causas de queda de cabelo causas de queda de cabelo

Dicas para evitar queda capilar e suas principais causas

6 minutos para ler

É normal perdermos uma certa quantidade de cabelo diariamente. Quando os fios caem em maior quantidade, no entanto, surge a preocupação para identificar as causas da queda de cabelo. Afinal, esse problema afeta a autoestima e pode ser o indicativo de que algo não vai bem com seu organismo.

Nesta matéria, apresentaremos as principais razões que fazem os fios caírem, os tratamentos disponíveis e os cuidados para prevenir mais perdas. Vamos lá?

As principais causas de queda de cabelo

Dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC) mostram que, no mundo inteiro, as mulheres constituem 14,2% por cento de todos os pacientes de restauração capilar.

As causas que levam à perda de cabelo são diversas. Veja os fatores mais comuns.

Mudanças climáticas

No outono e inverno, é comum que haja uma queda maior dos fios. Isso acontece porque, com as temperaturas mais baixas, a raiz capilar é menos irrigada por sangue e nutrientes. Além disso, lavar os cabelos em altas temperaturas e o uso de secadores também podem acentuar a perda de cabelo nos períodos mais frios do ano.

Estresse crônico

O ciclo capilar é dividido em três fases:

  • crescimento: que pode durar de 3 a 6 anos;
  • estabilidade: quando os fios deixam de crescer. Essa etapa pode durar até 2 anos;
  • maturidade: quando o fio envelheceu e está pronto para cair, cedendo espaço para os novos fios.

Quando você não consegue se desligar da tensão física e mental cotidiana, seu corpo sofre uma alteração dos hormônios que alteram o ciclo capilar. O cabelo para de crescer e sofre um envelhecimento precoce; por isso, o estresse é uma das principais causas da queda de cabelo.

Hereditariedade

Se você tem um histórico familiar de calvície, pode ter esse tipo de queda de cabelo, chamado de alopecia androgenética. Atinge tanto homens quanto mulheres e pode começar já na puberdade ou após a menopausa. Enquanto os homens perdem cabelo na região das têmporas e no alto da cabeça, as mulheres percebem o cabelo mais fino e a diminuição do volume em toda a cabeça.

Alopecia areata

Trata-se de uma doença autoimune que ataca os folículos capilares que mantêm o cabelo preso à raiz e pode levar à perda de pelo em todo o corpo. No couro cabeludo, esse problema pode abrir clareiras na cabeça, como se tivessem sido arrancados muitos fios de uma vez.

Alterações hormonais

A irregularidade na produção de hormônios impede a chegada de nutrientes nos fios, provocando a perda de cabelo. Disfunções da tireoide, como o hipertireoidismo, pode acelerar a reposição do couro cabeludo, deixando a queda mais evidente. Algumas mulheres também podem sofrer com a queda excessiva de cabelo logo após o parto, quando o corpo sofre uma readequação dos hormônios.

Tabagismo

As substâncias tóxicas presentes no cigarro que afetam outras partes do corpo também interferem na saúde do cabelo. O trago e a fumaça degeneram os vasos sanguíneos que abastecem o couro cabeludo, acentuando a queda dos fios.

Má alimentação

Tanto as dietas restritivas quanto o consumo excessivo de produtos ultraprocessados podem acelerar a perda de cabelo. Esses hábitos alimentares não fornecem ao organismo minerais como ferro, zinco, cobre e outras proteínas que garantem a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Além dos fatores descritos acima, anemia, síndrome metabólica, procedimentos químicos realizados incorretamente, problemas intestinais, alguns medicamentos, ovário policístico e até micose também aceleram a perda do cabelo.

O que fazer para evitar a perda dos fios

O tratamento para a queda de cabelo varia de acordo com a origem do problema. Se for hormonal, procure um endocrinologista. Caso a queda tenha origem genética, consulte o dermatologista. Nos demais casos, é possível prevenir a perda do cabelo, adotando os seguintes hábitos.

Reduza o estresse

Tente incluir em sua rotina atividades que ajudem a aliviar a tensão do dia a dia, como a meditação. Também é importante aliviar o estresse físico. Com 30 minutos diários de caminhada ou outro exercício de sua preferência, você consegue colocar seu corpo em movimento e equilibrar a saúde. Além disso, inclua momentos de lazer para relaxar, ouvindo suas músicas preferidas, dançando ou assistindo a um filme com a família.

Massageie o couro cabeludo

A umectação capilar é uma técnica eficaz para evitar a perda de cabelo. A massagem realizada no couro cabeludo para distribuir os óleos melhora a circulação da região, aumentando a quantidade de nutrientes e oxigênio que chegam até a raiz, diminuindo a queda. Antes da limpeza, aplique o óleo, massageie a região e aguarde uma hora até lavar o cabelo. Essa umectação pode ser feita com óleos como aloe vera, coco, lavanda, alecrim e jojoba.

Alimente-se bem

A alimentação saudável protege seus fios de dentro para fora e garante que o ciclo capilar passe por todas as fases sem alterações. Para evitar a queda, invista em alimentos amigos do cabelo, como morango, laranja, castanha-do-pará, sementes de abóbora, mariscos, iogurte natural, agrião, soja, sardinha, espinafre, aveia, cenoura e feijão.

Seja gentil com seu cabelo

Mantenha os cabelos limpos, lavando em dias alternados com água fria ou morna. Quando for penteá-los, evite puxar os fios e utilize uma escova ou pente adequado para seu tipo de cabelo. Não prenda os fios ainda molhados e alterne dias de cabelos presos ou com tranças com dias de cabelo solto, para evitar a tração dos fios. Sempre que realizar um tratamento químico, como pintar os cabelos ou alisar, utilize produtos para hidratar, nutrir e proteger os fios.

Invista nos produtos certos

O uso de produtos com ação antiqueda é um excelente aliado para evitar a perda excessiva dos fios. Existem no mercado loções, shampoos, condicionadores, ampolas, tônicos e cremes de tratamento que oferecem as propriedades nutricionais que garantem a saúde dos fios, impedindo a queda capilar.

Onde encontrar bons produtos de antiqueda para cabelo?

Na IAP! Cosméticos você encontra os óleos, escovas, pentes e as melhores linhas de tratamento antiqueda. Somos uma rede referência nos cuidados com a saúde e bem-estar com variados produtos de qualidade para os cabelos, higiene pessoal, dentre outros.

Agora que você conhece as causas de queda de cabelo, siga os hábitos saudáveis recomendados e encontre os produtos certos para o seu tratamento capilar na IAP! Cosméticos.

Visite nosso site, confira nossas novidades e descubra como encontrar a loja mais próxima de você.

Compartilhe !

Posts relacionados

Deixe um comentário