corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto

Qual o corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto? Descubra!

6 minutos para ler

Você já se inspirou em um corte de cabelo de famosa, mas o resultado não ficou como esperava? Saiba que é comum isso acontecer, já que existem modelos que favorecem determinados tipos de rosto. Por isso, é importante conhecer o formato do seu para decidir o melhor estilo das suas mechas antes de chegar ao salão.

Há uma técnica simples para saber o corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto. Primeiro, prenda os cabelos. Com ajuda de um lápis de olho ou batom, faça uma linha na vertical e outra horizontal no centro da face. Em seguida, tire uma foto ou analise essa região no espelho, comparando com os formatos que mostramos nesta matéria.

Vamos a eles? Descubra agora o corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto!

Quais tipos de rostos existem?

O formato da face pode se diferenciar bastante de pessoa para pessoa. Enquanto há alguns mais comuns, outros se distinguem nos mínimos detalhes. Sendo assim, antes de escolher o estilo de corte que mais combina com você, é importante entender quais são os tipos de rosto:

  • redondo: as linhas desse rosto, incluindo queixo, bochechas e maxilar, por exemplo, são todas arredondadas. Além disso, as medidas de comprimento e largura são iguais ou aproximadas;
  • quadrado: as linhas desse rosto são retas e definidas. Por isso, é um formato mais fácil de identificar;
  • triangular: as medidas dessa face se parecem com um triângulo invertido, ou seja, a largura da testa é maior e as linhas do rosto afinam em direção ao queixo;
  • oval: o comprimento desse rosto é maior que a largura e as linhas são arredondadas, o que lembra o formato oval;
  • retangular: esse formato é parecido com o quadrado, mas tem um comprimento maior;
  • diamante: as medidas desse rosto são parecidas com o formato triangular. No entanto, as maçãs da região são mais destacadas e a mandíbula é pequena;
  • coração: esse formato é mais comprido, lembrando o tipo triangular, e o queixo é saliente.

Quais são os cortes de cabelo mais indicados para cada tipo de rosto?

Optar pelo corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto é uma maneira de valorizar a sua imagem e destacar a sua beleza natural. Cada estilo de cabelo vai combinar mais com um formato de face específico, e, sabendo disso, você alcançará o resultado desejado na mudança de visual.

Cortes de cabelo para rosto redondo

O tipo de corte que não oferece tanto volume é o ideal nesse caso. Do contrário, pode acentuar o formato arredondado. Se essa não for a sua intenção, escolha um estilo de corte que alongue e uniformize a linha do queixo, optando por uma versão repicada ou em camadas. Uma franja na diagonal também valoriza esse rosto.

Cortes de cabelo para rosto quadrado

O cabelo mais longo, abaixo dos ombros, é uma ótima opção para realçar a beleza desse tipo de rosto. Prefira o corte em camadas com riscas laterais. As pontas levemente desfiadas e as franjas mais longas e leves podem suavizar as linhas da face. Além de tudo isso, esse modelo de cabelo ajuda a compor um visual mais moderno.

Cortes de cabelo para rosto triangular

Os cortes desfiados e que dão movimento às pontas valorizam muito esse formato de rosto, proporcionando equilíbrio e dando um charme ao visual. Caso goste, inclua uma franja desfiada e longa. Quem tem rosto triangular deve fugir dos modelos mais retos, em especial as donas de cabelos crespos e cacheados.

Cortes de cabelo para rosto oval

O rosto oval é o mais versátil quando falamos sobre cortes. Todos os tipos, dos curtos aos compridos, costumam combinar com essa face e ressaltar a beleza dela. As franjas também contribuem para incrementar o visual. Nesse caso, os diferentes cortes podem moldar a imagem, deixando-a mais leve. Para conseguir esse efeito, aposte em modelos repicados ou em camadas.

Cortes de cabelo para rosto retangular

Os cortes para esse formato devem ser longos em camadas ou médios e curtos com as pontas desfiadas, dando harmonia para o rosto e suavizando o tipo retangular. A franja lateral é uma ótima opção para diferenciar o look e não deixar ainda mais quadradas as linhas faciais.

Cortes de cabelo para rosto diamante

As maçãs desse rosto são valorizadas e suavizadas com cortes de volume lateral e curtos na altura do queixo, proporcionando equilíbrio entre a testa maior e o queixo menor. Os modelos em camadas, repicado e long bob também ajudam a harmonizar essa face e tiram o volume, proporcionando movimento aos fios.

Cortes de cabelo para rosto coração

Mulheres com esse tipo de rosto precisam evitar dividir o cabelo ao meio e focar no volume lateral. Nesse caso, as franjas curtas não são indicadas, pois a presença delas pode desarmonizar os queixos mais finos e marcados. Prefira cortes médios em camadas marcadas ou repicados e que, principalmente, valorizem o penteado jogado para o lado, seja solto, seja preso.

Por que é importante conhecer o corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto?

O corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto enaltece e suaviza partes que podem incomodar você. Outro ponto importante é harmonizar as sobrancelhas com o formato da face para ter um resultado mais satisfatório. Por mais que o cabeleireiro consiga ajudar você nesse processo, o ideal é chegar ao salão com um modelo decidido para fazer a mudança do visual de acordo com o seu gosto.

Portanto, agora que você já sabe o corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto, lembre-se de que essas são dicas, não regras. Pense nas partes da sua face que você gostaria de ressaltar e aquelas que gostaria de disfarçar. Busque fotos com tendências em cabelo que ajudem a moldar a sua imagem do jeito que preferir. A partir daí, leve algumas opções para o profissional que for realizar o procedimento e, com ajuda dele, decida aquela que fará você se sentir poderosa!

Gostou do conteúdo desta matéria? Então, curta nossa página do Facebook para ficar por dentro de outras novidades sobre o mundo da beleza!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário