As famosas olheiras – área escurecida abaixo dos olhos – representam um grande incômodo para a maioria das pessoas que tem. Elas se formam pelo depósito excessivo de melanina ao redor da região, em decorrência de fatores hormonais e pela exposição ao sol, ou devido à má circulação sanguínea. Mas afinal, como reduzir olheiras e amenizar a aparência de cansaço causada por elas?
Neste post, vamos listar algumas dicas essenciais para driblar esse problema. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura até o final!
1. Compressas de água fria
Fazer compressas com água fria ajuda a melhorar tanto o inchaço dos olhos como diminuir o escurecimento da região, pois reduz a dilatação dos vasos sanguíneos. Desse modo, você pode incluir a compressa na sua rotina e realizar uma a duas vezes por dia, de preferência ao acordar e antes de dormir.
Outra opção semelhante é utilizar o lado convexo de uma colher para colocar no olho, após deixá-la esfriar um tempo no congelador.
2. Massagens localizadas
As massagens localizadas na área dos olhos funcionam como uma drenagem linfática, uma vez que melhoram o acúmulo de líquidos tanto na parte superior quanto inferior da área. Assim, reduzem o inchaço e promovem um clareamento das olheiras.
As massagens devem ser realizadas com as pontas dos dedos, em movimentos suaves e circulares. Esse processo deve ser feito duas vezes ao dia.
3. Rotina de sono saudável
Sabemos que com uma rotina agitada e cheia nem sempre é possível dormir 8 horas de sono por noite. Entretanto, o descanso noturno tem uma importante função reparadora e evita uma produção excessiva do hormônio cortisol, que é responsável pelo estresse e por provocar uma hipervascularização abaixo dos olhos, o que piora as olheiras.
Assim, se você deseja amenizar esse problema, é fundamental manter um sono saudável e sem interrupções. Para isso, confira algumas dicas que podem ajudar:
- mantenha o seu quarto na escuridão total;
- evite mexer em aparelhos eletrônicos antes de dormir;
- tome um banho relaxante antes de ir para a cama;
- consuma alimentos mais leves à noite;
- prefira fazer atividade física durante o dia.
4. Hidratação da região dos olhos
Além de diminuir a aparência de linhas finas, a hidratação da área olhos também contribui para diminuir olheiras, quando feita com hidratantes à base de vitamina A, E e outros agentes clareadores.
5. Produtos próprios à base de camomila
Inclua nos cuidados com a pele cosméticos específicos para a região dos olhos que contenham camomila em sua formulação. Essa erva apresenta propriedades calmantes e clareadoras que auxiliarão na melhora do aspecto das olheiras.
É recomendado, ainda, fazer a aplicação do chá de camomila frio diretamente na região, com o auxílio de um algodão ou gaze.
Esperamos ter ajudado você a entender como reduzir olheiras. No entanto, é importante não aplicar qualquer produto na área dos olhos, pois essa região tem grande sensibilidade, o que pode provocar vermelhidão e reações alérgicas.
E aí, gostou deste post e deseja receber outras dicas de beleza diretamente em sua caixa de entrada? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo!