como usar escova secadora como usar escova secadora

Passo a passo: aprenda como usar uma escova secadora

6 minutos para ler

Saber como usar uma escova secadora de cabelo é importante para obter os resultados desejados sem danificar os fios. A tecnologia que esse tipo de produto oferece, permite que, ao mesmo tempo, você seque, penteie e modele. Além disso, ajuda a diminuir o frizz. Muito bom, não é mesmo?

Mas será que é só ligar e deslisar a escova pelos cabelos? Certamente, não! Alguns cuidados são necessários (e indispensáveis) para conseguir um cabelo liso, sedoso e brilhante. Não é nada difícil, mas é preciso seguir um passo a passo.

Pensando nisso, criamos este post para mostrar a forma correta de utilizar esse tipo de escova e ter o cabelo com aquele visual de quem saiu de um bom salão de beleza. A seguir, entenda a importância de saber utilizar o produto, os passos a serem seguidos e como escolher uma boa escova secadora. Confira!

Entenda a importância de utilizar a escova corretamente

Embora seja muito fácil utilizar a escova secadora, ao deixar de observar alguns cuidados o cabelo pode ficar mais seco de um lado do que do outro, ou ainda, algumas mechas mais lisas e outras mais onduladas. Já imaginou esses resultados?

Além disso, há cuidados que devem ser observados antes e após a sua utilização para garantir cabelos bonitos e saudáveis. Vamos explicar tudo isso no passo a passo que mostramos no próximo tópico.

Saiba como usar uma escova secadora corretamente

Antes de qualquer coisa, é importante ler o manual de instruções da sua escova secadora. Certifique-se de que a voltagem está correta e de que você entendeu perfeitamente como manusear o produto. Isso evita acidentes e garante bons resultados. A seguir, veja o passo a passo para utilizar o produto devidamente.

Lave os fios corretamente

Para usar a escova secadora é fundamental que os fios estejam totalmente limpos e molhados (não encharcados). Aqui vão duas dicas importantes: enxágue bem os cabelos e retire o excesso de água dos fios.

Isso porque os resíduos de shampoo ou condicionador podem ficar grudados nas cerdas da escova e provocar um aspecto ressecado, além de se acumularem ao longo do tempo.

Já deixar o cabelo muito molhado (pingando) vai dar muito mais trabalho e exigir mais tempo de secagem. Além disso, quanto mais molhados, mais suscetíveis a quebras os fios ficam.

No processo de lavagem, para ajudar a cuidar dos fios, você também pode aderir à onda low poo, que se refere a reduzir o uso de agentes químicos que agridem os fios. Também é interessante fazer uma umectação quinzenalmente.

Passe um protetor térmico

Segundo dermatologistas, os danos causados pela escova podem incluir desde uma simples desidratação até uma severa perda de proteínas que fazem parte da estrutura capilar. Isso deixa os fios mais fracos e quebradiços.

Para evitar qualquer dano aos cabelos, é indicado usar um protetor térmico antes de modelar os cabelos. O ar quente liberado pela escova secadora passa muito rente aos fios. Dessa forma, a proteção térmica se torna indispensável. Mas atenção: não exagere, pois os fios podem ficar pesados.

Deixe os fios desembaraçados

Como as cerdas da escova secadora vão passar entre os fios, é importante que o cabelo esteja desembaraçado. Isso é importante para evitar que a escova se prenda nas mechas e quebre os fios ou faça com que fiquem embolados.

Separe o cabelo em partes

Para um resultado profissional, separe o cabelo em partes finas, com larguras de até 5 cm. O melhor é que comece na parte de trás do cabelo, secando mecha por mecha, na direção da nuca até o topo da cabeça. Para isso:

  • divida o cabelo em três partes — duas na frente e uma atrás;
  • prenda as partes da frente;
  • na parte de trás — separe uma mecha de aproximadamente três dedos;
  • prenda o restante e vá soltando cada uma das mechas conforme for secando.

Coloque a escova na raiz e leve até as pontas

Para um maior conforto e uma modelagem homogênea, posicione a escova secadora na raiz dos cabelos e deslize em direção às pontas da mecha. Faça o mesmo processo no cabelo todo até os fios ficarem totalmente secos e lisos.

Para ficar tudo por igual, observe quantas vezes você precisou passar a escova em uma mecha para chegar ao resultado que esperava. Então, se foram necessárias 3 passadas, repita essa frequência em todas as mechas.

Deslize devagar pelas mechas

Aqui, é importante observar que um bom resultado, ou seja, aquela mecha lisinha e brilhante só é conseguida com paciência e capricho. Nada de ter pressa — deslize a escova devagar e com firmeza, mas sem puxar com força.

Após finalizar a secagem das mechas passe novamente a escova por todo o cabelo. Isso vai ajudar a deixar o visual mais uniforme e evitar marcações.

Finalize a secagem

Após modelar todas as mechas observe se não ficaram fios ainda úmidos na frente do cabelo, próximo à testa e do couro cabeludo. Caso não queira um efeito reto, você pode modelar as pontas com a escova secadora, para fora ou para dentro.

Ao final da secagem e modelação é hora de escolher um bom óleo finalizador para dar ainda mais brilho. Esse passo é também importante porque a escova secadora retira o excesso de umidade, podendo ressecar. O óleo vai ajudar a alinhar os fios, evitando aqueles fiozinhos indesejáveis que teimam em ficar em pé ou caindo no rosto.

Saiba como escolher uma escova secadora

O segredo desse tipo de escova está nas cerdas, por onde sai o ar quente. Ela pode chegar a uma potência de 1200 Watts e ter até duas temperaturas quentes, além de uma fria. Alguns modelos contam com a tecnologia de íons negativos, que conseguem controlar o efeito arrepiado.

Quanto ao formato, elas podem ser quadradas, redondas, ovais ou raquetes. As quadradas são ideais para quem tem muito cabelo e os fios grossos. São grandes e pegam mechas maiores por vez. Já as redondas tornam mais fácil a modelagem dos cabelos, criando ondas ou mesmo virando as pontas.

O modelo oval é ideal para fechar a cutícula dos fios, enquanto o modelo raquete é indicado para fios lisos e para quem busca não somente alisá-los, mas também dar um toque de modelagem e firmeza.

Seja qual for o modelo que escolher, o mais importante é adquirir o produto de uma empresa idônea, que trabalhe somente com produtos de qualidade superior. Exemplo disso é a IAP! Cosméticos, que comercializa escovas secadoras de marcas consagradas, além de produtos básicos e complementares, como shampoos, condicionadores, protetores térmicos e óleos finalizadores.

Como você viu, é importante saber como usar uma escova secadora para garantir um resultado profissional. Ao seguir o passo a passo que indicamos neste post, você conseguirá ter um cabelo liso ou modelado, com muito brilho e saúde.

Gostou deste assunto e quer saber mais? Acesse o nosso site e conheça nossos modelos de escova secadora disponíveis!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário