O condicionador para cabelos é um dos produtos mais importante para o cuidado dos fios. Mais que apenas fazer parte do processo de lavagem, ele ajuda a corrigir problemas dos cabelos e a garantir uma finalização mais bonita.
Para quem atua em salões de beleza, é essencial contar com bons produtos para entregar a melhor experiência. Por isso, uma das etapas essenciais é conhecer os diferentes tipos de condicionador e como eles funcionam.
Ao continuar esta leitura, você descobrirá 7 tipos de condicionadores e quais são as diferenças entre eles. Confira!
Como age o condicionador para cabelos?
O condicionador é um dos produtos mais importantes para o cuidado com os fios. Sua função principal é fechar as cutículas que o shampoo abre para realizar a limpeza dos fios. Então, usar o condicionador é essencial para evitar que as madeixas percam nutrientes e hidratação por meio das cutículas abertas.
Outra função importante do condicionador é a formação de uma película protetora. Ela funciona como se fosse um escudo, protegendo os fios de danos que podem acontecer no dia a dia, sabia?
Dependendo do tipo de condicionador, ele ainda é responsável por garantir maciez e brilho, oferecendo um visual muito mais bonito.
Quais são 7 tipos de condicionador?
Apesar de você já conhecer a função geral do condicionador para cabelos, há diversos tipos disponíveis no mercado. Por isso, na hora de escolher qual usar em uma cliente, por exemplo, é preciso entender o que cada um faz e quais são os seus benefícios.
Na sequência, você conhecerá 7 tipos de condicionador. Vamos lá?
1. Hidratante
Sabe aquele tipo de cabelo seco, com muito frizz e sem vida? Pois é, o condicionador hidratante tem a missão de ajudar a corrigir esse problema. Para tanto, esse produto é pensado para devolver a umidade natural dos fios.
Ao usar esse condicionador, é possível manter a hidratação dentro da fibra capilar, ajudando a devolver o brilho e a vitalidade dos cabelos. O segredo está na fórmula, que muitas vezes é composta por óleos naturais e manteigas que devolvem bastante umidade para os fios.
2. Reconstrutor
Já os fios quebradiços, porosos e danificados precisam de cuidados ainda mais específicos. É por isso que vale a pena recorrer ao condicionador reconstrutor, já que ele serve para devolver a estrutura e a vida aos fios.
Para isso acontecer, ele é enriquecido em nutrientes, como proteínas e aminoácidos. Esses elementos agem diretamente na estrutura da fibra capilar, permitindo uma recuperação completa dos fios. Interessante, não é mesmo?
Esse tipo de condicionador para cabelos costuma fazer sentido para quem passa por processos químicos agressivos para os fios. Ele também ajuda em casos de perda de massa capilar.
3. Matizador
No caso dos cabelos coloridos, o condicionador matizador é uma boa opção. Ele é ainda mais útil para as loiras e platinadas, já que serve para tirar aquele tom amarelado que a descoloração pode trazer nos fios mais escuros.
Normalmente, o condicionador matizador tem pigmentos azuis ou violetas, que neutralizam o amarelo dos fios. Vale saber que o matizador também serve para quem é grisalha, sabia? Como os fios cinzas podem ficar com nuances amareladas, a ação dos pigmentos é essencial para deixar os fios mais bonitos.
Dependendo do tipo de condicionador, ele ainda tem outras funções, como oferecer hidratação e devolver o brilho dos fios. Esse produto é um grande aliado para conseguir fios loiros perfeitos e bem-cuidados.
4. Sem enxágue
O condicionador sem enxágue, como o próprio nome revela, não precisa ser retirado após a lavagem. Ou seja, a cliente já pode sair do lavatório logo após a aplicação, sem ser necessário fazer a remoção.
Nesse caso, é bastante comum que o condicionador seja um pouco mais leve para não deixar os fios com um aspecto carregado ou com pouco movimento. Outro benefício desse produto é que ele entrega hidratação continuamente, ajudando a tratar os fios ao longo do tempo.
5. Leave-in
Por falar em condicionador sem enxágue, não tem como não citar o leave-in, certo? Esse é um produto ainda mais completo e que oferece benefícios extras, como evitar ou controlar o frizz e garantir proteção térmica.
Os cabelos cacheados e crespos aproveitam ainda mais esse tipo de produto, já que ele pode ajudar a definir os cachos e deixá-los mais bonitos. Nesses casos, é preciso que o leave-in tenha efeito modelador ou ativador de cachos.
A verdade é que ele pode ser usado com todos os tipos de fios, já que, dependendo da fórmula, ele entrega efeitos diferentes.
6. Volumizador
Para conseguir um efeito de cabelão, o condicionador volumizador é a aposta certa. O nome dele também já revela a função do produto, que é dar mais volume aos fios — especialmente, aos cabelos finos e sem vida.
O mais comum é utilizá-lo para levantar parte da raiz e dar mais corpo e estrutura aos fios. Ao usar esse condicionador em quem tem cachos, por exemplo, é possível aumentar o volume dos fios além dos cachos, ajudando a conseguir os efeitos desejados.
7. Condicionador a seco
Uma novidade entre os tipos de condicionador para cabelos é o produto a seco. Nesse caso, a aplicação dele é feita com o cabelo já seco, no famoso day after. Ou seja, a cliente pode fazer um tratamento no salão e, na manhã seguinte, usar o condicionador a seco para revitalizar os fios.
A fórmula dele é enriquecida com óleos e outros componentes que devolvem o brilho, a maciez e o movimento aos fios. Com a aplicação, é possível estilizar e modelar de novo os fios sem precisar realizar uma nova lavagem, o que traz praticidade ao dia a dia.
Como escolher o tipo certo de condicionador?
Já que cada tipo de condicionador para cabelos tem características e funcionamento específicos, é preciso saber como acertar na escolha. O primeiro passo é identificar o tipo de cabelo e as necessidades específicas.
Um cabelo descolorido, por exemplo, precisará de mais hidratação e reconstrução que um cabelo sem química, mas que tem frizz. Vale a pena conversar com a cliente para entender melhor as necessidades e fazer uma avaliação dos fios.
Também é preciso pensar no que funciona melhor com o tratamento realizado, se for o caso. Ao fazer tratamentos químicos, por exemplo, ter um condicionador reconstrutor é essencial.
Além disso, é preciso contar com marcas de qualidade para ter produtos que realmente funcionam. Para comprar os melhores condicionadores do mercado, você pode contar com a IAP! Cosméticos! Por meio do e-commerce é possível selecionar os condicionadores ideais para o seu salão e comprar com praticidade e segurança.
Agora você sabe quais são os 7 tipos de condicionador para cabelos e como eles funcionam. Com essas orientações, fica mais fácil escolher as alternativas ideais para atender clientes no salão com máxima qualidade!
Para garantir o melhor cuidado para os fios, veja 7 tipos de escova para ter no salão!