como evitar o envelhecimento da pele como evitar o envelhecimento da pele

Veja aqui as melhores dicas de como evitar o envelhecimento precoce facial

7 minutos para ler

A preocupação em manter a saúde da pele ganha a atenção de homens e mulheres. Muitas vezes, essas pessoas não sabem exatamente o que ajuda ou afeta o bem-estar delas. Por isso, é necessário entender como evitar o envelhecimento da pele e os fatores que levam a essa causa de forma precoce.

A falta de conhecimento sobre os cuidados com a pele pode ser uma das responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso, entender quais são os produtos essenciais para o tratamento da pele é uma opção muito vantajosa, se aliada a hábitos diários, como alimentação saudável, uso de protetor solar, entre outros que destacaremos nesta matéria.

Conheça agora as melhores dicas para evitar o envelhecimento facial precoce!

Por que cuidar da pele do rosto diariamente?

A pele sofre um processo natural de envelhecimento conforme os anos passam, podendo ser divido em três fases:

  • A primeira fase é marcada entre os 25 e 35 anos, com as primeiras linhas de expressão e perda moderada de brilho da pele;
  • Dos 35 aos 45 anos, na segunda fase, transparece as primeiras rugas e a diminuição da firmeza da pele;
  • A terceira fase, a partir dos 45 anos, dá início as marcas mais densas e acontece a perda de contorno facial.

No entanto, alguns fatores aceleram esse processo e causam problemas como rugas, linhas de expressão, manchas escuras, excesso de flacidez e olheiras. As possíveis causam podem ter relação com:

  • Dormir com maquiagem;
  • Poluição;
  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Má alimentação;
  • Desidratação;
  • Alcoolismo;
  • Sedentarismo;
  • Predisposição genética;
  • Exposição solar em excesso, sem uso de proteção.

Na maioria dos casos, esses problemas são causados pelo aumento dos radicais livres em circulação no organismo. Isso, consequentemente, causa problemas para a saúde e para a pele. Portanto, os cuidados em todas as fases fazem muita diferença no futuro.

Afinal, como evitar o envelhecimento da pele do rosto?

Agora que você já sabe as causas e os efeitos da falta de cuidados com a saúde e o tecido do corpo, entenderá como evitar o envelhecimento da pele precoce. Para alcançar resultados satisfatórios, é preciso inserir estas dicas no dia a dia até que se torne rotina.

Pode parecer difícil no início, mas, com o tempo e a prática, além da possibilidade de ter uma pele mais viçosa, firme, sem manchas e homogênea, a saúde e o bem-estar estarão garantidos.

Use protetor solar

A maioria dos problemas de envelhecimento precoce tem relação com a exposição à radiação solar. Quanto maior a exposição, maiores são os problemas causados na pele. Por isso, proteja-se diariamente, principalmente o rosto, usando protetores solares a partir do Fator 30. Se a pele for mais sensível, o fator de proteção deve ser maior.

Lembre-se de que a proteção solar não é só na praia e em piscinas. No dia a dia, deve-se ter atenção aos efeitos causados pelo Sol na pele, por isso, use o protetor solar diariamente 15 minutos antes de sair de casa e renove a aplicação a cada duas horas. Essa prática tem resultados positivos em longo prazo, além de evitar doenças como o câncer de pele.

Limpe e hidrate a pele

Manter a limpeza da pele é essencial em qualquer idade. Por meio do detox da pele, você evita proliferação e elimina fungos e bactérias causadores de doenças nos tecidos. Use sabonetes e/ou tônicos faciais indicados para a sua pele. Além disso, a hidratação diária ajuda não só com o retardo do envelhecimento, mas com o controle de oleosidade ou ressecamento.

No rosto, use um sabonete específico e limpe ao menos duas vezes ao dia com água fria, de manhã e à noite. Lembre-se de que dormir com maquiagem pode causar o envelhecimento precoce. Por isso, a limpeza deve fazer parte da rotina antes do sono. Já a hidratação precisa ser feita, de preferência, após o banho. Caso a pele seja muito seca, aplique também durante a manhã, antes do protetor solar. A argila para pele é ideal nos casos de muita oleosidade.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Não adianta passar diversos produtos naturais na pele se a sua dieta não for balanceada, pois a má alimentação contribui para o envelhecimento precoce. Sendo assim, opte por alimentos ricos em nutrientes antioxidantes, minerais e vitaminas. Sempre coma refeições coloridas e diversificadas.

Além disso, a hidratação é um elemento essencial para o corpo e uma pele saudável. Lembre-se de carregar uma garrafa de água consigo para a ingestão durante o dia. Adicione aromatizantes naturais como hortelã, gengibre e/ou frutas e, caso necessário, crie alerta no celular que incentive o consumo.

Pratique hábitos saudáveis

Além da alimentação balanceada e a hidratação, tenha hábitos saudáveis e pratique exercícios diariamente, pois ajudará no funcionamento do organismo e no bem-estar diário. Ter uma noite de sono tranquila e evitar o estresse também contribui para a saúde do corpo e da pele. Além disso, evite vícios, como o tabagismo e o álcool, pois eles causam o aumento de produção de radicais livres.

Evite banhos quentes

A água quente é prejudicial à pele porque remove a barreira de proteção do tecido. Isso pode causar ressecamento e coceira, abrindo espaço para proliferação de bactérias e fungos. O ideal é que a água esteja próxima à temperatura do corpo. Caso os banhos sejam um pouco mais quentes, a dica é que a duração fique entre 5 e 10 minutos, a fim de ajudar na proteção da pele.

Faça bom uso do colágeno

O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio corpo. Ele contribui para a elasticidade e firmeza da pele, além de proporcionar benefícios aos cabelos, às unhas e à saúde do corpo. Você pode encontrá-lo em alimentos como ovos, carnes brancas e vermelhas, peixes, alguns tipos de queijo, frutas vermelhas e cítricas, aveia, soja, entre outros.

Use produtos com efeito lifting

Os dermocosméticos com efeito lifting dão mais firmeza e vitalidade à pele. Esse é um grande auxiliar para evitar o envelhecimento precoce, pois promove o rejuvenescimento facial e a luminosidade, diminui as marcas de expressão e ajuda na restauração dos volumes do rosto.

Para isso, opte por séruns, cremes ou máscaras faciais que tenham o efeito lifting. Outro ativo que pode estar presente nesses produtos, é o ácido hialurônico. O tempo indicado para deixar o produto no rosto varia, indo de 20 até 40 minutos para fazer efeito na pele.

Essas dicas sobre como evitar o envelhecimento da pele são fundamentais para evitar doenças causadas pela falta de cuidados com ela. No entanto, sempre consulte um médico especialista antes de iniciar algum tratamento. Isso evita que sua pele seja mais danificada e contribui para a saúde e o bem-estar do corpo.

Agora que você sabe como evitar o envelhecimento da pele, descubra mais dicas para ter uma pele jovem e bonita!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário