como matizar o cabelo como matizar o cabelo

Dicas para matizar o cabelo!

6 minutos para ler

No passado, existiam procedimentos de beleza que podiam ser feitos apenas no salão. Hoje, com tantas facilidades e produtos de qualidade, muitos desses tratamentos podem ser realizados em casa e com resultados profissionais!

Um deles é a correção de tons indesejados. Nesse sentido, especialmente se você é loira ou ruiva, já deve ter se perguntado como matizar o cabelo em casa.

A matização nada mais é do que um processo de cuidado, reparação e manutenção do tom. Quando uma mulher tinge ou descolore os fios, fica sujeita às mudanças de cor causadas pelas lavagens, o sol e os cuidados a passar do tempo. Com as técnicas certas, é possível recuperar a tonalidade inicial e dar um up na autoestima e manter a cor por mais tempo.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe o conteúdo!

O que é matizar?

De modo a entender melhor o que é e como matizar o cabelo, é relevante pensar na estrela de Oswald. Ela é uma figura muito usada por profissionais, que posiciona diversas cores, formando uma estrela. É justamente esse formato o que dá origem ao seu nome. Assim, permite que os coloristas tenham boas noções de tons que se anulam ou complementam.

Pense no loiro. Na imagem, os tons de amarelo estão opostos aos roxos, certo? Quando duas cores estão opostas, é possível entender que a tendência é que elas se anulem. Ou seja, quem deseja se livrar dos tons indesejados de amarelo que surgem em um cabelo platinado com o tempo, por exemplo, pode contar com um produto de cor roxa para isso. Entende agora o motivo de muitos shampoos voltados às loiras serem roxos?

A mesma coisa é dita no caso do cabelo ruivo. Na figura, os tons que ficam ao lado da cor são aqueles que a complementam. Nesse caso, como a busca não é por anular o laranja ou vermelho e sim intensificá-lo não é uma boa ideia usar as cores opostas, que são os subtons de azul ou verde. Logo, é mais interessante identificar quais cores o complementam. Isto é, outros tons de laranja, vermelho ou, a depender da situação, amarelo.

Em outras palavras, conforme o colorista brincar com tons opostos e complementares, ele encontrará novas nuances de ruivo. Dessa forma, pode analisar o tom de pele da cliente, por exemplo, e selecionar o tom que a valorize melhor.

Como matizar o cabelo loiro ou ruivo?

Agora que você já sabe como é o processo de matizar os fios, é hora de entender como fazer isso em casa. Nesse momento, é fundamental ter muita atenção. Apesar de a estrela de Oswald ser simples de entender, ela exige conhecimentos específicos para trazer os resultados esperados. Isso porque é preciso trabalhar com tons exatos na hora de obter a cor final esperada.

Dito isso, caso use o tom errado, uma mulher loira que usa um produto roxo pode acabar com fios roxos. Do mesmo modo, uma ruiva acobreada pode ficar com tons vermelhos se não souber usar as cores complementares corretamente. Entende como o papel do especialista é essencial?

Contudo, não é impossível realizar o procedimento em casa. Nessa hora, é preciso contar com produtos de qualidade, ou seja, que não danifiquem o cabelo, e testar alguns tons. Com o tempo, você certamente encontrará o ideal.

Quais são as principais dicas para isso?

Caso decida matizar o cabelo em casa, pode seguir algumas sugestões que aumentam as chances de acerto. Elas são simples e permitem que você brinque com diferentes tons, até encontrar o que mais gosta. Confira!

Faça o banho de brilho

Já existem dezenas de produtos dessa categoria no mercado. Eles abrigam diferentes tonalidades, e não apenas os loiros e ruivos. Sendo assim, mulheres com qualquer cor de cabelo são capazes de dar um toque extra de brilho e cor quando desejarem.

Contudo, se você deseja realizar a manutenção do cabelo loiro ou ruivo, precisa ter ainda mais cuidado do que as donas de fios escuros. Isso ocorre por um motivo simples: enquanto o banho de brilho não é capaz de clarear sozinho uma tonalidade escura, ele pode escurecer um tom claro se for utilizado inadequadamente.

Em vista disso, se quiser apenas reavivar a cor, é importante escolher um tom próximo ao que já está na base. Caso deseje escurecer, basta encontrar uma tonalidade que se aproxime do que deseja. A dica final, e uma das mais importantes, é não se deixar levar pela cor da modelo na caixinha.

É melhor analisar a parte de trás da embalagem, em busca de uma figura que mostre o resultado esperado a depender da cor de base em questão. Vale lembrar, é claro, que cada cor de cabelo gerará um resultado diferente. Isto é, o tom usado por uma amiga, por exemplo, pode não ficar igual quando aplicado em você.

Use shampoo matizador

Além do banho de brilho, outro produto coringa para quem busca saber como matizar o cabelo é o shampoo matizador. Ele é especialmente recomendado no caso das loiras que desejam evitar mudanças no tom dos fios. É nesse momento, inclusive, que entram os shampoos roxos. Eles contam com um mix de subtons de azul e roxo, evitando que os reflexos amarelos e alaranjados afetem o loiro.

Mulheres com outras cores de cabelo também podem contar com os shampoos matizadores. Porém, é preciso ter atenção ao estado do fio. Um cabelo poroso, por exemplo, tem chances de puxar para um tom roxo indesejado, caso o tempo de aplicação ultrapasse o recomentado. Além disso, esses itens não dão resultados tão expressivos em tonalidades castanhas (como o bronze, que é a cor do momento) e pretas, em especial ao comparar com os ruivos e loiros.

Mantenha a hidratação em dia

Independentemente da escolha de cor, é imprescindível manter a hidratação e os cuidados com os cabelos em dia. Afinal, fios ressecados não conseguem segurar tom algum. Assim, é possível dizer que o estado do fio interfere diretamente no resultado. Converse com o profissional para saber qual é o melhor tratamento a se fazer em casa!

Como bons produtos podem ajudar nesse processo?

Por fim, não esqueça de usar produtos da melhor qualidade possível. É importante buscar por lojas confiáveis ao comprar o banho de brilho ou o shampoo desejado, contando com profissionais capazes de orientar você e ajudar a selecionar as melhores opções.

Conte com a IAP! Cosméticos ao buscar saber ainda mais sobre como matizar o cabelo. Nossas lojas são centros de referência em bem-estar e cuidados, ofertando um mix variado de produtos para qualquer tipo de fio. Afinal, beleza é o nosso assunto!

Conheça nosso site e os produtos para cabelos coloridos, ou visite a loja que estiver mais próxima de você!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário