cor das unhas cor das unhas

Saiba escolher a melhor cor de esmalte para suas unhas

6 minutos para ler

Ver aquela tonalidade incrível de esmalte e, no fim, ela não ficar tão boa nas suas mãos é uma situação pela qual a maioria das mulheres já passou, não é mesmo? Isso acontece porque, em algumas pessoas, a coloração pode não combinar com o tom de pele. Porém, ao observar alguns detalhes, é possível escolher a cor das unhas perfeita para você!

Pensar em outros aspectos, como a ocasião, as roupas, os acessórios e até as tendências, são maneiras de conseguir escolher a cor que fique melhor nas suas unhas. Além disso, não dispense as combinações de tons, nails arts e, claro, os cuidados para manter a durabilidade dos esmaltes e a saúde das mãos.

Se essa é uma dificuldade que você também tem, então, confira nossas dicas para não errar na cor das unhas!

Pesquise as principais tendências

Assim como no mundo da moda, as unhas acompanham tendências que mudam a cada mês e estações do ano. Entre as novidades, estão as decorações, formatos de unha e, também, as cores. Acompanhá-las ajudará a conhecer os tons mais usados do momento e escolher aquele que mais combina com o seu perfil.

Essa é uma ótima forma de conhecer as mais diversas cores e texturas diferentes nas unhas, como os opacos e craquelados.

Avalie a ocasião

Pense na ocasião em que você usará o esmalte. Para eventos mais sérios, cores chamativas podem não ser a opção ideal e, sim, colorações mais frias e claras. Assim como em cerimônias ao ar livre, festas, baladas e até a ida à praia pedem tons mais quentes para incrementar o seu look.

Em ocasiões que precisam de mais formalidade, como reuniões, entrevistas de emprego, casamentos, entre outros, o mais recomendado são esmaltes mais claros, neutros e/ou fechados, como o vermelho ou lilás. Além disso, a combinação de tons em uma nail art, como a francesinha ou com decorações discretas, fogem um pouco do básico, mas sem exagerar na composição.

Agora, se você for viajar, sair com amigos, ir a uma balada ou quer usar algo diferente no dia a dia, vale a pena usar tons chamativos: preto, pink, azul-piscina ou neon, por exemplo. Sendo assim, também aposte em nails arts cheias de detalhes e com acessórios para personalizar.

Analise as roupas que serão usadas

Escolher com antecedência a roupa que será usada em determinado evento ajuda na escolha da cor das unhas. Isso porque ela dará uma ideia sobre qual esmalte combinar. Claro que, hoje em dia, não é mais uma “regra” que os tons sejam iguais, mas essa pode ser uma ótima opção.

Combine cores complementares ou escolha tons neutros, já que eles ficam bem com a maioria das roupas.

Combine com o tom de pele

Conhecer seu tom de pele ajuda a combinar cores que realcem a sua beleza. Com algumas regrinhas, você saberá como escolher aquela tonalidade que fica mais evidente no seu corpo. Veja a seguir:

  • pele branca: esse tom pede esmaltes pretos, roxos, pinks e vermelhos. Essas cores proporcionam um contraste e ficam em evidência, deixando as mãos mais bonitas;
  • pele morena: esmaltes nas cores laranjas e corais destacam as peles mais bronzeadas. Variações do azul, verde e roxo dão um maravilhoso contraste às mãos;
  • pele negra: as cores mais chamativas que deixam a pele linda e em evidência são esmaltes metálicos, coloridos, neons e pastéis.

Lembre-se de que essas são apenas algumas ideias; a decisão final é sua. Pense no que mais deixa você confortável e combina com seu estilo.

Saiba como fazer combinações

As cores, para combinar, não precisam ser iguais. Esse é um hábito que pode ficar visualmente cansativo com o tempo, seja no tom de roupa, bolsa, acessórios ou esmalte.

Com isso, uma ferramenta muito utilizada entre os designers, pintores, arquitetos e publicitários é o Círculo Cromático. Ele ajuda a compor as tonalidades que são complementares às outras, ou seja, opostas. Quando ficam juntas, dão um contraste ao look.

Por exemplo, o azul é a cor complementar do laranja, o vermelho do verde, e assim por diante. Dessa forma, é muito fácil usar a criatividade para fazer combinações e arriscar em nail arts, por exemplo. Lembre-se de que essa ferramenta é apenas uma referência e, dentro dela, podem ser usadas outras cores em conjunto.

Relacione com os acessórios

A cor das unhas pode ter influência nos acessórios que você usa: o tamanho dos anéis, o tipo de colar e até mesmo os itens de cabelo, por exemplo. Por isso, pensar nas ocasiões é uma maneira de entender se o visual pede algo mais básico ou chamativo, baseado no seu gosto pessoal.

Eventos mais formais combinam com tons pastéis e nudes. Assim como os acessórios devem ser mais delicados, pequenos e nas cores douradas ou rosé. Para mulheres que gostam de visuais mais chamativos e modernos, os anéis grandes e pulseiras são as melhores opções.

Pense no batom

É comum que uma determinada cor de batom fique mais bonita na sua pele, deixando-a mais evidente e elegante. Então, por que não usar esse mesmo tom para as unhas? Além disso, uma tonalidade complementar também pode ser ótima opção. Sendo assim, o seu esmalte ficará mais bonito e harmonioso com o seu visual.

Lembre-se de que você é livre para usar a criatividade na cor das unhas. Use essas ideias para ajudar com a composição do seu estilo, de forma a se sentir bem com você mesma. Aposte em combinações e decorações; assim, terá opções novas para arriscar toda semana. Por fim, pense na combinação ideal do esmalte com as suas roupas e acessórios.

As manutenções recorrentes são essenciais para garantir a higiene e a durabilidade dos esmaltes, independentemente da cor das unhas. Por isso, mantenha os cuidados pessoais e garanta unhas perfeitas por muito mais tempo!

Agora que você recebeu dicas incríveis sobre como escolher a melhor cor de esmalte para as suas unhas, assine a newsletter do blog da IAP! Cosméticos e receba, em primeira mão, mais conteúdos como este!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário