Cristalização capilar: saiba o que é e os benefícios Cristalização capilar: saiba o que é e os benefícios

Cristalização capilar: saiba o que é e os benefícios

6 minutos para ler

Por maiores que sejam os cuidados com o cabelo, nem sempre é possível evitar os danos do uso do secador ou de tratamentos como o alisamento e a coloração. Como consequência, os fios podem ficar ressecados, porosos ou com pontas duplas. Felizmente, existe um tratamento que vai ajudar você a recuperar a beleza e a saúde dos fios: a cristalização capilar.

Essa técnica é mais uma alternativa de cuidado para os cabelos que promete trazer uma transformação profunda aos fios danificados e ajudar no controle do volume das madeixas. Ela não apresenta contraindicações e é compatível com qualquer química. Outra boa notícia é que os fios mostram sinal de recuperação logo no início do tratamento.

Continue a leitura e conheça mais sobre a cristalização capilar: para quem ela é indicada, quais são os produtos utilizados e qual a diferença entre esse procedimento e a escova progressiva.

O que é cristalização capilar?

Quando o cabelo se encontra seco, quebradiço ou desbotado, ele deixa as cutículas abertas, fazendo com que os fios fiquem sensíveis, ásperos e sem definição. Essa técnica, também conhecida como cristalização de fios ou cristalização progressiva, é um procedimento que promete reparar todos os danos sofridos pelos fios, inclusive aqueles causados pelo uso de outros procedimentos químicos, como a tintura.

O segredo da cristalização capilar está nos ingredientes utilizados em sua fórmula, como aminoácidos, vitaminas, queratina, silicones e outros ativos como o ácido hialurônico. Esse ácido está presente em dermocosméticos e até em tratamentos como a harmonização e o preenchimento facial. Ele auxilia na regeneração e nutrição capilar.

Para quem ela é indicada?

O objetivo da cristalização capilar é recuperar os cabelos mais danificados e sensíveis, especialmente aqueles de fios grossos e volumosos, lisos ou cacheados.

O tratamento pode ser realizado no salão ou em casa, com o uso de produtos desenvolvidos especificamente para esse fim. É importante observar a embalagem, pois alguns produtos de transformação capilar vão focar a redução de volume, enquanto outros a coloração, por exemplo. A manutenção da cristalização capilar deve ser realizada a cada 3 meses.

Quais são os principais benefícios dessa técnica?

Aqui estão 6 melhorias que a cristalização capilar vai promover em seus fios.

1. Recupera a estrutura capilar

Cabelos quebradiços, que se embaraçam com facilidade, são um sinal de que os fios estão enfraquecidos. A ação reconstrutora da cristalização capilar age no interior da fibra fortalecendo a estrutura do fio e selando as cutículas.

2. Devolve o brilho e a maciez dos fios

Além de fortalecer o interior da fibra capilar, esse tratamento de reconstrução atua na camada externa do fio. Os aminoácidos e outros agentes condicionantes presentes no produto, deixam o cabelo mais macio, sedoso e hidratado.

Além disso, o fio ganha uma espécie de envelope que faz com que ele melhore a capacidade de absorver e refletir a luz, deixando o cabelo mais brilhante.

3. Ajuda a preparar os fios para outros procedimentos

Antes de fazer qualquer procedimento químico, como coloração, descoloração, ou alisamento dos fios, a dica dos especialistas é apostar na cristalização capilar. Como o tratamento ajuda a tornar o fio gradualmente mais resistente e forte, o cabelo fica mais preparado para suportar a química sem ficar tão frágil e danificado.

4. Reduz o frizz e as pontas duplas

Um dos benefícios desse tratamento é que ele consegue reparar todas as áreas frágeis da fibra capilar, evitando desgastes da raiz às pontas. Com isso, é possível preservar o comprimento do cabelo, sem a necessidade de cortar as pontas com frequência.

Além disso, a cristalização melhora o controle estático e os fios, ou seja, faz com que o cabelo fique mais alinhado, diminuindo gradativamente o incômodo frizz.

5. Ajuda no controle do volume

Os fios danificados e sensíveis também perdem a forma, o que acaba deixando o cabelo mais volumoso e com menos definição. Além de restaurar os fios, a cristalização capilar tem ação reparadora, com foco no controle do volume dos fios.

6. Realça a cor dos cabelos coloridos

As tinturas e tonalizantes podem deixar os fios opacos e desbotados ao longo das lavagens. O tratamento com a cristalização age na estrutura interna desses pigmentos, ajudando a realçar a cor dos cabelos.

Qual é o passo a passo da cristalização capilar?

Confira o método para a realização da cristalização capilar em casa. 

  • lave o cabelo com um shampoo antirresíduo e enxágue bem;
  • use o secador para secar os fios, sem secá-los por completo. O ideal é que eles estejam úmidos;
  • aplique o produto escolhido mecha a mecha e deixe agir pelo tempo informado na embalagem;

Após estas etapas, existem duas opções de finalização. Uma é voltada para quem quer deixar os fios com efeito liso e a outra para quem tem os cabelos cacheados. No primeiro caso, não enxágue o produto cristalizador após o tempo de espera. Em seguida faça uma escova e passe a prancha entre 8 e 10 vezes em cada mecha.

Caso você prefira manter o cabelo cacheado ou ondulado, é possível pular a etapa de secagem. Após o período de ação do cristalizador, enxágue os cabelos e finalize como de costume.

Qual é a diferença entre esse tratamento e a escova progressiva?

Embora a cristalização capilar ajude a reduzir o volume dos fios, deixando-os mais alinhados, ela não promove o alisamento. Você pode utilizar esse tratamento para prolongar o efeito de um alisamento, mas para deixar os fios lisos é necessário fazer uma escova progressiva.

Quais são os cuidados após o procedimento?

Para prolongar o efeito da cristalização capilar, você pode seguir os mesmos cuidados pós-progressiva, como:

  • evitar o uso de shampoos anti-resíduos: opte pelos produtos com ação hidratante;
  • seguir com tratamentos de hidratação e nutrição: você pode criar um cronograma capilar para seguir em casa, com ampolas e máscaras de tratamento;
  • utilizar produtos finalizadores com filtro UV: isso ajuda a manter a saúde dos fios e a evitar novas agressões;

Caso seu cabelo esteja muito danificado, faça uma cauterização capilar 20 dias após a cristalização. Isso ajuda a reforçar o processo de reconstrução.

A cristalização capilar é a solução ideal para recuperar os cabelos dos danos mais severos. O melhor é que, com os produtos certos, você consegue fazer esse tratamento em casa.

Quer outras dicas de beleza e cuidado com os cabelos? Siga a página da IAP! Cosméticos no Facebook!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário