem ser os cuidados com o cabelo no verão? Saiba!

6 minutos para ler

A exposição excessiva ao sol é prejudicial à nossa pele, por isso devemos adotar uma rotina de skincare para evitar o surgimento de rugas e o envelhecimento precoce. O que muitas pessoas esquecem é que também é preciso seguir alguns cuidados com o cabelo no verão.

Felizmente, existem vários truques e produtos que você pode usar para evitar os danos causados pelo sol, calor e umidade. Continue a leitura e conheça nossas dicas para garantir a beleza dos seus cabelos sem deixar de aproveitar os dias mais quentes do ano.

Quais fatores causam danos no cabelo durante o verão?

Os raios solares podem danificar as fibras dos cabelos, diminuindo a proteção natural dos fios. Assim, a tendência é que seus cabelos fiquem mais ressecados e quebradiços. Quem tem cabelos coloridos ou com procedimentos químicos pode sofrer ainda mais no verão, com fios desbotados, ásperos e de aspecto opaco.

Outro problema comum nos dias de verão é o frizz, consequência da alta umidade do ar nessa época do ano. Quem sofre mais são as pessoas com o cabelo mais ressecado, porque ele absorve a umidade do ambiente, fazendo com que os fios fiquem arrepiados.

Além disso, acabamos frequentando mais a praia e a piscina. O alto teor de sal na água do mar retira a hidratação natural do cabelo e da pele, enquanto o cloro da piscina remove os óleos naturais que protegem os fios. Se você tiver os cabelos mais claros, também pode perceber que os fios ficam esverdeados por causa dos produtos utilizados na piscina.

Qual é a importância de ter cuidados com o cabelo no verão?

Fios quebradiços, opacos e desbotados afetam a autoestima de qualquer pessoa, mas o verão não precisa se transformar em um inimigo. Com um cronograma capilar para essa época do ano, você pode garantir cabelos macios, brilhantes e fortes em todas as estações.

Confira nossas dicas a seguir para prevenir os danos e cuidar do cabelo durante os dias de calor e maior exposição ao sol.

Tenha cuidado ao entrar na piscina ou no mar

É muito comum mergulharmos direto no mar ou na piscina com o cabelo totalmente seco, mas o ideal é preparar os fios antes de entrar na água. Uma dica é molhar os fios com água doce. Caso queira uma proteção adicional, aplique uma máscara ou óleo capilar de hidratação.

Também é indicado enxaguar o cabelo após passar muito tempo na água. Ter um borrifador com água fresca ajuda a manter os fios protegidos mesmo quando não houver um chuveiro por perto.

Evite banhos quentes

Há quem não abra mão de um banho quente mesmo nos dias de calor, mas as altas temperaturas da água provocam o ressecamento dos fios e o aumento da oleosidade da raiz.

O ideal é sempre começar a lavagem dos fios com a água em temperatura morna, finalizando a limpeza com a água mais fria para fechar as escamas do fio, mantendo o cabelo hidratado e brilhante.

Não lave o cabelo em excesso

O suor e o calor andam de mãos dadas. Porém, lavar o cabelo diariamente não é uma boa ideia. Os fios já ficam naturalmente mais fragilizados nessa época, e a lavagem excessiva pode tirar a oleosidade necessária para garantir cabelos fortes e brilhantes.

Um dos truques de cabelo para o verão é lavar os fios a cada dois dias. Se a oleosidade estiver incomodando, use um shampoo a seco nos dias de intervalo entre as lavagens.

Hidrate os fios com mais frequência

Aproveite esse período para intensificar a hidratação dos fios. Para os dias de lavagem, invista em produtos com ação antidanos que tratam dos fios expostos ao sol, piscina e mar.

Uma vez por semana, aplique uma máscara de hidratação nos fios ou utilize algum óleo no comprimento antes da lavagem. Óleos como o de coco, oliva e abacate conseguem penetrar nos fios, mesmo aqueles mais ressecados.

Reduza o calor

Prefira secar o cabelo naturalmente no verão e só usar o secador para finalizar o penteado. Também é recomendado reduzir o uso da chapinha, porque ela danifica ainda mais o cabelo seco. Para evitar os danos desse aquecimento, não se esqueça de utilizar produtos termoativados.

Use os produtos certos 

Já existem no mercado produtos para proteger os cabelos antes, durante e depois dos danos provocados pelo sol, com filtros contra os raios UVA e UVB. Invista nessas linhas quando for passar mais tempo ao ar livre.

Nesses casos, uma boa dica também é o uso de chapéu e boné. Além de evitar que os cabelos fiquem com o aspecto queimado, esses itens protegem o couro cabeludo e as orelhas, áreas que são mais vulneráveis ao câncer de pele.

Mesmo um cabelo saudável e bem cuidado pode sofrer os efeitos do frizz no verão. Para contornar o problema, use de uma a duas gotas de óleo ou finalizador para cabelo com ação antifrizz. Se você tem cabelos coloridos, não deixe de utilizar os produtos específicos para a manutenção da cor.

Tenha atenção ao pentear e amarrar o cabelo

Evite pentear o cabelo enquanto ele estiver com cloro ou sal, para que não se quebre. Na hora de desembaraçar, prefira um pente de dentes largos. Penteados para dias quentes muito apertados como rabos de cavalo e tranças também podem tensionar os fios, provocando a quebra. Nos dias mais quentes, prefira nós e tranças mais soltas. Além disso, troque os prendedores de plástico por modelos de tecido.

O que fazer caso o cabelo fique danificado no verão?

O verão passou e os danos continuam? É possível revertê-los com um detox capilar. O primeiro passo é investir em um cronograma específico para o seu caso. Em um mês de tratamento intensivo é possível recuperar a hidratação e nutrição dos fios. As pontas do cabelo também podem ficar muito secas, então aproveite para adotar um novo corte ou remova apenas as partes mais danificadas.

Você viu que com medidas simples é possível garantir os cuidados com o cabelo no verão. Invista nas dicas apresentadas e utilize os produtos certos, pois dessa forma você poderá conquistar fios bonitos e saudáveis o ano todo.

Gostou das nossas dicas? Então siga nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre beleza e cuidados com a pele e o cabelo.

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário