Como acabar com o frizz do cabelo: 6 dicas para eliminar os fios arrepiados Como acabar com o frizz do cabelo: 6 dicas para eliminar os fios arrepiados

Como acabar com o frizz do cabelo: 6 dicas para eliminar os fios arrepiados

6 minutos para ler

Saber como acabar com o frizz do cabelo é uma das questões mais antigas e comuns entre as pessoas que sofrem com esse problema. Umas mais outras menos, o fato é que os fios arrepiados podem aparecer em qualquer tipo de cabelo, desde os lisos até os cacheados. E isso tem diversas causas.

A falta de hidratação, assim como a umidade e o uso constante de chapinha e secador são só alguns dos aspectos que podem levar a esse problema. Além de deixar os fios arrepiados, muitas vezes, o cabelo fica com aparência de maltratado. Mas como eliminar esse incômodo de vez?

A seguir, confira como evitar o frizz e ficar com o cabelo bem hidratado, macio e brilhante, com todos os fios em seus devidos lugares!

1. Lave o cabelo com shampoo e condicionador hidratantes

Se você tem muito frizz no cabelo, é bem provável que ele esteja ressecado. Nesses casos, é bom avaliar o tipo de shampoo (e de condicionador) que você está usando para a limpeza dos fios.

Tome cuidado com as fórmulas “detox” e ultralimpantes. Embora elas possam te ajudar muito nas fases em que o seu cabelo fica um pouco mais oleoso nas raízes, esse tipo de produto pode ressecar muito o cabelo e causar frizz.

Então, reduza o uso para uma vez a cada 15 dias. Nas demais lavagens prefira sempre os mais hidratantes. Mas mesmo o uso de produtos que hidratam requer um cuidado, pois do contrário pode deixar o cabelo pesado.

Para evitar que isso aconteça, aplique sempre pouca quantidade na palma da mão (ou tampinha de shampoo) e dissolva bem o produto na água antes de aplicar no couro cabeludo. Além de economizar em produtos, você notará que o produto se espalha melhor.

2. Hidrate os fios com máscaras hidratantes

É sempre importante lembrar que o problema do cabelo com frizz é falta de água. Isso porque quando as escamas dos fios ficam abertas eles perdem água e nutrientes. Por esse motivo é tão importante fazer hidratação para diminuir o frizz do cabelo. Você pode fazê-la semanalmente.

Outro aspecto que piora o problema são as descolorações. Elas depositam uma carga negativa nos fios, que acabam deixando-os arrepiados. A hidratação ajuda a repor os nutrientes perdidos, deixando os fios saudáveis novamente.

Dica de ouro: a Máscara de Hidratação Sebastian Professional Hydre é um tratamento para cabelos secos a normais. Além de hidratar profundamente, melhora a umidade natural dos fios. Também cria uma película hidratante nas cutículas capilares, reduzindo e prevenindo a formação de frizz. Proporciona, ainda, brilho e maciez.

3. Aposte em óleos nutritivos para os fios

Quem tem problemas com o frizz sabe que o óleo capilar pode ser o seu melhor amigo. Ele cria uma película ao redor dos fios para evitar a perda de água e ajudar a manter os fios hidratados. Além disso, também pode ser usado para manter os fios arrepiados no lugar. Basta espalhar uma gotinha do produto nas mãos, friccioná-las e passar nas mechas mais rebeldes.

Dica de ouro: o Óleo Mágico Dabelle Blend De Óleos é ideal para a finalização e proteção dos cabelos sem vida e com porosidade. Tem uma poderosa ação anti-frizz, que suaviza o efeito do ressecamento, reparando pontas duplas e condicionando os fios. Além disso, oferece proteção térmica e UV e proporciona cabelos alinhados, luminosos e macios.

4. Adote cuidados na hora de secar

O modo como secamos e penteamos os cabelos pode contribuir para a quebra dos fios, aumentando o frizz. Dessa forma, opte por toalhas de algodão ou microfibra, pois são menos agressivas do que as felpudas para a secagem do cabelo.

Penteie os fios sempre no sentido de baixo para cima. Assim você evita arrebentar os nós que se formam. Outro hábito que pode contribuir para o ressecamento do cabelo é o uso diário do secador. Você já deve ter ouvido falar que as ferramentas de calor fazem com que os fios percam água, especialmente quando usadas em altas temperaturas.

Mesmo não usando secador ou chapinha todos os dias, antes de secar os cabelos, aplique sempre um protetor térmico para evitar os danos. Dessa forma, você vai evitar que as escamas da cutícula se abram e o frizz apareça.

Esses protetores térmicos são essenciais porque envolvem os fios com uma película invisível, impedindo a agressão do calor no cabelo. Além disso, usar jato frio para finalizar a secagem, ajuda a fechar as cutículas

Dica de ouro: o Leave-In Jacques Janine No More Frizz garante excelente proteção térmica, hidratação e nutrição profunda dos fios por até 24 horas. Dessa forma, consegue reduzir o frizz e promover disciplina e maciez.

Elaborado com uma fórmula que contém Symoleo Vita7 e Ama-Oil, blinda as cutículas contra a umidade prolongadamente. O efeito? Cabelos nutridos, livres de frizz, sedosos e com brilho encantador.

5. Mantenha as pontas hidratadas

As pontas são aspectos importantes do cabelo, especialmente quando ele está ressecado. São elas que demonstram os primeiros sinais de que os fios estão ressacados.

Para evitar que elas fiquem totalmente arrepiadas e secas, utilize um leave-in de tratamento, a fim de mantê-las saudáveis. Esse tipo de produto nutre, hidrata e impede que as agressões diárias prejudiquem o seu cabelo.

Aplique-o em todo o comprimento do cabelo ainda úmido. Se tiver fios cacheados ou crespos, você pode potencializar o resultado utilizando a técnica de fitagem. Para isso, massageie mecha a mecha para obter cachos definidos e hidratados.

Dica de ouro: o Creme De Pentear Salon Line Todecacho Babosa contém a tecnologia PROFIX . Essa composição proporciona definição máxima, controlando o frizz e garantindo maciez.

Também garante 72h de fixação, formatação e duração dos cachos. Sua fórmula ainda conta com Babosa e Alecrim que garantem hidratação máxima, ação fortalecedora, bem como crescimento saudável dos fios.

6. Prefira pente de madeira

Os pentes de plástico produzem energia estática. Já o pente de madeira não consegue conduzir eletricidade, mantendo os fios disciplinados. Se você tiver cabelos cacheados, deve optar por pentes com dentes largos, para não desmanchar os cachos.

Também é importante usá-lo apenas nos fios ainda molhados. Mas se você tiver fios finos, as escovas com cerdas naturais são ideais para colocá-los.

Agora que você já sabe como acabar com o frizz no cabelo, não esqueça de considerar que é fundamental usar produtos de qualidade, como os que a IAP! Cosméticos oferece. Assim, você consegue garantir uma boa hidratação, mantendo os fios no lugar, com brilho e maciez.

Gostou dessas dicas e quer saber como tratar bem dos cabelos e mantê-los lindos e brilhantes? Acesse mais um artigo em nosso blog e veja como cuidar dos cabelos coloridos corretamente!

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário