A rotatividade de profissionais em um salão de beleza pode se tornar um grande problema para muitos empreendedores. Os proprietários desses estabelecimentos descobrem rapidamente como ter colaboradores que não se sentem motivados a fazer um bom trabalho impacta negativamente o resto da equipe. Uma das principais consequências disso é a perda de clientes.
Os principais custos de um salão de beleza que precisam ser pagos mensalmente pelos proprietários podem se relacionar à necessidade de reter os profissionais que atuam com excelência. Entretanto, esses valores podem ser reduzidos com algumas condutas simples que ajudarão a manter essas pessoas engajadas durante o período de trabalho, basta descobrir como motivar a equipe.
Gostaria de conhecer as principais estratégias para auxiliar os profissionais do seu salão a trabalhar com motivação? Acompanhe a leitura!
Entenda os desafios comuns na gestão de equipes no salão de beleza
Em um salão de beleza são oferecidos diferentes serviços e soluções para o público. Isso significa que o proprietário precisará contratar colaboradores capacitados. Consequentemente, uma das dificuldades enfrentadas pelos gestores é o recrutamento, que deveria ser uma tarefa simples.
Porém, alguns fatores tornaram esse processo distinto quando comparado a outros tipos de negócios disponíveis no mercado. Observe outros desafios relacionados a como motivar a equipe.
Escolha dos produtos
Alguns clientes procuram um salão de beleza em busca de produtos específicos. Caso um produto não esteja no estoque, você poderá perder a oportunidade de conquistar essas pessoas. No entanto, é muito caro estocar uma variedade de itens para atender às necessidades de todos os que chegam no estabelecimento em busca de serviços.
Precificação de serviços
A fim de agradar clientes, os proprietários de salões recém-inaugurados podem baixar seus preços e fica quase impossível obter lucro. Contudo, nem sempre é preciso vender os serviços com prejuízo devido à concorrência. Em vez disso, você pode apontar o valor do que está oferecendo e tomar várias medidas que melhorem a experiência do público.
Fazer o marketing
Geralmente os donos de salões de beleza oferecem os seus serviços localmente, ou seja, para os clientes que residem em determinada região. Para ter sucesso, é necessário desenvolver as melhores estratégias de marketing direcionadas a esse público local. Se precisar, contrate os serviços de um profissional de marketing digital para realizar campanhas em favor do seu salão.
Manutenção dos rendimentos mensais
Os rendimentos de um salão podem se tornar imprevisíveis, com o registro de diferentes valores de renda a cada mês, dependendo do movimento. Essa variação dos rendimentos mensais pode dificultar os projetos de médio e longo prazo. Quando isso ocorre, é importante melhorar as habilidades de gerenciamento dos lucros para conseguir manter padrões elevados em épocas de crise.
Custos elevados
Os salões de beleza requerem a utilização diária e contínua de vários tipos de equipamentos que consomem energia. Em virtude disso, a fatura tende a aumentar e há a redução dos lucros esperados das vendas de serviços e produtos. Diante disso, é interessante usar interruptores e tomadas inteligentes, instalar lâmpadas LED e usar a iluminação natural.
Monitorar as tendências
As pessoas esperam que os empreendedores de salões de beleza sejam pioneiros em relação às últimas tendências desta indústria. Para atrair clientes, você precisa garantir que o seu estabelecimento apresente os designs mais recentes em termos de equipamentos, móveis e estilo. Mas as reformas costumam custar caro, razão pela qual é fundamental planejar o retorno desses investimentos.
Retenção de talentos
A falta de pessoas experientes em um salão pode elevar os tempos de espera e causar atrasos na prestação de serviços e os clientes que tiveram uma experiência ruim não costumam retornar. Isso pode se tornar um enorme problema no decorrer do tempo, especialmente porque alguns profissionais podem deixar o salão de beleza após aprender.
Confira estratégias eficazes para motivar a equipe em salões de beleza
Trabalhar em um salão de beleza pode ser difícil para alguns profissionais que precisam ficar em pé durante muitas horas. A tensão das rotinas pode diminuir a motivação e a produtividade desses colaboradores. Caso você não tenha valores disponíveis para contratar treinadores motivacionais, aproveite as dicas a seguir para mantê-los motivados e felizes.
1. Reconhecimento
Existem diversas formas de fazer as pessoas se sentirem valorizadas e criar um espaço motivador para trabalhar. O reconhecimento dos serviços e a contrapartida em dinheiro desempenham um papel importante quando se trata de motivação. Compare regularmente os benefícios que o seu salão oferece em relação aos outros e ofereça comissões para impulsionar o comportamento desejado.
2. Treinamento
Você precisará treinar o seu time regularmente para aprender novos métodos e acompanhar as tendências desse mercado. Os clientes procuram um salão para ficar na moda, portanto, vale a pena investir na formação do pessoal ou incentivar o aprimoramento profissional. Crie um plano anual para os seus colaboradores, combine eventos online, palestras e seminários.
3. Comunicação eficaz
As falhas na comunicação resultam em uma liderança frágil e equipes desmotivadas. Invista tempo no relacionamento com cada profissional que trabalha no seu salão. Organize reuniões individuais regulares em determinado horário que seja reservado para cada membro da sua equipe. Você pode escolher um café de 30 minutos por semana para ouvir as preocupações dos profissionais, por exemplo.
4. Incentivos
Ofereça incentivos no seu salão de beleza. Há profissionais que ficam felizes ao receber dinheiro extra e outros que são atraídos por um plano de carreira. Descubra o que motiva cada pessoa, ofereça a todos a oportunidade de continuar crescendo profissionalmente para aumentar os seus ganhos financeiros. Aposte na educação contínua e ofereça novas oportunidades.
5. Cultura
Crie e viva uma cultura clara e bem definida para o comportamento diário que você deseja em seu salão. Reflita sobre missão, crenças e objetivos do seu empreendimento e compartilhe essas informações com todos os colaboradores. Para criar motivação no seu time é importante que todos os integrantes compreendam e pratiquem os valores compartilhados.
6. Diversidade
Compreenda que precisa lidar com diferentes personalidades no seu salão. Os profissionais são diferentes e aceitar a diversidade ou as diferenças é essencial para promover a motivação. Dê autonomia à equipe do salão e envolva-a nas decisões importantes. Os proprietários que indicam tudo o que deve ser feito correm o risco de desmotivar algumas pessoas.
Enfim, essas são as 6 maneiras de como motivar a equipe do seu salão de beleza. Pratique as nossas sugestões e perceberá como as equipes motivadas impactam positivamente a satisfação dos clientes. Afinal de contas, as pessoas gostam de frequentar ambientes positivos e de utilizar serviços que atendam às suas demandas.
Gostou do artigo? Continue lendo e conheça 8 dicas de como fidelizar clientes em seu salão de beleza!