correção de cor correção de cor

O que você precisa saber sobre correção de cor

7 minutos para ler

É comum receber clientes no salão que estão se sentindo insatisfeitos com a coloração dos cabelos. É por isso que saber como fazer uma boa correção de cor é fundamental para os profissionais que atuam no ramo da beleza.

Entender como as cores combinam é o passo fundamental para saber como manuseá-las corretamente e garantir os cuidados antes de pintar os cabelos.

Tem interesse em saber mais sobre esse assunto? Então, acompanhe o post e fique por dentro das melhores técnicas de correção de cor!

O que é correção de cor?

A correção de cor é uma técnica utilizada por profissionais da beleza para que os tons aplicados nos cabelos durante a coloração dos fios sejam aqueles que valorizam ainda mais os clientes.

Reparar as cores das mechas, atingir o tom esperado, corrigir o desbotamento da coloração, disfarçar os cabelos brancos, retirar o tom amarelado do loiro, neutralizar manchas de contato com o cloro da piscina ou o sol. Esses são alguns dos variados casos que requerem a aplicação dessa técnica.

Suponha que uma pessoa de cabelos castanhos escuros deseja fazer uma mudança no visual e se tornar ruiva. No entanto, ao pintar os fios por conta própria, acabou alcançando um tom acaju, quando o intuito era ter madeixas acobreadas. Esse é apenas um exemplo de situações que acontecem frequentemente no mundo da beleza.

Nesse caso, o melhor a se fazer é a correção de cor, encontrando o ponto ideal de descoloração e os tons corretos das tinturas para alcançar o resultado esperado. Desse modo, conhecer essa técnica é uma ótima maneira de garantir a satisfação de diversos clientes no salão.

Como funciona o processo de correção de cor?

Na maioria dos casos, não é necessário retirar toda a coloração e aplicar a correta. É possível utilizar alguns métodos que adaptam o estado atual do cabelo até chegar ao resultado que o cliente gostaria.

Em algumas situações, pode ser necessária a decapagem, que consiste em retirar a pigmentação atual e aplicar o tom correto. Em outras, devem ser utilizados tonalizantes ou descolorantes, em algumas regiões dos cabelos ou em todos os fios, a fim de uniformizá-los.

Dependendo da situação, principalmente em mechas ou cabelos claros, também pode ser necessária a aplicação de um creme com ação matizadora. Enfim, tudo vai depender das condições dos fios, das preferências dos clientes e da saúde capilar. Por isso, é preciso analisar caso a caso.

Quais são os benefícios da correção de cor?

Dominar técnicas de correção de cor e oferecer esse tipo de serviço no seu salão é uma ótima estratégia para atrair e conquistar os clientes. Uma tendência muito famosa no mundo da moda é a análise da coloração pessoal. Basicamente, trata-se de encontrar os tons e subtons que favorecem a coloração natural de uma pessoa.

Aproveitar os conhecimentos em colorimetria e associá-los a essa tendência é uma maneira de fazer com que os clientes possam encontrar as cores que mais realçam os seus principais traços. Assim, além de oferecer serviços de qualidade, você ainda contribui para melhorar a autoestima do seu público.

Além do mais, esse é um tipo de serviço que oferece um diferencial ao seu salão de beleza. Afinal, em um mercado com grande concorrência, saber como se destacar é essencial para ter sucesso profissional.

Portanto, aproveite a oportunidade de oferecer diferentes serviços que podem agregar valor ao seu negócio. Vale a pena também saber como tratar todos os tipos de cabelos, desde os lisos e ondulados até os cabelos crespos e cacheados. Desse modo, você pode apresentar bons resultados para os mais variados públicos, diversificando o seu trabalho e o salão.

Quais são as melhores técnicas de correção de cor?

O primeiro passo para realizar a correção de cor é a análise dos cabelos, identificando as suas particularidades e o seu estado. Além de verificar a cor, é importante observar a espessura dos fios, a elasticidade, a força e a hidratação.

Depois disso, é preciso realizar um tratamento, caso os fios estejam muito frágeis ou ressecados. Repor os nutrientes essenciais é fundamental para que o cabelo não seja danificado durante a aplicação de técnicas de ajuste dos tons.

De acordo com o que você viu dos cabelos dos clientes, é possível apostar em algumas técnicas de correção de cor, como as que citamos a seguir!

Decapagem e descoloração

Como visto, às vezes, para chegar ao resultado esperado, é preciso começar do zero. Para isso, a decapagem é uma técnica que pode ser utilizada. Por meio de produtos decapantes, é retirada toda a pigmentação que já foi colocada sobre os cabelos, deixando-os no tom natural.

Esse processo é semelhante à descoloração. No entanto, a decapagem vale para os cabelos escuros e não visa remover todas as cores. Já o segundo método é voltado para quem deseja adicionar uma tonalidade nova, principalmente aquelas que fogem dos tons tradicionais.

Combinação

É muito comum encontrar clientes que fizeram uma combinação inadequada da cor da tintura com a dos fios, principalmente quando pintam o cabelo em casa. Esse é o caso de pessoas que querem escurecer as madeixas, mas erram no manuseio da altura do tom da tintura usada.

Por isso, é importante conhecer as mais variadas alturas de tom, desde o 1.0 até o 12.0, tal como o fundo de clareamento. Assim, você consegue entender qual é a combinação ideal para trazer o efeito que os clientes estão pedindo.

Geralmente, nas caixas das tinturas de cabelo é possível encontrar dicas de combinação de colorações. Utilize esse guia como uma base para identificar a altura correta de tom para fazer a correção de cor.

Neutralização

Confira os tons, nuances e reflexos do cabelo para que você possa identificar a cor que deve ser aplicada para neutralizar o efeito e conseguir um resultado mais equilibrado.

No caso de cabelos claros, como os brancos e loiros, vale a pena utilizar produtos matizadores, que apresentam pigmentação azul ou roxa, para anular o amarelado e trazer uma coloração mais bonita para os fios.

Esfumado

Mechas marcadas não trazem um resultado muito agradável visualmente. Por isso, a técnica do esfumado é excelente para resolver esse problema. A ideia é semelhante à da maquiagem: adicionar um efeito degradê para que as linhas que delimitam uma cor e outra não fiquem em evidência.

Essa técnica é indicada para cabelos que preservam a cor da raiz, mas adicionam outro tom no comprimento, como loiro, ruivo ou até mesmo colorações diferentes das tradicionais. Nesse caso, o uso de tonalizantes para ajustar as áreas próximas à raiz é fundamental.

Percebeu como oferecer a correção de cor ajuda na atração de clientes e no crescimento do seu salão? Por isso, busque oferecer esse tipo de serviço no seu negócio. Além disso, lembre-se de investir em produtos de qualidade para garantir sempre resultados de sucesso.

Conte com a IAP! Cosméticos para comprar produtos de qualidade. Faça suas compras pelo site!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário