Tingir o cabelo de ruivo é uma maneira incrível de expressar personalidade e estilo, com ousadia e elegância. No entanto, os cabelos com química exigem cuidados especiais para garantir que eles permaneçam bonitos e saudáveis.
Para que você consiga manter seu vermelho vibrante com brilho radiante pós-coloração, confira agora mesmo 6 cuidados com cabelo ruivo tingido que você precisa adotar no seu dia a dia!
1. Utilize produtos específicos para cabelos coloridos
Hoje em dia existe uma infinidade de produtos para cuidar dos cabelos. Antes de comprar o seu, é preciso escolher os desenvolvidos especialmente para cabelos tingidos.
Esses shampoos, condicionadores e máscaras capilares levam em sua fórmula ingredientes hidratantes e protetores da cor, como extrato de camomila, óleo de argan e proteínas, que fecham a cutícula dos fios e prolongam o efeito da tintura, evitando o desbotamento.
2. Evite lavar os fios todos os dias
Lavar o cabelo todos os dias também pode acelerar o desbotamento da cor, especialmente dos tons vermelhos. O ideal é espaçar as lavagens, optando ainda por um cronograma que atenda às necessidades do seu cabelo.
Para garantir a higiene e evitar o excesso de oleosidade, use um shampoo de lavagem a seco ou um co-wash entre as lavagens, mantendo o couro cabeludo e fios limpos e saudáveis.
3. Aplique protetor térmico antes da chapinha ou babyliss
O uso de ferramentas térmicas, como escovas elétricas modeladoras, chapinhas e babyliss, expõe os fios a altas temperaturas que podem causar sérios danos ao cabelo, especialmente aos fios tingidos que já estão mais frágeis.
Antes de usar essas ferramentas, aplique um protetor térmico em todo o comprimento do cabelo para criar uma barreira contra o calor excessivo. Isso ajudará a preservar a cor e evitará danos causados pelo calor.
4. Faça hidratações regulares
Cabelos tingidos, especialmente os ruivos, tendem a ser mais secos e sensíveis. Portanto, a hidratação regular é fundamental para devolver a água aos fios e manter a saúde e o brilho.
Faça tratamentos de hidratação profunda semanalmente ou a cada duas semanas, utilizando máscaras capilares ricas em nutrientes e vitaminas com o uso de toucas, para tornar o processo mais eficiente. Além disso, considere também fazer tratamentos de reconstrução capilar para fortalecer os fios danificados.
5. Use máscara pigmentantes
Para fazer a manutenção da coloração entre um tingimento e outro, opte por usar máscaras pigmentantes para cabelos ruivos. O produto ajuda a colorir os fios com pigmentação e garante brilho intenso, pois contém óleos nutritivos reparadores que também hidratam profundamente o cabelo, aumentando a maciez e durabilidade da cor.
6. Proteja o cabelo dos raios solares
A exposição aos raios solares pode causar desbotamento e ressecamento dos fios tingidos. Para proteger o cabelo ruivo do sol, utilize protetor solar capilar com proteção UV. Além disso, considere o uso de chapéus, bonés ou lenços em situações de exposição prolongada ao sol.
Cuidar do cabelo ruivo tingido requer atenção especial e dedicação. Utilizar produtos adequados, evitar lavagens excessivas, proteger o cabelo do calor e dos raios solares e realizar hidratação são medidas essenciais para manter a cor por mais tempo e garantir a saúde dos fios.
Gostou das dicas? Então confira também o artigo “Tonalizante ou tintura? Qual a melhor escolha para meus cabelos?”