Saber como fazer as unhas em casa não é só para quem quer economizar dinheiro ou está sem tempo de ir à manicure. Na verdade, é uma boa alternativa para quem prefere o conforto de sua casa.
No entanto, quem já fez ou costuma ir nos salões de beleza para cuidar de suas unhas, sabe: não é tão simples quanto se imagina. Até porque, não basta apenas passar um esmalte, é preciso cortar, lixar as bordas, tirar a cutícula, etc.
Se vai fazer as suas unhas e quer dicas para que o resultado fique tão bom quanto o profissional? Este texto é para você. Confira!
Qual é a importância de aprender as melhores técnicas?
Ter unhas maravilhosas, com esmalte bem aplicado, brilhando, com o estilo de corte bem feito é o sonho de muitas. No entanto, não é um processo simples, é preciso ter bastante paciência, principalmente, se você está começando a fazer em casa.
Nesse sentido, existem muitas dicas na internet, vídeos e posts como este que podem te ajudar a chegar em um bom resultado. Conteúdos que ensinam a forma correta de fazer e, principalmente, a que vai deixar o resultado mais durável.
Quais são as vantagens de fazer as unhas em casa?
Além de poder fazer as unhas no horário que quiser e estar no conforto de sua casa, é uma prática que traz diversos benefícios. Vamos ver a seguir!
Mais tempo
Ir ao salão de beleza exige que você se antecipe perante o seu horário. Além disso, há o deslocamento e a espera até o atendimento, tudo isso pode levar bastante tempo. Fazer as unhas em casa é uma opção mais conveniente porque você faz o seu horário.
Economia de dinheiro
Fazer as unhas em casa pode ser mais econômico do que ir a um salão profissional, principalmente se você já possui os materiais necessários.
Controle sobre os produtos
Você tem o controle sobre os produtos que vai usar e pode escolher as marcas que tenham mais a ver com o seu gosto.
Como fazer as unhas em casa?
Agora que você sabe a importância de aprender as melhores técnicas e também quais são as vantagens de fazer as unhas em casa, vamos ao que interessa: a prática. A seguir, veja as nossas principais dicas!
Monte um kit de unhas
Primeiro de tudo é muito importante que você tenha os materiais certos, não é? Vale a pena ter uma bolsinha para que possa guardar todos os itens. Mas quais são:
– alicate
– algodão
– lixa
– espátula
– palito de unha
– acetona
– base
– esmalte
Corte, lixe e defina o formato
Antes de passar o esmalte, você deve cortar, lixar e definir qual será o formato das suas unhas. Existem muitos, stiletto, bailarina, amendoada, quadrada, etc, escolha aquele que tem mais a ver com a sua personalidade. E aqui, vai um adendo, se você não tem prática, é provável que não acerte de primeira, mas não desista.
Independente do formato, procure lixar as bordas e em uma só direção, evitando fazer o movimento de frente e trás, para evitar que quebrem. Saiba que as lixas de unha têm algumas especificidades como a gramatura.
Ela é um elemento que vai determinar sua espessura e qual área da unha ela deve ser usada: a mais fina é de 180, ideal para modelar a região perto da cutícula, enquanto a mais grossa de 120 é para as unhas.
Higiene as mãos
Com as unhas no formato que você quer, agora é um bom momento para fazer a esfoliação para remover as células mortas. Você pode usar alguns produtos específicos para as mãos, ou um para corpo mesmo. Aplique o produto em movimentos circulares e depois é só enxaguar.
Tire a cutícula
Para retirar as cutículas primeiro é preciso amolecê-las antes para facilitar a sua remoção. Geralmente, deixar os dedos por alguns minutos em água morna já ajuda. Você também pode aproveitar a hora do banho ou usar um amolecedor específico.
Aqui, basta pegar a espátula do seu kit e empurrar as cutículas, depois, retire com um alicate. Tome cuidado nesse momento para não remover um pouco da pele. Lembrando que não é obrigatório tirá-las para fazer as unhas, se você não quer ou não tem o hábito, pode simplesmente hidratá-las com um creme próprio.
Passe a base
Antes de aplicar o esmalte, é recomendado passar uma base. Esse produto ajuda a fortalecer as unhas e também as protegem. Temos algumas opções interessantes como:
- esmalte Risqué Bio Base Preparadora;
- esmalte Impala Básico Base Incolor;
- esmalte Verona Elegance Cuidados Base Fortificante;
- esmalte Colorama Básico Cuidados Base Setim.
Aplique o esmalte
Agora, chegou a hora de finalizar com o esmalte. Agite o produto antes de usar para misturar bem os componentes. Saiba que é provável que você não passe certo logo de cara e que um pouco acabe escapando para os seus dedos. Por isso, acetona, algodão e palito serão fundamentais.
Aqui, vai algumas dicas para ter mais sucesso na hora de passar o esmalte:
- se quer diminuir o tempo de secagem, aplique camadas finas e uniformes;
- caso tenha dificuldade em pintar a mão não dominante, estabilize colocando o cotovelo e antebraço na mesa;
- procure pintar bem devagar, passando o pincel primeiro no meio, depois preencha os cantos.
Como fazer as unhas durarem por mais tempo?
Agora que você sabe qual é a maneira correta de pintar as unhas, é claro que quer que todo o seu esforço e trabalho dure, não é? Existem alguns truques que pode fazer:
- evite esmaltes velhos ou que já passaram do prazo de validade;
- preste atenção na textura do produto, pois, é comum que ele engrosse antes do tempo, se for o caso, não use.
Hoje, você descobriu como fazer as unhas em casa pode ser uma opção prática e econômica. Além de você poder fazer no seu próprio horário, fazê-las em sua residência permite que você tenha mais controle sobre os produtos e ferramentas utilizados.
Está precisando reabastecer o seu kit de manicure? Então, conheça os produtos da IAP! Cosmético!