como usar esfoliante como usar esfoliante

O guia de como fazer esfoliação corporal e quais suas vantagens

6 minutos para ler

A esfoliação é muito importante para remover as células mortas da pele e melhorar a aparência dela. No entanto, a maioria das pessoas não sabe como fazer esse procedimento. Por isso, é comum acabar esfregando o produto no corpo até deixar a pele avermelhada e irritada.

Por isso, entender algumas regrinhas básicas sobre como usar esfoliante vai ajudar você alcançar o resultado esperado sem irritar a pele, e melhor: em casa! Dessa forma, você ficará expert em fazer a rotina de cuidados corporais, além de manter a textura do corpo linda e saudável.

Neste guia, vamos apresentar dicas de como fazer esfoliação corporal e as vantagens de manter esse cuidado com a pele. Confira!

O que é esfoliação?

A esfoliação é o processo de limpeza profunda da pele. Ela é feita com um produto específico, o qual tem uma substância que pode retirar os resíduos da superfície do corpo, desde que seja feito da forma correta.

No mercado, existem produtos, como cremes, óleos ou sabonetes, com ativos que têm como objetivo eliminar células mortas da pele por meio da descamação ou abrasão. Por exemplo, ácidos para esfoliantes químicos ou grânulos, que variam o tamanho da espessura de acordo com a região que será aplicada, corpo ou rosto.

Todos os tipos de pele devem passar pelo processo de esfoliação: seca, mista ou oleosa. No entanto, é preciso pesquisar por produtos que atendam às necessidades de cada uma delas.

Por que usar esfoliante no corpo? 

A esfoliação proporciona uma limpeza profunda na pele, renova as células e elimina as impurezas por meio da descamação. Deixar de fazer esse procedimento deixa a textura do corpo com aspecto ressecado, envelhecido e opaco.

Sendo assim, manter esse procedimento na rotina de cuidados vai ajudar a manter a textura corporal lisa, iluminada, macia e com viço. Além disso, ela estará preparada para receber a hidratação adequada. Entre outros benefícios, a esfoliação:

  • estimula o colágeno;
  • melhora a circulação sanguínea (por isso, diminui as manchas);
  • diminui a oleosidade;
  • promove a absorção de outros produtos;
  • desobstrui os poros;
  • evita que os pelos encravem;
  • previne o surgimento das linhas de expressão e rugas, e, no corpo, a celulite.

Contudo, a esfoliação mantém o tecido mais jovem, já que estimula a produção de novas células, dando uma textura homogênea e saudável. Também evita o surgimento de cravos e de espinhas, já que são comuns de aparecerem em outras regiões do corpo que não sejam apenas o rosto.

Como usar esfoliante no corpo?

Primeiramente, para saber como usar esfoliante no corpo, é preciso saber diferenciá-lo do rosto. Isso porque a face costuma ser mais delicada e com textura diferente e, por isso, a esfoliação não pode ser igual, assim como o tipo de produto.

A hidratação após a esfoliação é fundamental. Por isso, procure por um produto ideal para o corpo e o seu tipo de pele. Assim, você ajuda com as particularidades de que a sua cútis precisa. Atente aos movimentos circulares e suaves para não irritar ou ferir a pele, foque regiões como braço, cotovelo, axila, pernas, joelho, pé, barriga e peitoral, e não exagere nos movimentos.

A esfoliação é sua aliada antes da depilação, de preferência 3 dias antes. No entanto, após a remoção dos pelos, não faça esse procedimento. Isso porque a região estará muito sensível e ficará mais fácil de se machucar.

Sobretudo, ao seguir essas dicas, você saberá como usar esfoliante com eficácia, e sua pele ficará linda e com aparência saudável. Veja o passo a passo, a seguir:

  1. umedeça o corpo ou comece o processo no banho;
  2. limpe a pele com um sabonete;
  3. esfolie a pele começando dos pés até o tronco;
  4. faça movimentos circulares e suaves (pode fazer uma leve pressão);
  5. enxágue com água morna;
  6. hidrate o corpo com creme ou óleo corporal para banho;
  7. seque a pele com cuidado;
  8. finalize com um creme hidratante.

Como escolher o esfoliante ideal para a minha pele?

Os esfoliantes têm diferentes texturas, e sua composição tem diversas substâncias e ingredientes naturais escolhidos para atender aos variados tipos de pele. As mais sensíveis precisam de produtos com textura menos agressiva, enquanto as mais ásperas exigem grânulos mais grossos. Por isso, é importante dar atenção à formulação dos esfoliantes para escolher o melhor.

Outra dica é optar por produtos que tenham ativos extraídos da natureza. Isso acontece porque, quanto menos químicos, mais benefícios para o corpo. Se quiser melhorar a maciez de joelhos e de cotovelos, opte por fórmulas com sal para dissolver a queratina presente nessa região e promover a suavidade.

Para manter a hidratação e a maciez em todo o corpo, os esfoliantes à base de açúcar são os mais ideais. Por ser mais leve que a fórmula com sal, esse produto é mais indicado para peles secas, e a irritação é bem menor se comparada à de ativos mais pesados.

Se o objetivo for uma limpeza mais profunda e a desobstrução de poros, o bicarbonato de sódio na fórmula do esfoliante é essencial, principalmente para pessoas com muita acne ou pelo encravado. Peles secas e sensíveis devem evitar esse ativo, pois ele provoca o ressecamento e pode descamar esse tipo de textura. Nesse caso, opte por esfoliantes com poder hidratante.

Peles sensíveis precisam de esfoliantes com ingredientes à base de argila, farelo de arroz ou outra composição natural, pois esses ativos não causam irritação ou alergia. Porém, a eficácia pode ser menor se comparada a outras fórmulas.

Qual é a periodicidade correta para usar esfoliante? 

A esfoliação corporal deve ser feita, em geral, a cada 15 dias. No entanto, cotovelos e joelhos precisam do procedimento toda semana. Não exagere! O corpo tem barreiras de proteção contra enfermidades que podem ser reduzidas caso abuse dos esfoliantes. Dessa maneira, o ressecamento e a coceira abrem portas para infecções e doenças.

Apesar disso, é fundamental conversar com o dermatologista para entender a frequência necessária ao seu tipo de pele. Além disso, não deixe de fazer testes para analisar a reação da sua pele com o produto.

Portanto, agora que você já sabe como fazer esfoliação no corpo, lembre-se de incluir esse tratamento na sua rotina de cuidados e amar-se mais. O autocuidado é uma maneira de mostrar o quanto você é importante para si. Então, invista nisso!

Saber como usar esfoliante no corpo, agora não é mais segredo para você! Mantenha os cuidados adicionais como este post sobre detox da pele em casa, acesse agora e fique por dentro de mais conteúdo sobre beleza corporal.

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário