cuidados com o cabelo antes de pintar cuidados com o cabelo antes de pintar

Saiba quais cuidados deve ter com os cabelos antes de pintar

7 minutos para ler

Colorir os cabelos é uma das maneiras mais usadas para repaginar o visual ou adotar um novo estilo. Além disso, uma nova cor de cabelo também impacta diretamente o humor, a confiança e a autoestima.

O segredo para um bom resultado desse procedimento em casa ou no salão é seguir alguns cuidados com o cabelo antes de pintar.

Reunimos nesta matéria as melhores dicas dos especialistas para uma coloração bem-sucedida, garantindo cabelos nutridos, sedosos e brilhantes. Não perca!

É necessário cuidar do cabelo antes de pintá-lo?

Para promover a alteração e fixação da cor nos cabelos, a tintura contém substâncias que penetram nas escamas dos fios. Esse processo provoca uma alteração em um protetor natural dos cabelos, a queratina. Como resultado, seu cabelo pode ficar opaco e ressecado, daí a importância de fortalecer os fios antes da coloração.

Quais são os cuidados que devem ser tomados?

Muito se fala sobre os tratamentos após pintar os cabelos, mas é preciso seguir também um ritual de cuidados pré-coloração. Isso envolve a escolha da cor, dos produtos e uma atenção especial à saúde dos fios. Veja as dicas a seguir e arrase nesse processo.

1. Comece pela escolha da cor

A transformação pode acontecer, mas é preciso que você seja realista e paciente na hora de escolher a cor para pintar suas madeixas. Muitas vezes nos apaixonamos pelos cabelos de artistas e celebridades, mas lembre-se que o comprimento, o corte de cabelo, a espessura do fio e até o tom da pele podem interferir no resultado da coloração.

Além disso, se você tem o cabelo castanho escuro e quer conquistar um loiro, saiba que o resultado dificilmente será alcançado em uma única tentativa. Grandes transformações como essa requerem a ajuda de um profissional.

2. Avalie o tipo de manutenção

Independentemente da cor escolhida, o cabelo tingido começa a desbotar e a raiz vai aparecer. Em média, o tempo para o retoque das raízes de cabelos tingidos é de 4 a 6 semanas, mas certos tratamentos exigem mais manutenção e conservação do que outros.

O ruivo, por exemplo, é uma das colorações de maior dificuldade de manutenção porque desbota rapidamente e exige retoque mais frequente das raízes. Os cabelos loiros também podem exigir mais aplicações, caso os fios naturais sejam mais escuros.

Se você não tem tempo ou dinheiro para a manutenção, escolha uma cor que seja mais próxima do seu tom natural para que o crescimento da raiz não fique tão perceptível. Você também pode investir em técnicas como o ombré e a balaiagem, que exigem menos retoques.

3. Faça um diagnóstico dos fios

A saúde dos fios impacta o resultado da coloração. Se o cabelo estiver seco e quebradiço, você corre o risco de não ter a cor desejada e ressecar ainda mais os fios. Nesse caso, adie a pintura e invista em um cronograma capilar para hidratar e nutrir os cabelos.

4. Capriche na hidratação e na nutrição

Máscaras hidratantes ou nutritivas à base de manteiga de karité, óleo de coco, colágeno e queratina ajudam a reconstruir os fios antes de colorir os cabelos. O ideal é realizar esses cuidados durante um mês, uma vez por semana. Com o cabelo saudável, os resultados da coloração serão melhores.

5. Cuidado com a mistura de procedimentos químicos

Colorações podem ser incompatíveis com outros procedimentos químicos, como os alisamentos. Essa combinação pode danificar ou manchar os fios e até provocar o chamado corte químico. Nesses casos, o ideal é consultar um profissional para avaliar a saúde do seu cabelo.

6. Corte o cabelo antes da coloração

Caso você queira adotar um novo corte ou mesmo retirar as pontas duplas, o ideal é fazer isso antes de colorir o cabelo. Além de eliminar as partes mais ressecadas, o corte pode afetar o posicionamento de mechas no caso de coloração em degradê entre as raízes e as pontas.

7. Tenha atenção e conheça o procedimento

Um dos principais cuidados com o cabelo antes de pintar é ler com atenção todas as instruções do fabricante da coloração. Isso evita acidentes e garante os resultados esperados. Também é preciso descobrir qual método é o mais adequado para o seu caso.

Se você for pintar em casa opte por kits de colorações já prontos que permitem a autoaplicação.

Entenda a importância dos testes de mecha

Não ignore essa etapa, pois o teste ajuda a identificar reações alérgicas à composição da tintura e permite que você conheça o resultado da coloração nos seus fios. Teste o produto em uma pequena mecha na parte inferior dos seus cabelos, seguindo as orientações informadas na embalagem da coloração.

Proteja o couro cabeludo

Essa região é muito sensível e pode sofrer com a tintura. Por isso, é melhor lavar o cabelo entre 12h e 48h antes de pintar. Os óleos que se acumulam no couro cabeludo evitam a coceira na região durante a aplicação da tinta e protegem os fios, garantindo que eles continuem saudáveis após a coloração.

Como o uso de bons produtos pode ajudar a manter o brilho?

Cabelos coloridos ficam sensíveis e podem sofrer mais com os danos do dia a dia, como a exposição ao sol e a poluição. Além disso, os fios ficam desbotados com o passar do tempo, comprometendo o resultado da coloração. 

Por isso, é importante investir em produtos de qualidade para a coloração ou descoloração dos fios. Existem linhas para o cabelo colorido que garantem a nutrição e impedem o desbotamento ou o amarelamento dos fios ainda durante o processo de pintura.

Conheça as opções da IAP! Cosméticos

A IAP! Cosméticos é uma das maiores redes de cosméticos do país e vende com exclusividade as colorações profissionais e comerciais da L’Ange Cosméticos. Veja os produtos disponíveis para mudar a cor dos seus fios:

  • Coloração NEWCOLOR: sua fórmula contém colágeno e queratina, garantindo ultraproteção dos fios, mais durabilidade da cor e cobertura dos cabelos brancos;
  • Ox NEWCOLOR: é indicada para o preparo das colorações e descolorações;
  • Pó descolorante: proporciona o clareamento em 7 tons (com o uso de amônia) e 6 tons (sem amônia). Além disso, contém propriedades reconstrutoras para proteger os fios, garantindo a maciez e brilho dos cabelos;
  • Tonalizante NEWTOUCH: esse tonalizante semipermanente contém queratina e vitamina E em sua fórmula. Cobre até 50% dos fios brancos e garante a durabilidade da cor por até 30 lavagens;
  • Emulsão NEWTOUCH: é ideal para tratamentos como tonalização e banho de brilho;
  • Kit de coloração Color UP: a coloração garante a cobertura dos fios brancos e proporciona uma cor perfeita e duradoura. Ela contém proteína da seda e queratina, deixando os fios fortes e brilhantes;
  • Kit coloração Color UP Homem: desenvolvida com exclusividade para o público masculino, essa coloração semipermanente tonaliza os fios brancos e mantém a aparência natural dos fios.

Essas foram nossas dicas de cuidados com o cabelo antes de pintar. Aposte nessas orientações e, para garantir um resultado mais bonito e saudável dos fios, use sempre produtos de qualidade.

Visite nosso site, saiba mais sobre nossos produtos para coloração e encontre a loja mais perto de você.

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário