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8 dicas de como lidar com clientes exigentes no salão de beleza

6 minutos para ler

Lidar com atendimento ao público nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, podem surgir clientes exigentes no seu salão, que vão exigir um pouco mais de paciência e jogo de cintura para garantir a satisfação.

A boa notícia é que, com algumas estratégias, boa comunicação e, principalmente, qualidade nos serviços, é possível lidar bem com as pessoas mais exigentes. Ao conquistar esse público, você consegue fidelizar mais clientes e trazer ainda mais destaque para o seu salão de beleza.

Neste artigo, saiba o que fazer para superar os desafios de atender os clientes exigentes e conquistá-los com 8 dicas! 

1. Tenha empatia

O primeiro passo é ter uma boa dose de empatia. Afinal, o salão de beleza é um lugar ao qual muitas pessoas recorrem para cuidar do bem-estar, além da aparência. Sendo assim, é muito comum que os clientes cheguem ao local estressados da rotina e busquem uma fonte de relaxamento ao contratar serviços de cuidados.

Por isso, ter paciência para ouvi-los e compreender a exigência é muito importante. Além disso, é sempre válido considerar que os serviços relacionados à estética mexem bastante com a autoestima de uma pessoa. Desse modo, é natural que os clientes sejam exigentes, principalmente no primeiro atendimento, para garantir que o resultado saia conforme o esperado.

2. Não leve as ações do cliente para o lado pessoal

Outro ponto importante é não abrir mão da postura profissional. Por mais que você tenha empatia, nem sempre os clientes também terão, e isso não necessariamente é um ataque pessoal.

Manter o autocontrole emocional e abstrair as críticas vai garantir que você adote uma postura profissional e mantenha o foco no trabalho. Por mais que seja frustrante lidar com pessoas que passam do ponto na exigência, é importante não revidar ou fazer um comentário negativo.

3. Supere as expectativas do cliente

A melhor forma de lidar com alguém exigente é superando as expectativas. Desse modo, você não só comprova a qualidade dos seus serviços, como também mostra que está sempre de prontidão para oferecer o melhor.

Com as expectativas superadas, é muito mais fácil que o cliente confie no seu salão para novos serviços. Assim, você pode ganhar a fidelização simplesmente por conta do bom atendimento e da qualidade do trabalho.

4. Saia da zona de conforto

Serviços e clientes mais desafiadores vão exigir que você saia um pouco da zona de conforto. Fazer cursos para se atualizar e estudar mais sobre as tendências na área da beleza são alguns exemplos de atitudes que ajudam a não se acomodar e se reinventar a todo momento.

Até mesmo dentro do salão de beleza, tenha uma visão crítica e realista dos pedidos dos clientes. Se for possível realizá-lo, mesmo que sejam um pouco mais desafiadores e levem mais tempo, experimente fazer. Ao sair da zona de conforto, você pode conquistar um cliente fiel e trazer um diferencial para o seu negócio.

5. Foque em oferecer uma boa experiência

Vale a pena ressaltar que a experiência de uma pessoa dentro de um salão de beleza não se limita aos serviços contratados. Desde o momento em que pisa no estabelecimento, é possível ser surpreendida com um bom atendimento.

Sendo assim, por que não fazer com que o objetivo do seu salão seja oferecer uma experiência incrível do início ao fim? Tendo em vista que a qualidade dos serviços e do atendimento são fundamentais para assegurar a satisfação dos clientes exigentes, nada melhor que focar no bom trabalho.

Oferecer serviços especializados, garantir uma boa acomodação na sala de espera, ter um bom atendimento na recepção, usar móveis para salão confortáveis, apostar em aromas agradáveis no ambiente: tudo isso ajuda a proporcionar uma boa experiência, que vai complementar a qualidade do seu trabalho.

6. Demonstre autoridade

Para que os clientes exigentes se sintam mais confortáveis com o seu salão, nada melhor que demonstrar autoridade naquilo que faz. Atitudes simples e inovadoras podem ajudar a passar mais credibilidade para as pessoas que visitam o seu negócio, como prestar serviços diferenciados, dar dicas de cuidados no dia a dia e explicar o procedimento que será realizado de forma que o público entenda.

Com autoridade, o seu negócio tende a ser mais reconhecido no mercado e, consequentemente, procurado por mais pessoas. Novamente, os estudos e a inovação fazem toda a diferença na hora de trazer um destaque para o seu salão de beleza.

7. Tenha mais resiliência

Da mesma forma que os clientes exigentes podem demandar mais empatia e a saída da zona de conforto, em alguns momentos, será necessário ser mais resiliente. Desenvolver estratégias para manter a inteligência emocional e o equilíbrio para focar no seu trabalho é fundamental para lidar com o atendimento ao público.

Além disso, a resiliência vai ajudar a ter criatividade para superar desafios e lidar com comentários desagradáveis. Com isso, você pode ter novas ideias e apresentá-las aos clientes mais exigentes, a fim de garantir que os seus serviços ofereçam aquilo que estão procurando.

8. Capriche na comunicação

A comunicação é a chave do sucesso de um negócio. Ao saber se expressar adequadamente, é possível aproximar o público, conquistar bons fornecedores, encontrar colaboradores engajados, entre várias outras vantagens.

Não é à toa que caprichar na comunicação também ajuda a lidar melhor com os clientes exigentes no salão de beleza. Ao conversar bem com esse público, é possível compreender o que desejam e, a partir disso, atender às suas necessidades, realçar a beleza e superar as expectativas.

Lembre-se também de que a comunicação é essencial para explicar os procedimentos, recomendar produtos e cuidados diários, além de defender o seu salão. Afinal, clientes exigentes podem trazer impactos para a reputação do negócio, quando os profissionais não sabem lidar adequadamente com eles. Sendo assim, nada melhor que ter um diálogo claro e esclarecedor para evitar qualquer atrito ou comprometimento da imagem dos seus serviços.

Viu só como é totalmente possível proporcionar uma boa experiência e garantir a satisfação dos clientes exigentes? Ter um olhar atento para as necessidades e preferências do público vai ajudar muito a oferecer um atendimento personalizado e trazer mais sucesso para o seu salão de beleza.

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